EBD - LIÇÃO 4 – O TEMOR DO SENHOR



CURSO BÍBLICO TEMOR A DEUS E INTIMIDADE



LIÇÃO 4 – O TEMOR DO SENHOR  
Textos bíblicos: (Salmos 111:10) “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”; (Provérbios 01:07) “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução”; (Provérbios 09:10) “O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento”.; (Jó 28:28) “E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento”.

 [1]          Introdução
a.      Religiões: todas as religiões têm o medo como pano de fundo; o contato com o desconhecido provoca medo.
b.      Exemplos: Moisés no Sinai (Deuteronômio 09:19) “Porque temi por causa da ira e do furor com que o Senhor estava irado contra vós para vos destruir; porém ainda essa vez o Senhor me ouviu”.; (Hebreus 12:21) “E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo aterrorizado e trêmulo”.; Isaías no templo (Isaias 06:01) “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo”.; as mulheres no túmulo de Jesus (Marcos 16:08) “E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de medo e assombro; e não disseram nada a ninguém, porque temiam”.; João em Patmos (Apocalipse 01:17) “Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último”.
c.      Temor a Deus: é difícil conciliar o relacionamento com Deus com temor a Deus; tendência a 02 extremos — banalizar a graça ou afastar-se de Deus.
[2]          Temor a Deus — o que significa?
a.      Sentido simples: sentimento de respeito ou reverência (Aurélio);  o ato ou efeito de temer (ter ou sentir medo, receio, temente), sentimento de reverencia.
b.      Sentido bíblico: (1) medo de algo, de situações, da divindade etc; (2) expressão da fé em Deus (Dic Bíblico Von Almenn); observância dos mandamentos, obediência e vida de santificação (E. Diserens).
c.      Temer a Deus não é: não é obediência por medo do castigo de Deus; não é medo irracional, mas sentido de responsabilidade e de fidelidade a Deus.
d.      Temer a Deus é: resultado da redenção que se expressa necessariamente por:
I.     submissão reverente e piedosa, com coração voluntário e espírito grato;
II.     obediência que flui de um coração quebrantado, que reconhece (1) a santidade e soberania de Deus, (2) o pecado humano e (3) a redenção que só Cristo dá.
           III.     obediência por amor: amar a Deus é obedecer seus mandamentos;
IV.     prática de vida por desejo de agradar o coração divino.
e.      Amor e intimidade: os que temem a Deus são chamados de amigos de Deus.
I.     Exemplos: Abraão (2ª Crônicas 20:07) “Ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo”? ; Moisés (Êxodo 33:11) “E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo. Depois tornava Moisés ao arraial; mas o seu servidor, o mancebo Josué, filho de Num, não se apartava da tenda”. ; discípulos (João 15:13) “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”.
II.    (Salmos 25:14). O conselho do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes faz saber o seu pacto.
 [3]          Temor a Deus x medo
a.      Medo: Emoção humana incontrolável; sensação de desamparo, de impotência diante de perigos; incapacidade de prover proteção para si, família e bens.
b.      Algumas causas de medo:
 I.     falta de fé (Mateus 08:26) “Ele lhes respondeu: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança”.; (Marcos 04:40) “Então lhes perguntou: Por que sois assim tímidos? Ainda não tendes fé”?; (Isaias 51:12-13) “Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para teres medo dum homem, que é mortal, ou do filho do homem que se tornará como feno; e te esqueces de Senhor, o teu Criador, que estendeu os céus, e fundou a terra, e temes continuamente o dia todo por causa do furor do opressor, quando se prepara para destruir? Onde está o furor do opressor”?
II.     circunstâncias adversas (Josué 17:14-18) “Então os filhos de José falaram a Josué, dizendo: Por que me deste por herança apenas uma sorte e um quinhão, sendo eu um povo numeroso, porquanto o Senhor até aqui me tem abençoado? Respondeu-lhes Josué: Se és povo numeroso, sobe ao bosque, e corta para ti lugar ali na terra dos perizeus e dos refains, desde que a região montanhosa de Efraim te é estreita demais. Tornaram os filhos de José: A região montanhosa não nos bastaria; além disso todos os cananeus que habitam na terra do vale têm carros de ferro, tanto os de Bete-Seã e das suas vilas, como os que estão no vale de Jizreel. Então Josué falou a casa de José, isto é, a Efraim e a Manassés, dizendo: Povo