EB - A SHEKINAH = A PRESENÇA DA GLÓRIA
Domingo 13 de Janeiro de 2013
A
SHEKINAH = A
PRESENÇA DA GLÓRIA
A
Presença do Senhor enchia o Santo dos Santos
Exodo 40:34-35 " Então a nuvem cobriu a
tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo; De
maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação,
porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o
tabernáculo."
Quando a
glória do Senhor desceu e encheu o tabernáculo pela primeira vez, deve ter sido
um espetáculo temeroso. Deus se agrado do seu povo, não por causa da sua
bondade, mas porque os seus pecados foram cobertos e eles um dia seriam pagos
por Cristo um dia. Creio que o sumo sacerdote sentiu prazer de entrar
na presença do Senhor no Santo dos Santos. A palavra hebraica para habitação ou
presença de Deus é "Sh'cheenah"
ou, como nós pronunciamos: Shekinah (Chequiná). O termo Shekinah era muitas
vezes usado na palavra Deus. Na mente judaica, vinha do fato que Ele "habitou" ou "descansou" entre o seu povo,
seja um indivíduo, uma tribo, ou todo o povo judeu.
Estudiosos
sempre viram uma conexão notável entre o conceito do Shekinah e a idéia do
"Logos" "A Palavra"
que Philo introduziu no pensamento filosófico judeu. Um valor muito maior foi
dado à palavra Logos, quando o apóstolo João a usou no seu evangelho para
definir o Senhor Jesus com estas palavras:
João 01:01-02 "No princípio era o Verbo
(Palavra), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no
princípio com Deus."
No Targum
judaico, que eram paráfrases de interpretações populares da Escritura do Antigo
Tetamento, havia uma tendência para evitar termos antropomorfos. Então a
Palavra foi introduzida como um fator de mediação entre Deus e o mundo. Em
particular, a brecha entre o Divino e o humano é atravessado pelo uso de tais
condições como a palavra hebraica memra ("
palavra ") e shekinah ("
glória "). " O "memra" procede de Deus, e é seu mensageiro na
Natureza e história ".
Estudiosos
também vêem as semelhanças entre "Shekinah"
(a "Presença" de Deus), O Espírito Santo de Deus (Heb. "Ruach Elohim"; Gr. "Pneuma Hagion"), e o hebraico
"Bat Kol" ("A
Filha da Voz, " ou "a Voz de Deus"). Qualquer tentativa para
encontrar uma diferença significativa entre estas palavras nunca foi
satisfatoriamente estabelecida, e assim eles são freqüentemente usadas.
Tradição judaica
Shechinah
De acordo
com tradição judia o esplendor do Shechinah, com suas bênçãos incontáveis,
"restos" se manifestam naqueles que são piedosos e íntegros. De
acordo com os antigos Rabinos o Shekinah aparece no meio de pelo menos um
"minyan" de adoradores quando eles oram na congregação, e de dois ou
mais judeus quando eles se ocupam no estudo da Torah, ou em um homem quando ele
recita o Shema. Também é dito que o Shekinah habita no puro, no benevolente, e
no hospitaleiro, e no marido e esposa quando eles vivem em paz e harmonia. Os
antigos Rabinos também disseram que o Shekinah apareceu antes de Moisés na
Sarça ardente, repousando no Tabernáculo no Deserto no dia da sua dedicação, e
no Santo dos Santos no Templo em Jerusalém, e iluminará a felicidade dos justos
(Heb. tzaddikim) no mundo porvir.
Os escritos
do Talmude concebiam o Shekinah como uma essência espiritual de beleza
indescritível e de grande resplendor. Geralmente era falado como uma luz
brilhante ou um esplendor e quando se aproximva, era anunciada por um tilintar
como um sino etéreo. Uma interessante lenda judaica descrevia Moisés
agonizante, até ser envolvido amorosamente nas "asas" do Shekinah.
É dito que,
" Onde quer que o povo judeu
vá, o Shechinah o segue ".
Bat Kol
É interessante
examinar a tradição do Bat Kol que era a voz de Deus proclamando a Sua vontade
e intenção, os seus julgamentos e as suas promessas, as suas advertências e
suas ordens para as pessoas, tribos , e às vezes para todo o Israel. A Tradição
judaica sempre falou do Bat Kol. Quando o Torah foi escrito no Sinai, que a
Bíblia diz:
Deuteronômio
04:12 " Então o SENHOR vos falou do meio do fogo;
a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura
alguma."
