Estudo Bíblico - Graça Imerecida Graça
Domingo 22 de Julho de 2012
A GRAÇA DE DEUS
imerecida
Cada crente deve ser agradecido a Deus. A salvação é pela graça, tanto
no planejar quanto no executar. Deus que fez o plano, também o executa. E tudo
é pela graça, o favor imerecido de Deus. Deus é o arquiteto e também o
construtor da casa feita de pedras vivas. Cristo disse: "Eu edificarei a
minha igreja". Se pudermos mudar a figura de linguagem; Deus prepara a
mesa e nos dá o apetite para dela comermos do pão da vida. O Espírito Santo
enche a casa do Pai convidando-os a entrar. Esta coerção não é externa, de modo
a não interferir no livre arbítrio do homem, mas uma compulsão interna pela
qual o pecador se torna disposto. E esta prontidão é resultado da convicção dos
seus pecados pelo Espírito Santo, e uma revelação de Cristo, no pecador, como
Senhor e Salvador. Em outras palavras os homens crêem pela graça. Quando Apolo
chegou a Acaia, trazendo cartas de recomendação aos apóstolos, diz-se que
"aproveitou muito aos que pela graça criam". (Atos 18:27) “Querendo ele passar à
Acáia, os irmãos o animaram e escreveram aos discípulos que o recebessem; e
tendo ele chegado, auxiliou muito aos que pela graça haviam crido”.
Um homem, certa vez, referiu-se a si mesmo como tendo sido feito por si
próprio. Um ouvinte comentou: "É bom que confesse tal fato. A maioria
acusaria sua a má sorte, ou a sua esposa, ou mesmo o criador". É fácil e
natural, o homem louvar-se a si mesmo. Mas todo crente é produto da graça.
Paulo, como crente, alegrava-se em dizer: "Mas pela graça de Deus sou o
que sou". (1º Coríntios 15:10) “Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para
comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não
eu, mas a graça de Deus que está comigo”.
Numa obra de
graça, o Espírito Santo, pelo poder de convicção das Escrituras, dá ao pecador
uma visão de si mesmo, e em seguida, livra o pecador da frustração resultante,
ao lhe dar uma visão de Cristo, através da luz do evangelho. Um velho Puritano
certa vez clamou: "Ó, onde estaria eu, se não tivesse olhado para
Cristo?"
DEFINIÇÕES
DE GRAÇA
A palavra
grega "charis" aparece na Bíblia (Novo Testamento) mais de cento e cinquenta
vezes e é geralmente traduzida como "graça" em nossa Bíblia. Não é
fácil pegar uma palavra que aparece tantas vezes e com tanta diversidade de
aplicações e desenvolver uma doutrina uniforme e constante. Além disso, toda a
verdade sobre o assunto nunca poderá ser condensada em uma só frase. Graça é um
dos atributos divinos ou perfeições de Deus em Sua natureza, que é exercida na
salvação de pecadores. Grandes e bons homens já batalharam com a verdade da
"graça", tentando defini-la e descrevê-la. Que possamos agora meditar
no que alguns disseram:
Dr. Dal: "Graça é amor que ultrapassa todos os limites
de amor". Graça não é algo que se deve ao pecador, mas é algo que ele
recebe; não é algo que ele pode reivindicar.
Alexandre Whyte: "Graça e amor são
essencialmente o mesmo, sendo que graça é o amor se manifestando e operando em
certas condições, e adaptando-se a certas circunstâncias. O amor não tem limite
nem lei como tem a graça. O amor pode existir entre iguais, ou pode ir até aos
que estão acima de nós, ou descer aos que estão abaixo de nós. Mas a graça, por
sua natureza, só conhece uma direção. Ela desce aos que estão abaixo; é amor de
verdade, mas amor às criaturas, portanto humilhando-se. O amor de um rei por
seus iguais ou pelos outros do palácio real é amor. Mas seu amor aos súditos é
graça. É por este motivo que o amor de Deus é chamado de graça". Esta
citação merece ser relida várias vezes.
