EB-Angeolologia
Angeolologia
Razoável
é que haja uma escala ascendente da vida, desde o homem subindo para Deus,
tanto como há uma escala descendente da vida, do homem para baixo. Uma
contemplação da vastidão e da maravilha deste universo pode bem levantar a
pergunta: É o homem a única criatura que "tem uma mente apreciar e
contemplar este favor de Deus" e para louvá-Lo por isso? Sem a Bíblia
seriamos deixados em cega conjetura, mais, nela, temos clara revelação de uma
ordem de seres acima do homem, de ordens e graus existentes e ascendentes,
chamados anjos.
I. A NATUREZA DOS ANJOS
1.
SÃO SERES CRIADOS.
No
Salmo 148:1-5 os anjos estão entre as entidades exortadas a louvarem o Senhor
na base que "Ele mandou e eles foram criados". Que os anjos foram
seres criados está bem provado em Colossenses 01:16, que diz: "Porque nEle foram criados todas as coisas, nos céus e sobre a
terra, visíveis e invisíveis, quer sejam tronos ou domínios ou principalidades
ou potestades".
2.
ELES SÃO ESPIRITOS PUROS.
Não
queremos dizer aqui que todos os anjos são sem pecado; porque, como veremos
mais tarde, alguns são maus. O que queremos dizer é que a natureza dos anjos é
espírito não misturado com materialidade. Os anjos não possuem corpos como
parte do seu ser, mesmo que ainda assumam corpos para a execução de certos
propósitos de Deus, como em Gênesis 19. Afirmamos que os anjos são espíritos
puros porque, em Hebreus 01:14, são chamados espíritos. O homem não é nunca
designado assim inqualificadamente. (Lucas 24:39)Cristo disse que "um espírito não tem carne e ossos"
3.
ELES CONSTITUEM UMA ORDEM DE CRIATURAS MAIS ELEVADAS QUE O HOMEM.
Do
homem se diz que ele foi feito "um pouco menor do que os anjos"
(Hebreus 2:7). Dos anjos se diz serem maiores do que o homem em poder (2ª Pedro
2:11). O seu poder superior está implicado também em Mateus 26:53; 28:2; 2
Tessalonicenses 1:7. Contudo, os anjos são servos ministrantes dos crentes
(Hebreus 1:14) e pelos crentes serão julgados (1 Coríntios 6:3). Este último
fato parecia indicar que o homem, ainda que agora inferior em natureza aos
anjos será depois, no seu estado glorificado, como um troféu da graça redentora
de Deus, exaltado com Cristo bem acima dos anjos (Efésios 1:20,21; Filipenses
2:6-9).
4.
ELES NÃO TÊM SEXO. Mateus 22:30 declara-se que os anjos não casam, o que os
prova sem sexo. "Filhos de Deus" em Gênesis 06:02 não são anjos, mas
descendentes de Sete: os verdadeiros adoradores de Deus, como diferençados dos
descendentes de Caim.
5.
ELES SÃO IMORTAIS.
Judas
06 declara que os anjos não podem morrer, o que significa que eles não podem
cessar de existir.
II. CLASSES DE ANJOS
Os
anjos consistem em anjos eleitos e anjos decaídos.
As seguintes passagens aludem a estas duas classes e as seguintes:
(1ª
Timóteo 5:21) "Conjuro-te diante de Deus e do
Senhor Jesus Cristo e dos anjos eleitos que, sem prejuízo algum guardes estas
coisas, nada fazendo por parcialidade"
(2ª
Pedro 2:4)"Deus não poupou os
anjos quando eles pecaram, mas os lançou no inferno, entregou-os às cadeias da
escuridão, ficando reservados para o juízo".
(Judas
06) "Mas aos anjos que não guardaram
sua principalidade, mas deixaram sua própria habitação, reservou debaixo da
escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia"
Os
anjos eleitos são aqueles a quem Deus escolheu para conservar em santidade. Os
outros permitiu que caíssem, e para eles não se proveu nenhuma redenção ou
possibilidade de escapula.
III. ORGANIZAÇÃO, ORDENS E GRAUS ENTRE OS
ANJOS
Em
Judas 09 temos Miguel mencionado como um arcanjo. Veja Também 1ª
Tessalonicenses 04:16. "Arcanjo" significa o chefe dos anjos. Gabriel
também parece ocupar um lugar relativamente alto entre os anjos. Veja Daniel 08:16;
09:16,21; Lucas 01:19.
A
menção de tronos, domínios, principalidades e potestades entre as coisas
invisíveis, em Colossenses 01:16, implica graus e organização entre os anjos. E
em Efésios 01:21 e 03:10 temos a menção de regime, autoridade, potestade e
domínio nos lugares celestiais. Das ordens nomeadas em Colossenses 01:16, E. C.
