EB _ A Comunhão dos Santos
A Comunhão dos Santos
Leitura: (Atos 0 2:41-47) “De sorte que foram batizados os que receberam a sua
palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas; e perseveravam na
doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma
havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os
que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e
bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. E,
perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam
com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo
o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos”.
Comunhão: participação em comum em idéias, crenças, etc.
A comunhão consiste em um acordo em que diversas pessoas unem-se e
chegam a participarem juntas de uma determinada coisa (2ª Corintios 06:14) “Não vos prendais a
um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a
injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?” e (1ª João 01:03)
“sim, o
que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão
conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo”.
Uma união de propósitos e interesses.
A grande importância da Igreja reside precisamente nisso: ela atrai pessoas para a atmosfera reconfortante de uma comunhão, pela qual anela o espírito humano.
(A.W. Tozer).
Comunhão é “um compartilhamento íntimo e amoroso de certas bênçãos espirituais por pessoas que estão na mesma condição diante da benção que compartilham” Por comunhão dos santos entende-se a união que existe entre todos os santos, desde o Pentecostes até o arrebatamento. “A igreja é a comunidade de todos os cristãos de todos os tempos”. Por “santos”, aqui, entende-se os membros da Igreja, e não os santos canonizados. Não há comunicação com os santos do céu, mas certamente há comunhão (Hebreus 12:22-24) “Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos; à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel”; (João 17:20-21) “E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste”.
Essa é a Igreja Cristã invisível. É considerada invisível porque ninguém
pode ver a fé do outro. Ela é invisível para os homens, mas não para Deus, pois
"o Senhor conhece os seus" (2ª Timóteo 02:19) “que se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição é
já passada, e assim pervertem a fé a alguns”.
A comunhão perfeita entre céu e
terra somente ocorrerá na “plenitude dos tempos” (Efésios 01:10-23) “para a dispensação da plenitude dos tempos, de fazer
convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que
estão na terra, nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido
predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o
conselho da sua vontade, com o fim de sermos para o louvor da sua glória, nós,
os que antes havíamos esperado em Cristo;
no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da
vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo
da promessa, o qual é o penhor da nossa
herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória. Por isso também eu, tendo ouvido falar da fé
que entre vós há no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, não
cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo,
o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno
conhecimento dele; sendo iluminados os
olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação,
e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do seu poder para
conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que operou em
Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita
nos céus, muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e
de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus
pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, que é o seu corpo, o complemento daquele que
cumpre tudo em todas as coisas”.
A palavra grega koinonia (comunhão) significa compartilhar ou participar mutuamente de algum evento comum ou acordo. No Antigo Testamento a idéia de comunhão diz respeito ao relacionamento do homem com o seu próximo (Salmos 133:01) “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!” e não do homem com Deus. Mesmo o fato de Abraão ser chamado “amigo de Deus” (Tiago 02:23) “e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus”. e Moisés ter falado com Deus face a face (Deuteronômio 34:10) “E nunca mais se levantou em Israel profeta como Moisés, a quem o Senhor conhecesse face a face”, não significa que hajam eles provado a mesma comunhão com Deus, como os crentes da nova aliança (João 15:14) “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”.
A comunhão no Novo Testamento envolve tanto o relacionamento entre os
irmãos como também com o Pai, com o Filho (1ª João 01:03) “sim, o que vimos e
ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a
nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo”. E com o Espírito Santo (2ª Coríntios 13:13) “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a
comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós”.
A comunhão começa com a Trindade, e amplia-se para os filhos de Deus (João
17:3,6,10,11, 14) “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único
Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. Manifestei o teu
nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus, e tu mos deste; e guardaram a
tua palavra. todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e
neles sou glorificado. Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e
eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que
eles sejam um, assim como nós. Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou,
porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo”. O termo grego koinonía envolve também as idéias de
companheirismo e contribuição, pois essa é uma maneira de compartilharmos com
outras pessoas de nossas posses materiais.
No grego, a idéia é expressa por um verbo e um substantivo, a saber:
No grego, a idéia é expressa por um verbo e um substantivo, a saber:
1. Omiléo, (comungar com). Esse verbo aparece 3 vezes: (Lucas 24:14-15) “e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido. Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e ia com eles”; (Atos 20:11) “Então subiu, e tendo partido o pão e comido, ainda lhes falou largamente até o romper do dia; e assim partiu” e ( Atos 24.26) “Esperava ao mesmo tempo que Paulo lhe desse dinheiro, pelo que o mandava chamar mais frequentemente e conversava com ele”.