Alexandre Maclaren: "A palavra graça é um tipo
de sumário da totalidade de bênçãos imerecidas que vêm ao homem através de
Jesus Cristo. Em primeiro lugar, ela descreve o que nós chamamos de
"disposição" na natureza divina; e ela indica um amor perdoador de
Deus, imerecido, espontâneo, eterno e que chega ao nível do homem. Todas as
disposições de Deus são ativas. Portanto a palavra passa de uma disposição a
uma manifestação, fazendo da graça de Deus um amor ativo. Desde que as
atividades de Deus nunca são infrutíferas, a palavra passa a significar todas
as coisas abençoadas da alma que são consequências da mão condescendente de
Deus que produz frutos em nossa vida por Seu amor imerecido e gratuito".
Estude esta citação para entendê-la.
Phillips: "Graça é algo em Deus que está no coração de
todas as Suas atividades de redenção, Seu rebaixar-se e estender de Sua mão das
alturas de sua majestade, para tocar o insignificante e a miséria".
Em análise
destas definições e descrições do que é graça, encontramos que a palavra é
aplicada a três coisas nas Escrituras. A primeira: a atitude de Deus ou Sua
disposição de amor e favor ao pecador, é graça. A Bíblia diz que Noé achou
graça aos olhos de Deus. A atitude de Deus para com ele era uma disposição de
favor e amor, e sendo Noé pecador, esta disposição foi graça. A segunda: quando
Deus faz algo de bem pelo pecador, isto é graça. "Pela graça sois
salvos". A terceira coisa é que os efeitos ou frutos da graça dada ao
crente são também chamados de graça. As graças ou virtudes do salvo são
produtos da graça de Deus operando nele. A disposição dos macedônios de
ofertarem com liberalidade é chamado de "graça", (2º Coríntios 08:01) “Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça
de Deus que foi dada às igrejas da Macedônia”; e o dinheiro dado aos santos pobres de Jerusalém é também chamado de
graça, (2º Coríntios 08:19) “e não só isto, mas também foi escolhido pelas igrejas para
ser nosso companheiro de viagem no tocante a esta graça que por nós é
ministrada para glória do Senhor e para provar a nossa boa vontade”. A vida transformada do povo que Barnabé viu em Antioquia é chamada de
graça de Deus. (Atos 11:23) “o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou, e
exortava a todos a perseverarem no Senhor com firmeza de coração”;
.
"Graça!
Que som admirável, harmonioso para escutar; os ecos a ressoam no céu e toda
terra o ouvirá".
COMO
MELHOR COMPREENDER A GRAÇA
Talvez o
melhor sistema de compreensão do que é graça, é ver como ela se contrasta com
outras coisas na Bíblia:
1. Ela se
diferencia da lei em sua origem e natureza. (João 01:17) "Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade
vieram por Jesus Cristo". Moisés era a voz da lei; Cristo era o
porta-voz da graça. É a natureza da lei fazer demandas; é a natureza da graça
outorgar bênçãos. A lei é um ministério de condenação; a graça é um ministério
de perdão. A lei coloca o homem a uma distância de culpa do Senhor; a graça
traz o homem para perto de Deus. A lei condena o melhor dos homens; a graça
salva o pior dos homens. A lei diz: "Faça e viverás"; a graça diz:
"Crê e viverás". A lei exige perfeição; a graça providencia a
perfeição. A lei condena; a graça liberta da condenação. Enquanto o homem
estiver debaixo da lei, ele está perdido. O único modo para o homem escapar do
jugo da lei é pela fé em Jesus Cristo, ( Romanos 10:04) "Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que nele
crê”. (Romanos 06:14) "Porque o pecado não
terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da
graça".
2. A graça
se contrasta com o pecado em seu domínio. O pecado reina para a morte; mas a
graça para a vida eterna. (Romanos 05:21) “para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim
também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus
Cristo nosso Senhor”. O pecado recebe seu poder de condenação através da
lei (1º Coríntios 15:36) “Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não
morrer”; mas a graça rouba do pecado este seu poder ao
entregar Cristo para a satisfação da lei. (1º Coríntios 15:57) “E, quando semeias, não
semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou o de
outra qualquer semente”. A única e verdadeira fonte de perigo é a lei
violada; o único meio de verdadeiro escape é a lei satisfeita. Cristo satisfez
a lei por Seu povo, para que a lei pudesse ser satisfeita com eles.
