EBD- LIÇÃO 9 – INTIMIDADE COM DEUS
CURSO BÍBLICO TEMOR A DEUS E INTIMIDADE
LIÇÃO 9 –
INTIMIDADE COM DEUS
Texto: (Jeremias 29:13-14). “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso
coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e
farei voltar os vossos cativos, e congregarvos-ei de todas as nações, e de
todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor; e tornarei a trazer-vos ao
lugar de onde vos transportei”.
[1] Intimidade Com Deus — 5 mitos
a. Motivado por recompensa: buscar a
intimidade visando, acima de tudo, o que Deus fará por nós quando nos
aproximamos dele.
I.Refutação: procurar a Deus por ele mesmo, com fidelidade e
constância.
b. Informalidade: a intimidade com Deus é igual ao
relacionamento descontraído que tenho com meus amigos.
I.Refutação: se Jesus viesse aqui agora, como eu o receberia? (Apocalipse
01:17) “Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim
a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último.”
c. Uniformidade: a experiência de intimidade com Deus
deve ser igual para todos.
I.Refutação: assim como cada ser humano é único, a manifestação
de Deus na vida de cada um é única e exclusiva; é possível compartilhar a
experiência pessoal com outros, mas não reproduzir a experiência pessoal (ex.
discípulos)
d. Plenitude: experimentar a plenitude da
intimidade com Deus aqui e agora.
I.Refutação: nossa salvação se consumará pela glorificação
futura; (1ª Coríntios 13:12) “Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então
veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente,
como também sou plenamente conhecido”
e. Reserva: experimentar a intimidade com Deus
sem entrega total da vida a ele.
I. Refutação: assim como no relacionamento pessoal,
para ter intimidade com o Senhor é necessário render-se completamente (Salmos
25:14) “O conselho do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes
faz saber o seu pacto”.
[2] Intimidade Com Deus — 5 verdades
a. Propósito: o propósito principal do cristão é
conhecer a Deus e adorá-lo em obediência, santidade, amor e serviço.
b. Manifestações especiais: Deus
intervém de forma especial ocasionalmente para realizar grandes propósitos de
seu reino e para abençoar o seu povo.
c. Graça: a vida com Deus começa com um supremo
ato de graça de Deus — ao perdoar os pecados e salvar integralmente — e
continua pela graça sempre.
d. Sensibilidade: perceber a ação de Deus em todas as
coisas grandes e pequenas, quando vemos e quando não vemos o que Ele está
fazendo (Mateus 05:08)
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a
Deus”.
e. Afeição: a intimidade que Deus deseja ter
conosco é de coração a coração.
I.Relação integral: (Mateus 22:37-38) “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor
teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu
entendimento.Este é o grande e primeiro mandamento”; os evangelhos de (Marcos 12:30) “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de
toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças” e (Lucas 10:27) “Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu
coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu
entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo”, falam em
coração (volitiva), alma (emocional), entendimento (intelectual) e forças.
[3] Intimidade Com Deus — é um processo
a. Pecado: todos estão separados de Deus e, por
conseqüência, separados de si mesmo, do próximo e da natureza (da criação);
desconectados.(Romanos 03:23) “Porque
todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”;
b. Reconciliação: todos são chamados à comunhão com
Deus e, por conseqüência, a conciliação consigo, com o próximo e com a criação;
não há cristãos preferidos.
c. Crescente: é necessário alcançar certa
maturidade a fim de compreender a verdade do evangelho em sua inteireza (Efésios
04:13-14)
“até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno
conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura
da plenitude de Cristo; para que não mais sejamos meninos, inconstantes,
levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela
astúcia tendente à maquinação do erro”;
I.Ilustração: um pai não compararia um filho de 5 anos que
aprende a nadar com o filho de 15 anos que é campeão juvenil de natação.
II.Ilustração: uma criança de 8 anos não compreenderia noções
complexas de matemática (equação de 2º grau).
d. Semente: parábola do semeador — Palavra de
Deus é a semente, que germina, cresce e dá fruto, indicando que cabe ao cristão
desenvolver o conhecimento da verdade e andar de acordo com o que já recebeu (Filipenses
03:16) “Mas, naquela medida de perfeição a que já chegamos, nela
prossigamos”.
e. Oportunidade: Jesus disse aos discípulos que não
podia lhes dizer certas coisas naquele momento porque eles ainda não podiam
suportar (João 16:12)
“Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis
suportar agora”.
I.“tardios em ouvir... quando deveríeis ser mestres... tendes
necessidade de alguém que vos ensine de novo... leite e não alimento sólido” (Hebreus
05:11-12)
“Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil
interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir. Porque, desde a
infância sabes as sagradas letras, que podem necessitais de que se vos torne a
ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais
que precisais de leite, e não de alimento sólido”.