2. Koinonía, (comunhão). Esse substantivo ocorre por 18 vezes: (Atos 02:42); (Romanos 15:26); (1ª Coríntios 01:09); (1ª Coríntios 10:16); (2ª Coríntios 06:14); (2ª Coríntios 8:04); (2ª Coríntios 09:13); (2ª Coríntios 13:13); (Gálatas 02:09); (Filipenses 01:05); (Filipenses 02:01); (Filipenses 03:10); (Filemon 06); (Hebreus 13:16); (1ª João 1:3,6,7).
Somos participantes da mesma natureza: os redimidos e santificados. Partilhamos da mesma vida (a vida eterna que Cristo nos dá) e da mesma verdade (o testemunho do evangelho de Cristo).
As metáforas utilizadas para representar a igreja falam de comunhão:
Somos uma família. Somos irmãos, da família de Deus (Efésios 02:19; 03:15). Deus é representado como um Pai de família e nós, seus filhos e servos (Mateus 12:49-50; 13:27; 20:01); (2ª Coríntios 06:18); 1ª João 03:14-18). Devemos tratar uns aos outros como uma família (1ª Timóteo 05:1-2).
Somos um corpo, o Corpo de Cristo (Romanos 12:4-5); (1ª Coríntios 12:12-27); (Efésios 04:15-16). Um membro do corpo de preocupar-se com o outro: orar, apreciar, preferir (Filipenses 02:1-4). Um corpo tem interação, os órgãos se comunicam entre si. Cada parte é útil para o corpo como um todo e há interdependência delas (Efésios 04:16); (Colossenses 02:19). A Igreja é um corpo, cuja cabeça é Jesus Cristo. Ora, um corpo não pode subsistir sem que haja união entre seus membros, bem como entre os membros e a cabeça. Antes de existir comunhão precisa existir união. Uma é pré-requisito para a outra. Aceitar a Cristo é também aceitar fazer parte de seu corpo.
Somos uma casa, edificada sobre a “pedra angular” que é Cristo (Hebreus 03:06); (1ª Pedro 02:4-8) e um edifício (1ª Coríntios 03:09).
Somos uma videira - Cristo é a vinha, e nós somos os ramos, pelo que devemos pensar em uma comunhão orgânica (João 15:05), uma oliveira (Romanos 11:17-24), uma lavoura (1ª Coríntios 3.6-9), e uma colheita (Mateus 13:01-30); (João 04:35).
Tipos de comunhão:
1. Celebração: Os crentes se reúnem para a adoração a Deus, desfrutando da presença de Cristo (Mateus 18:20).
2. Refeição: os momentos de refeição em comum provêm, tanto em casa como em sociedade, momentos de intensa comunhão (1ª Samuel 16:11); (2ª Samuel 09:13); (Lucas 13:29).
3. Contribuição. O vocábulo grego koinonía pode significar contribuição (Romanos 15:26) refere-se à contribuição das igrejas para os crentes pobres de Jerusalém. Um bom membro da comunidade cristã compartilhava de sua abundância material com aqueles que possuíam menos; e isso era um tipo de comunhão. A comunhão indica “partilhar” de alguma coisa (2ª Coríntios 8:23); (Romanos 11:07); (Filipenses 01:07); (1ª Pedro 05:01). Também indica participar com algo (2ª Coríntios 09:13); Filipenses 01:05); Romanos 15:26); (Atos 02:44); (Atos 04:32); (Gálatas 02:09); (1ª João 01:03).
4. A Ceia do Senhor. Para muitos cristãos, os termos “comunhão" e “Ceia do Senhor” são sinônimos. A Ceia é comunhão (1ª Coríntios 10:16). Comunhão com o Pai e com o Filho (1ª João 01:03)
Elementos que envolvem a comunhão:
1. Amor : A marca dos discípulos de Cristo é o amor uns pelos outros (João 13:35); (1ª João 01:07). Amor fraterno deve existir entre os crentes (Hebreus 13:01); (1ª Pedro 03:08). A palavra no grego usada para amor fraternal é Filadélfia. A igreja do amor fraternal foi dito: “Guarda o que tens” (Apocalipse 03:11).