numeroso és tu, e tens grande força; não terás uma sorte apenas; porém a região montanhosa será tua; ainda que é bosque, cortá-lo-ás, e as suas extremidades serão tuas; porque expulsarás os cananeus, não obstante terem eles carros de ferro e serem fortes”: ; (Salmos 107:23-27) “Os que descem ao mar em navios, os que fazem comércio nas grandes águas, esses vêem as obras do Senhor, e as suas maravilhas no abismo. Pois ele manda, e faz levantar o vento tempestuoso, que eleva as ondas do mar. Eles sobem ao céu, descem ao abismo; esvaece-lhes a alma de aflição. Balançam e cambaleiam como ébrios, e perdem todo o tino”. ; (Mateus 14:30) “Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me”.; (2ª Coríntios 07:05) “Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro”.; (Isaias 07:01-02) “Sucedeu, pois, nos dias de Acaz, filho de Jotão, filho de Uzias, rei de Judá, que Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, subiram a Jerusalém, para pelejarem contra ela, mas não a puderam conquistar.Quando deram aviso à casa de Davi, dizendo: A Síria fez aliança com Efraim; ficou agitado o coração de Acaz, e o coração do seu povo, como se agitam as árvores do bosque à força do vento”.
III.     desobediência à Palavra de Deus (Deuteronômio 28:58,65-67) “Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, que estão escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e temível, o Senhor teu Deus”;  “E nem ainda entre estas nações descansarás, nem a planta de teu pé terá repouso; mas o Senhor ali te dará coração tremente, e desfalecimento de olhos, e desmaio de alma. E a tua vida estará como em suspenso diante de ti; e estremecerás de noite e de dia, e não terás segurança da tua própria vida. Pela manhã dirás: Ah! quem me dera ver a tarde; E à tarde dirás: Ah! quem me dera ver a manhã! pelo pasmo que terás em teu coração, e pelo que verás com os teus olhos”.; (Levítico 26:15,17,36) “e se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma desprezar os meus preceitos, de modo que não cumprais todos os meus mandamentos, mas violeis o meu pacto”; (Jeremias 06:19-25) “Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei o mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras; e quanto à minha lei, rejeitaram-na.Para que, pois, me vem o incenso de Sabá, ou a melhor cana aromática de terras remotas? Vossos holocaustos não são aceitáveis, nem me agradam os vossos sacrifícios.Portanto assim diz o Senhor: Eis que armarei tropeços a este povo, e tropeçarão neles pais e filhos juntamente; o vizinho e o seu amigo perecerão.Assim diz o Senhor: Eis que um povo vem da terra do norte, e uma grande nação se levanta das extremidades da terra.Arco e lança trarão; são cruéis, e não usam de misericórdia; a sua voz ruge como o mar, e em cavalos vêm montados, dispostos como homens para a batalha, contra ti, ó filha de Sião.Ao ouvirmos a notícia disso, afrouxam-se as nossas mãos; apoderam-se de nós angústia e dores, como as de parturiente. Não saiais ao campo, nem andeis pelo caminho; porque espada do inimigo e espanto há por todos os lados”. 
IV.     consciência culpada (2ª Cronicas 29:06,08) “Porque nossos pais se houveram traiçoeiramente, e fizeram o que era mau aos olhos do Senhor nosso Deus; deixaram-no e, desviando os seus rostos da habitação do Senhor, voltaram-lhe as costas.Pelo que veio a ira do Senhor sobre Judá e Jerusalém, e ele os entregou para serem motivo de espanto, de admiração e de escárnio, como vós o estais vendo com os vossos olhos”.; (Jó 18:05,11) “Na verdade, a luz do ímpio se apagará, e não resplandecerá a chama do seu fogo. Terrores o amedrontam de todos os lados, e de perto lhe perseguem os pés”.; (Isaias 48:22) “Não há paz para os ímpios, diz o Senhor”.
V.     espíritos maus (1ª Samuel 15:23; 16:14-15); “Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei”.
c.      Não temais: curiosamente, em quase todas as vezes em que Deus se manifesta, Ele diz as palavras “não temais” (mais de 350 vezes na Bíblia).
d.      Amor e medo: (1ª João 04:18) “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.”
e.      Temor a Deus: somente o temor de Deus livra o homem dos temores.
I.    (Isaías 08:12-13) “não temais o que ele teme,...ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai; seja ele o vosso temor, seja ele o vosso espanto”
II.    (Lucas 12:04-05). “Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei”
III.    (Proverbios 29:25) O receio do homem lhe arma laços; mas o que confia no Senhor está seguro”.