II.“não vos pude falar como a espirituais; e, sim, como a carnais” (1ª Coríntios
03:02) “Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não
a podíeis suportar; nem ainda agora podeis”;
f. Busca: a busca da intimidade é um
compromisso intencional de progredir em direção a Deus e aprofundar o
conhecimento dele, confiando unicamente nele, como sendo a única fonte de contentamento,
apoio e segurança.
[4] Intimidade Com Deus — pessoal e intransferível
a. Pessoal: intimidade
pressupõe pessoalidade; a revelação se dá na comunhão individual do cristão com
Deus. A revelação da verdade é dada a cada um, na medida da fé, da busca e da
situação específica.
I.“No amor não existe medo... o perfeito amor lança fora o medo” (1ª
João 04:18)
“No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo;
porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor”.
II. A nós, porém, Deus o revelou pelo Espírito. Pois o Espírito sonda
todas as coisas, até mesmo as profundidades de Deus" (1ª Coríntios 02:10-11) “Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o
Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.Pois, qual
dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está?
assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de
Deus”.
III.“A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos
quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Salmos 25:14) “O conselho do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes
faz saber o seu pacto”.
b. Reciprocidade: Deus sabe tudo sobre nós e ainda nos
ama — ele não tem ilusões a nosso respeito; o relacionamento com Deus implica
em segurança.
I. (Salmos 139:01) “ Senhor tu me sondas e me
conheces”; (Êxodo 33:11) “E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala
com o seu amigo. Depois tornava Moisés ao arraial; mas o seu servidor, o
mancebo Josué, filho de Num, não se apartava da tenda”. “Conheço-te pelo teu nome“.
II.“Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci” (Jeremias
01:05) “Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que
saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta”.
III.“agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo
conhecidos por Deus” (Gálatas 04:09) “agora,
porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como
tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis
servir”?
IV.“Nisto está o amor” (1ª João 04:10) “Nisto
está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a
nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”.
V. (João 10:14,15,27,28) “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas
ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e
dou a minha vida pelas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as
conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e
ninguém as arrebatará da minha mão”.
c. Intransferível: não é possível ter revelação por
outra pessoa; nós podemos compartilhar com os outros as revelações que
recebemos na comunhão individual com Deus, mas apenas para edificá-los e
levá-los a buscarem a Deus.
d. Complementar: nenhum indivíduo ou instituição detém
a revelação exclusiva de Deus; o Todo-Poderoso se revela plenamente na comunhão
do corpo de Cristo.
[5] Intimidade Com Deus — comunitária e relacional
a. Imaturidade: se Deus não puder manifestar sua vida
em nós, devido a nossa imaturidade, a igreja será como uma creche ou orfanato,
isto é, cheia de crianças carentes e sem condições de se darem umas às outras e
sugando os outros.
b. Maturidade: se estamos em comunhão com Deus,
“rios de água viva fluem de nosso interior” (João 07:37-38), podemos vivenciar
a dimensão de “uns aos outros” (João 13:34,35; 15:12,17); (Romanos 12:10; 15:07,14);
(Gálatas 05:13); (Efésios 04:32; 05:21); (Colossences 03:16); (1ª Tessalonicenses
04:18; 05:11); (Hebreus 10:24,25); (Tiago 05:16); (1ªPedro 01:22; 05:05)
c. Comunitária: embora a intimidade com Deus seja
pessoal, ela se expressa necessariamente na comunhão com o
próximo, primeiro com a igreja e depois com qualquer um que se tornar o nosso
próximo (1ª João 02:09-11; 03:16-18,23; 04:07-21).
d. Propósito de Deus: “a fim de que todos sejam um; e
como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós” (João 17:21,
oração de Jesus).
[6] Para debater:
a. Eugene Peterson: “Muitas pessoas supõem que
espiritualidade é ficar emocionalmente íntimo de Deus. Isso é uma visão ingênua
da espiritualidade. Estamos falando de vida cristã. É seguir a Jesus. A
espiritualidade é exatamente igual àquilo que fazemos a dois mil anos, ir à
igreja e receber os sacramentos, ser batizados, aprender a orar, e ler as
Escrituras da maneira correta. São as coisas normais. Essa promessa de
intimidade é ao mesmo tempo correta e equivocada. Existe uma intimidade com
Deus, mas é como qualquer outra intimidade; faz parte da substância da vida. No
casamento você não se sente íntimo na maioria do tempo. Nem com um amigo. A
intimidade não é, em primeiro lugar, uma emoção mística. É um modo de viver,
uma abertura para a vida, honestidade, uma certa transparência.”
Este estudo foi Baseado no livreto Vivendo a Intimidade com Deus, de
Joseph M. Stowell, Série Descobrindo a Bíblia, editado pelo Ministério RBC e na
Entrevista com Eugene Peterson, em www.abuvicosa.com.br.
Até o próximo estudo, que Deus possa falar em seu coração,
A graça do
Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,
E o amor de
Deus,
E as doces
comunhão e consolações do Espírito Santo,
Sejam com
todos vós,
Desde agora
e para todo Sempre,
Amém.
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