Pastoral - Vivendo na Dependência de Deus


Domingo 17 de Fevereiro de 2013

Vivendo na Dependência de Deus
 
Deus leva-nos a viver na sua dependência, através das provas e desertos espirituais, para aprendermos a confiar e a crescer mais nele e assim o conhecermos melhor.
Muitas vezes os cristãos não estão preparados para o deserto, porque pensam que os problemas acabam no dia que aceitam Jesus, e por isso quando são testados não entendem que precisam aprender a lição da dependência de Deus, para poderem crescer espiritualmente.

Quando o povo de Israel estava no Egito, Deus viu o clamor e o sofrimento deles e preparou a sua saída, Deus quis tirar o povo da escravidão.

Ainda hoje , o deserto costuma ser um lugar de passagem para todo o filho de Deus, onde o Senhor nos ensina verdades que nos capacitam para a nossa vida cristã em todos os níveis. Quando o povo saiu do Egito, o Senhor ia diante deles.  (Êxodo 13:21,22). “E o Senhor ía diante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem de dia, nem a coluna de fogo de noite”. 

Deus quis que o seu povo ficasse totalmente dependente dele para fortalecer a sua confiança.
O povo tinha visto o que o Senhor havia feito para os levar até ali, mas quando olharam e viram Faraó no seu encalce o temor fêz com que esquecessem o quão Deus é grande. (Êxodo 14:10-16) Quando Faraó se aproximava, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios marchavam atrás deles; pelo que tiveram muito medo os filhos de Israel e clamaram ao Senhor: e disseram a Moisés: Foi porque não havia sepulcros no Egito que de lá nos tiraste para morrermos neste deserto? Por que nos fizeste isto, tirando-nos do Egito? Não é isto o que te dissemos no Egito: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto. Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que ele hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver; o Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis. Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a mão sobre o mar e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco”.

Deus no entanto queria ensinar-lhes a lição da dependência. Mar vermelho à frente – e o temido Faraó atrás.
Dependiam de Deus para comer, beber, vestir calçar – Total dependência.
No deserto não havia nada, tudo que tinham vinha da provisão do Senhor. Deus queria fazê-los crescer espiritualmente. (Deuteronômio 08:02,03,04) E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Sim, ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor, disso vive o homem. Não se envelheceram as tuas vestes sobre ti, nem se inchou o teu pé, nestes quarenta anos”.

Deus queria que eles próprios se conhecessem.
A dependência de Deus tem como objetivo tornar-nos fortes. Quando estamos no deserto somos provados, para sermos aprovados.
Quando estamos sendo provados temos de desenvolver atitudes que nos vão fazer sair aprovados e vitoriosos sobre todas as provas.
Seremos vencedores com a confiança e confissão das verdades da Palavra de Deus para a nossa situação.

Seremos vencedores – (Filipenses 04:12-13) “Sei estar abatido e sei também ter abundância, em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas, naquele que me fortalece”.
(2ª Coríntios.12:09) “ E disse-me a minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade pois me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo”
Viver na dependência de Deus é: viver acima dos nossos limites, das nossas capacidades, das nossas forças de nós próprios.
(Mateus 17:08) “ E erguendo eles os olhos a ninguém viram senão unicamente a Jesus”
Viver na dependência de Deus é não contares contigo mesmo, mas acreditar que com Ele você pode todas as coisas imaginarias, terás a força suficiente que porque és mais que vencedor naquele que te capacita, que te fortalece, que é tudo em ti e em nós.

Pense nisso e fortaleça-se na em Deus;
A graça do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,
E o amor de Deus,
E as doces comunhão e consolações do Espírito Santo,
Sejam com todos vós,
 E com todo povo de Deus espalhados sobre a face da terra,
Desde agora e para todo Sempre,
Amém. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras para EBI

Manancial - O SANGUE CARMESIM

Escola Bíblica – QUEM ERAM NEEMIAS, SAMBALATE, TOBIAS E GESÉM- Domingo 05 de Outubro de 2014