IV.   (1ª Joao 04:04)  Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo”.(1ª Reis 06:14-17) Salomão, pois, edificou aquela casa, e a acabou.Também cobriu as paredes da casa por dentro com tábuas de cedro; desde o soalho da casa até e teto, tudo cobriu com madeira por dentro; e cobriu o soalho da casa com tábuas de cipreste. A vinte côvados do fundo da casa fez de tábuas de cedro uma divisão, de altura igual à do teto; e por dentro a preparou para o oráculo, isto é, para a lugar santíssimo. E era a casa, isto é, o templo fronteiro ao oráculo, de quarenta côvados de comprido”.

V.   (Salmos 27:01)   “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei”?

VI.     “Desenvolvei a vossa salvação com temor [phobos[ e tremor [tromos]” (Filipenses 02:13) “porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”.
VII.     Com confiança ousemos dizer: (Hebreus 13:06). “O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem”
 [4]          Temor a Deus — fontes
a.      Conhecimento natural: todos os homens têm conhecimento suficiente de Deus para temê-lo: “porquanto o que Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou... porquanto tendo conhecimento de Deus não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças” (Romanos 01:19-21) “Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu”.
b.      Conhecimento de si mesmo: a complexidade humana, o caráter moral, o sentimento de culpa, a busca de sentido são provas da necessidade de Deus.
c.      Conhecimento revelado: a proclamação das boas novas de Cristo: (Marcos 01:15) “e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho em cada alma havia temor (Atos 02:24;09:31). “ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela. Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava”.


d.      Disciplina de Deus: ele conhece o coração (1ª Crônicas 28:09) “E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com coração perfeito e espírito voluntário; porque o Senhor esquadrinha todos os corações, e penetra todos os desígnios e pensamentos. Se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre”; sonda os corações (Salmos 139:1-3) “Senhor, tu me sondas, e me conheces.Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos”.; (Provérbios 21:02) “Todo caminho do homem é reto aos seus olhos; mas o Senhor pesa os corações”.; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos (1ª Crônicas 28:09) “tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com coração perfeito e espírito voluntário; porque o Senhor esquadrinha todos os corações, e penetra todos os desígnios e pensamentos. Se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre”.; (Jeremias  17:10) Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”.
e.      Aprendizado: aprender a viver uma vida de confiança em Deus.
I.     “Vinde,...  e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor” (Salmos 34:11-22) “Vinde, filhos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor. Quem é o homem que deseja a vida, e quer longos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem dolosamente. Aparta-te do mal, e faze o bem: busca a paz, e segue-a. Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles. Os justos clama, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra. Ele lhe preserva todos os ossos; nem sequer um deles se quebra. A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados. O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele se refugiam será condenado”;

[5]          Temor a Deus e sabedoria

 I.     Princípio da sabedoria: o temor do Senhor é o ponto de partida para a intimidade (conhecimento) com Deus. O princípio da sabedoria é temer a Deus (Provérbios 01:07, 02:05). “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução. então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus”.

 b.      2 sentidos:
I.     Início: a sabedoria começa pelo temor do Senhor; admitir que Deus está no princípio de tudo o que há é o único caminho para o verdadeiro saber; se não há Deus, não é possível saber de fato;
II.     Parte mais importante: a temor do Senhor é a parte mais importante da sabedoria; sabedoria sem temor a Deus é pobre, errante e contraditória.
c.      Sabedoria: capacidade de conhecer e aplicar o conhecimento da melhor forma à situação; sabedoria aplicada à prática, fundada no conhecimento da verdade.
I.      (Salmos 119:99-100) “Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.Sou mais entendido do que os velhos, porque tenho guardado os teus preceitos”.

[6]          Conclusão:
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria — reconhecer a Deus como o único Deus, amando-O acima de tudo e prestando-Lhe obediência e adoração é o começo e a parte principal de todo saber.


A graça do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,

E o amor de Deus,

E as doces comunhão e consolações do Espírito Santo,

Seja com todos vós,

Desde agora e para todo Sempre,

Amém. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras para EBI

Manancial - O SANGUE CARMESIM

Escola Bíblica – QUEM ERAM NEEMIAS, SAMBALATE, TOBIAS E GESÉM- Domingo 05 de Outubro de 2014