2. União: Jesus declara que a unidade da igreja é um testemunho para os descrentes (João 17:20-23). Paulo conclama a igreja à união e não a divisão (1ª Corintios 01:10-13). Quem ama a Deus e não ama a seu irmão, é mentiroso (1ª João 04:20). Temos uma só fé, um só Espírito, um batismo, um Senhor (Efesios 04:05-06); (Filipenses 01:27). O caminho para a união é a humildade (Fp 02.02-05). É bom viverem (hebraico yachab: permanececer, habitar) unidos os irmãos (Salmos 133:01).
3. Paz: Deus deseja que o corpo de Cristo se esforce para que tenha paz (Romanos 12:18; 14:19); (2ª Corintios 13:11); (Colossenses 03:15); (Efesios 4:3); (1ª Tessalonicenses 05:12-13); (2ª Timóteo 02:22); (Hebreus 12:14; (1ª Pedro 03:11). Pelo Espírito Santo temos paz com Deus e com os irmãos (Romanos 08:06) ; Gálatas 05:22). O Senhor é Deus de paz (1ª Coríntios 14:33); (Hebreus 13:20).
4. Atitude: Devemos estender a mão da comunhão (Gálatas 02:09). O trabalho social é também uma forma de evangelizar. Aliás, é essa a linguagem que o mundo entende (1ª João 03:17).
5. Intercessão: a oração dos santos por outros é de suma importância para a perfeita comunhão (2ª Coríntios 01:11); (Efésios 06:18); Romanos 15:30). O Espírito Santo muitas vezes desperta alguém no corpo de Cristo para interceder por outro (Efésios 03:14).
6. Cuidado mútuo (Colossenses 03:16). A Bíblia manda fazer uns aos outros: servir humildemente (João 13:14); (Gálatas 05:13), amar (João 13:34), preferir (Romanos 12:10), receber (Romanos 15:7), cumprimentar afetuosamente (Romanos 16:16), suportar (Efésios 04:02), perdoar (Efésios 04:32), ensinar (Colossenses 03:16), consolar (1ª Tessalonicenses 04:18), edificar (1ª Tessalonicenses 05:11).
7. Uso dos Dons espirituais: São concedidos por Deus para promover a edificação (1ª Coríntios 14:26; Efésios 04:12) e a unidade da igreja (Efésios 04:13), (1ª Coríntios 12:25). Deus repartiu com os membros dons diferentes (1ª Coríntios 12:29-30), para que haja diversidade na realização da Sua obra (1ª Coríntios 12:4-6), atendendo a cada necessidade do Corpo de Cristo (Romanos 12:04-8); (1ª Coríntios 12:17-20). Esta diversidade dos dons também promove a interdependência entre os membros, para que ninguém se julgue superior ou autossuficiente (1ª Coríntios 12:21-22).
Fomos chamados à comunhão (1ª Corintios 01:09) “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor”.
Devemos “levar a carga uns dos outros” (Gálatas 06:02) “Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei
de Cristo”. A comunhão não é uma opção, mas a
única possibilidade que nos foi ordenada (Efésios 04:1-3) “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis
como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e
mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando
diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz”.
Exemplos bíblicos de comunhão: Jônatas (1ª Samuel 23:16) “Então se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi ter com Davi em Hores, e o confortou em Deus”; Davi (Salmos 119:63) “Companheiro sou de todos os que te temem, e dos que guardam os teus preceitos”; Daniel (Deuteronômio 02:17-18) “o Senhor me disse: Hoje passarás por Ar, o limite de Moabe”; os apóstolos (Atos 01:14) “Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele”; a Igreja primitiva (Atos 02:42) “e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”; Paulo (Atos 20:36-38) “Havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles. E levantou-se um grande pranto entre todos, e lançando-se ao pescoço de Paulo, beijavam-no. entristecendo-se principalmente pela palavra que dissera, que não veriam mais o seu rosto. E eles o acompanharam até o navio”.
Comunhão entre as igrejas
A unidade da igreja não implica num único governo eclesiástico mundial, mas no senhorio de Cristo sobre toda igreja local. Devemos trabalhar para manter a unidade do Corpo, pois a Bíblia nunca recomenda a separação entre salvos, mas somente entre salvos e incrédulos (2ª Corintios 06:14) “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas”?.
Separação do mundo
Não devemos manter comunhão com os ímpios (2ª Coríntios 06:14-17) “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei”;
Eles estão fora da comunidade dos salvos. A comunhão de duas naturezas
espirituais opostas (luz/trevas, santo/impuro, Cristo/demônios) é impossível.
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e
tenha misericórdia de ti;
O Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz.
Do seu Amigo e Irmão: Samuel.
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