Dargan, no seu comentário, representa "tronos" como "sendo o
mais elevado, próximo a Deus e assim chamados, tanto por estarem perto de Deus
e sustentarem o trono de Deus como por sentarem eles mesmos sobre tronos
aproximando-se mais perto de Deus em glória e dignidade; depois
"domínios", ou senhorios,
aqueles que exercem poder ou senhorio sobre os inferiores ou homens; depois
"principalidades", ou "principados", os de dignidade
principesca; finalmente, "potestades", ou autoridades, aqueles que
exercem poder ou autoridade sobre a ordem angélica mais baixa, logo acima do
homem".
Consideramos
mais satisfatório observar os "querubins" de Gênesis, Êxodo e
Ezequiel, com os quais identificaríamos também os "serafins" de
Isaias e as criaturas viventes do Apocalipse, não como seres atuais senão como
aparências simbólicas, ilustrando verdades da atividade e do governo divino. As
criaturas viventes do Apocalipse parece simbolizarem o louvor da criação
inferior de Deus por causa deles serem "livrados do cativeiro da corrupção
para a liberdade da glória dos filhos de Deus" (Romanos 08:21). Os vinte e
quatro anciãos associados às criaturas viventes parecem representar a
humanidade redimida. E bom é notar que as criaturas viventes não se incluem
entre aqueles redimidos para Deus. Essas, como representativas da criação
inferior dando louvor a Deus, cumprem os Salmos 145:10, que diz: "Todas as Tuas obras Te louvarão, ó Senhor".
IV. OS ANJOS NÃO SÃO PARA SEREM LOUVADOS
"E
quando ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrava estas coisas,
para o adorar: e ele disse-me: "Olha não faças tal, porque eu sou conservo
teu e de teus irmãos os profetas e dos que guardam as palavras deste livro.
Adora a Deus" (Apocalipse 22:08-09).
Isto
está também condenado em Colossenses 02:18.
V. O EMPREGO DOS ANJOS
1.
DE ANJOS SANTOS.
(1) Eles louvam ao Senhor e cumprem os Seus
mandamentos.
Salmos 103:20; 148:02.
Salmos 103:20; 148:02.
(2) Eles regozijam-se com a salvação dos homens.
Lucas 15:07,10
Lucas 15:07,10
(3) Eles ministram aos herdeiros da salvação.
Hebreus 01:14; 1ª Reis 19:05-08; Daniel 06:22; Salmos 34:07; 91:11,12; Atos 12:08-11.
Hebreus 01:14; 1ª Reis 19:05-08; Daniel 06:22; Salmos 34:07; 91:11,12; Atos 12:08-11.
(4) Eles são mensageiros de Deus aos homens.
Gênesis 19:01-13; Números 23:25; Mateus 01:20; 02:13,19,20; Lucas 01:11-13-19; Atos 08:26; 10:03-06; 27:23,24.
Gênesis 19:01-13; Números 23:25; Mateus 01:20; 02:13,19,20; Lucas 01:11-13-19; Atos 08:26; 10:03-06; 27:23,24.
(5) Eles executam o propósito de Deus.
2ª Samuel 24:16; 2ª Reis 19:25; 2ª Crônicas 32:21; Salmos 35:05-06; Mateus 13:41,42; 13:49,50; 24:31; Atos 12:23; Apocalipse 07:01-02; 09:15; 15:01.
2ª Samuel 24:16; 2ª Reis 19:25; 2ª Crônicas 32:21; Salmos 35:05-06; Mateus 13:41,42; 13:49,50; 24:31; Atos 12:23; Apocalipse 07:01-02; 09:15; 15:01.
(6) Eles deram a Lei.
Atos 07:53; Gálatas 03:19; Hebreus 02:02.
Atos 07:53; Gálatas 03:19; Hebreus 02:02.
(7) Eles ministraram a Cristo.
Mateus 04:11; Lucas 22:43.
Mateus 04:11; Lucas 22:43.
(8) Eles acompanharão Cristo na Sua segunda vinda.
Mateus 25:31,32; 2ª Tessalonicenses 01:07-08.
Mateus 25:31,32; 2ª Tessalonicenses 01:07-08.
(9) Eles estão presentes nos cultos da igreja.
1ª Coríntios 11:10.
1ª Coríntios 11:10.
(10) Eles têm grande interesse na verdade divina e
aprendem por meio da igreja.
1ª Pedro 01:12; Efésios 03:10.
1ª Pedro 01:12; Efésios 03:10.