O Bat Kol
soou misteriosamente em momentos extraordinários, e isto foi mencionado na
tradição judaica. Por exemplo há uma lenda que diz que quando Deus tomou a alma
de Moisés com um beijo, o Bat Kal soou fora, acima do acampamento Israelita com
o lamento: " Moisés está morto! Moisés está morto!" Também é reconhecido
dando advertências ou anunciando juízos aos pecadores como registrado no livro
de Daniel:
Daniel 04:28-32
"Todas estas coisas vieram sobre o rei
Nabucodonosor. Ao fim de doze meses, quando passeava no palácio real de
Babilônia, falou o rei, dizendo: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei
para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha
magnificência? Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do
céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino. E serás tirado
dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer
erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o
Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer."
O Bat Kol
tinha sido ouvido pelos Rabinos quando eles tiveram decisões muito importantes
para tomar. O Talmude faz menção de vários momentos em que o Bat Kol se
manifestou durante a grande assembléia conhecida como o Sinédrio.
Há muitas
referências no Novo Testamento do Bat Kol com Jesus e seus apóstolos. João, que
escreveu o Livro de Apocalipse disse:
Apocalipse 01:10-18
" Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor,
e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: Eu sou o Alfa
e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e
envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e
a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. E virei-me para ver quem
falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; E no meio dos sete
castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa
comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos
eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; E
os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados
numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. E ele tinha na sua
destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu
rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. E eu, quando vi, caí a
seus pés como morto; e
ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o
último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre.
Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno."
O
Bat Kol é representado na tradição judaica pelo símbolo de uma pomba.
Havia uma
diferença entre o templo de Deus, que era a estrutura, e o templo de Deus que
era o lugar da Sua habitação. Quando Jesus estava acusando as autoridades
judaicas que Ele disse, "Fizestes da casa de meu Pai um Covil de
ladrões" e dizendo " Meu Pai" eles souberam que Ele estava
reivindicando autoridade Messiânica sobre o templo, e então disseram, "
Que sinal nos mostras para fazeres isto?" e veja o que Ele disse:
João 02:19-21 " Jesus respondeu, e
disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois,
os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás
em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo."
Eles estavam
olhando a estrutura física (Heb. Mikdash) do templo mas Ele disse,
"Derrubai este templo", Ele usou a palavra hebraica 'Mishkan' que era
a palavra usou no Antigo Testamento para a Presença que iluminou o Santo dos
Santos no Yom Kippur, no tabernáculo ou no templo. Jesus disse: "Eu sou o
templo (Mishkan) de Deus." Quando a glória (Heb. Sh'chinah) vinha como um
tornado pelo telhado do Santo dos Santos ¸ e a sua Presença se manifestaria no Propiciatório, entre os querubins, depois que o sangue foi
aspergido, era o mishkan. Aquela Presença era o que Jesus disse que habitava
n'Ele. E Paul disse sobre a igreja, "Não sabeis vós que sois o templo (Mishkan) de Deus?" Nós, como o corpo
de Cristo, temos a mesma Presença que habita dentro de nós. Deus não habita
hoje em edifícios, mas dentro do seu povo. Romanos 10 diz que se você confessar
com a sua boca que Jesus Cristo é Yaweh, e crê em seu coração que Deus O
ressuscitou dentre os mortos, você será salvo. É a partir desse ponto você se
torna o Mishkan de Deus. Quando Deus disse "Faça santuário para que eu possa habitar entre eles" Ele
disse literalmente "neles". A desejo de Deus sempre foi habitar
dentro do seu povo (Jeremias 31:31-33) e pôr o Seu Espírito em nós. Quando você
recebe a Jesus você se torna o Mishkan de Deus.
É
interessante notar que quando o povo de Israel tinha experimentado a glória do
Senhor quando ela veio, o povo louvou o Senhor e sentiu a sua bondade e a sua
misericórdia clemência:
2ª Crônicas 07:02-03 "E os sacerdotes não
podiam entrar na casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR tinha enchido a casa
do SENHOR. E todos os filhos de Israel vendo descer o fogo, e a glória do
SENHOR sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e
adoraram e louvaram ao SENHOR, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua
benignidade dura para sempre."
A Presença
do Senhor sempre é algo agradável e nunca algo para se ter medo para o crente
em Cristo. Quando o Espírito desceu sobre o Senhor Jesus veio em forma de
pomba, que era um símbolo de afeto e carícia para Israel. Quando Isaías viu o
trono de Deus e o Rei dos reis em Sua glória (Isaias 06) ele ficou atemorizado
e esperou a morte, a qualquer instante, mas quando um sacrifício é feito e o
sangue está presente, o amor e clemência do Senhor também estão presentes, e
então, o povo de Deus é compelido a falar:
"Verdadeiramente o Senhor é bom, e o seu amor dura para sempre."
Pense Nisso!
Do
seu irmão e amigo, Samuel;
A graça do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,
E o amor de Deus,
E as doces comunhão e consolações do Espírito Santo,
Sejam com todos vós, e todo povo de Deus,
Espalhados sobre a face da terra,
Desde agora e para todo Sempre,
Amém.
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