3. A graça
se contrasta com as obras na salvação dos pecadores. "Pois pela graça sois
salvos por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras
para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9. A salvação é pela graça do
Criador em lugar das obras da criatura. A salvação pela graça exclui a possibilidade
de obras, sejam elas grandes ou pequenas, morais ou cerimoniais. A salvação
pela graça não dá ocasião para o homem se gloriar. Toda gloria é dada a Deus.
"A
graça planejou salvar o ser humano. A graça efetuou cada passo do plano".
4. A graça
se contrasta com dívida quanto à causa da salvação. (Romanos 04:04-05)"Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado
o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica,
mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como
justiça". O pensamento aqui é que o homem que recebe o salário
pelas suas obras, não recebe da dádiva da graça, mas recebe do que lhe é
devido. Não existe graça onde o homem recebe por causa do que merece ou ganha.
Graça exclui a noção de débito ou obrigação. A salvação pela graça implica que
Deus não é obrigado a salvar. Se existe uma obrigação da parte de Deus para com
o homem, não seria a graça a causa da salvação. Foi pela graça de Deus não por
obrigação alguma que Ele salvou o pecador. Toplady disse bem: "O caminho
ao céu não é uma estrada de pedágio, mas uma estrada livre, pela graça
imerecida de Deus em Cristo Jesus. A graça nos encontra como pobres mendigos e
nos deixa como devedores".
"Como
as montanhas elevam-se sobre os vales, assim a graça excede aos nossos mais
altos pensamentos".
A
GRAÇA NA TRINDADE
Todas as
três pessoas da Trindade são igualmente graciosas para com o pecador. A graça
do Pai, do Filho e do Espírito é igual em sua extensão, mas é distinta em
operação e administração.
1. O Pai é a
fonte de toda graça. Ele propôs o fato e o plano da graça. Ele formulou o
concerto de graça e preparou um meio pelo qual "os pecadores banidos da
presença dEle, não fossem expulsos dEle". Ele fez a escolha, pela graça,
de quem seriam os beneficiados por Sua graça, e na plenitude dos tempos mandou
Seu Filho ao mundo para servir como mediador da graça.
2. O Filho
eterno é o canal de graça. O único meio pelo qual a graça de Deus pode atingir
o pecador é através de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que rejeita a graça de
Deus jamais deve se considerar como beneficiário da graça de Deus! Sua obra
reconciliou graça e justiça, como está escrito: (Salmo 85:10)"A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e
a paz se beijaram".
João Bunyan, bem-aventuradamente perdido na contemplação da
incomparável graça do Filho de Deus, exclamou: "Ó Filho do Bendito! A
graça Te tirou de Tua glória; a graça Te trouxe para a terra; a graça fez com
que tomasses sobre Ti o peso de nossos pecados, peso inexplicável de maldição;
a graça se encontrava em Teu coração; a graça sangrou de Teu lado ferido; a
graça estava em Tuas lágrimas; a graça se achava em Tuas orações; a graça se
derramou de Tua fronte coroada de espinhos! A graça se apresentou com os cravos
nas mãos e os espinhos na fronte! Ó, aqui estão as insondáveis riquezas da
graça! Graça para alegrar o pecador! Graça para a admiração dos anjos! Graça
para atemorizar os demônios!
3. O
Espírito Santo é o administrador da graça. Sem a graciosa operação do Espírito
Santo na conversão do pecador, nenhum pecador seria beneficiado pela graça. O
Espírito toma o que é de Cristo e o dá ao pecador. Ele desperta todas as almas
escolhidas por Deus, e conduz a Cristo todas as ovelhas pelas quais o Bom
Pastor dera Sua vida. (João 10:11) “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas
ovelhas”. Ele conquista o mais endurecido dos corações, e
limpa a lepra mais imunda do pecado. Ele abre os olhos cegos pelo pecado e os
ouvidos fechados por Satanás. O Espírito Santo revela a graça do Pai e aplica a
graça do Filho.
"Podemos
escutar a verdade do púlpito, mas aplicação da verdade é a obra de Deus".
Pense
nisso! Seja inundado por essa Graça maravilhosa.
O Senhor te
abençoe e te guarde;
O Senhor faça
resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor levante
sobre ti o seu rosto, e te dê a paz.
Do seu Irmão e
Amigo, Samuel.
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