Não
há nada supra para mostrar que há uma intervenção constante de anjos entre Deus
e o homem. Eles não são em sentido algum constituídos regularmente mediadores
entre Deus e o homem. Sua intervenção é ocasional e excepcional; sua atividade
está sujeita à ordem e permissão de Deus.
Mas
é evidente que o crente comum não tem ligado importância suficiente ao
ministério dos anjos. Todavia, doutro lado, a noção de um anjo da guarda
especial para cada individuo não encontra fundamente na Escritura. Diz J. P.
Boyce:
"Guiados
por fábulas rabínicas e guiados pelas ideias peculiares da filosofia oriental,
alguns têm concebido que sobre cada pessoa nesta vida um anjo vigia para
guardá-la e protegê-la do mal. Esta teoria de anjo da guarda tem sido
sustentada de várias formas. Uns confinaram sua presença aos bons; outros a
estenderam também aos ímpios; alguns supuseram dois em vez de um anjo, - um bom
e outro mau. Do mesmo modo a teoria tem sido sustentada de anjos da guarda
sobre nações; uns limitando-a a boas nações, outros estendendo-a a todas. Que
tais ideias existiam entre os judeus e que prevaleceram também entre os
cristãos primitivos, pode admitir-se; mas autoridade escriturística para elas
falta" (Abstract of Systematic Theology, pág. 179).
Há,
realmente, apenas duas passagens que sugerem mesmo esta doutrina de um anjo da
guarda para cada individuo, que são Mateus 18:10 e Atos 12:15. Sobre Mateus
18:10 diz John A. Broadus: "Não há garantia suficiente aqui para a noção
popular de "anjos da guarda", um anjo especialmente designado para
cada individuo; diz-se simplesmente, de crentes como uma classe, que há anjos
que são seus anjos,
mas nada há aqui ou noutro lugar que mostre ter um anjo o cargo especial de um
crente". (Commentary on Mathew).
Em
Atos 12:15 diz H. B. Hackett: "Foi crença comum entre os judeus, diz
Lightfoot, que cada individuo tem um anjo da guarda e que este anjo pode
assumir uma aparência visível semelhante à da pessoa cujo destino lhe é
cometido. Esta idéia aparece aqui, não como uma doutrina das Escrituras senão
como uma opinião popular que não é afirmada nem negada" (Comentary on
Acts). Sobre esta passagem Broadus também diz: "Os discípulos que estavam
orando por Pedro durante sua prisão, quando a menina insistiu em que Pedro
estava à porta, saltaram logo a conclusão que Pedro fora executado e o que se
dizia ser ele era "seu anjo" (Atos 12:15), segundo a noção que o anjo
da guarda de um homem estava apto a aparecer com a sua forma e sua voz aos amigos
logo após sua morte; mas as ideias desses discípulos estavam errôneas em muitos
pontos e não são autoridade para nós a menos que inspirada".
Encerramos
o assunto com mais este comento de Broadus: "Não pode ser positivamente
assegurado que a ideia de anjos da guarda seja um erro, mas não há passagem que
prove ser verdadeira e as passagens que podiam meramente ser entendidas dessa maneira não bastam como
base de uma doutrina".
2. DOS ANJOS MAUS.
A
obra dos anjos maus será considerada mais extensivamente no próximo capítulo, o
qual trata de Satanás, seu regente e guia. Basta dizer aqui que os espíritos ou
anjos maus combatem contra Deus e Seus santos. Vê-se isto em Efésios 06:12 e na
possessão demoníaca nos primeiros tempos do Novo Testamento.
Quanto
à possessão demoníaca, precisa de ser dito que o que se registra é claríssimo e
decisivo para admitir-se uma simples acomodação da parte de Cristo e dos
apóstolos às noções populares, mas errôneas dos judeus. É muito provável,
contudo, que a possessão demoníaca foi mais comum no tempo do ministério
terreno de Cristo do que agora. Isso podemos ver segundo o arquivo, que era
mais prevalecente no princípio do que nos últimos tempos do Novo Testamento,
ainda que não fosse inteiramente ausente nos últimos tempos do Novo Testamento
(Atos 16:16-18); e provavelmente não é ausente hoje. Alguns médicos hoje crêem
que algumas experiências e ações dos loucos são mais bem explicadas pela
suposição de a mente do paciente estar sob o controle de um poder estranho. J.
P. Boyce dá uma boa razão da maior prevalência de possessão demoníaca nos
tempos do ministério terreno de Cristo: "A grande batalha estava para se
ferir entre Cristo e Satanás e liberdade incomum foi sem dúvida concedida ao
Diabo e seus ajudantes".
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz.
Do seu Amigo e Irmão: Samuel.
Comentários
Postar um comentário