Estudo Bíblico - Revelação
Domingo
23 de Junho de 2013
Revelação
Sl 119.1-14; Ef 3.1-13;
2 Tm 3.14-17; Hb 1.1-4
Tudo o que sabemos sobre
o Cristianismo nos foi revelado por Deus. Revelar significa "tirar o
véu." Tem a ver com remover a cobertura e descobrir algo que está
encoberto.
O mesmo acontece com o
nosso conhecimento de Deus. A especulação fútil sobre Deus é mera tolice. Se
quisermos conhecê-lo de verdade, temos de depender daquilo que ele revela sobre
si mesmo.
A Bíblia declara que
Deus se revela de várias maneiras. Manifesta sua glória na natureza e por meio
dela. Revelou-se nos tempos antigos por meio de sonhos e visões. As marcas da
sua providência se manifestam nas páginas da História. Revela-se nas Escrituras
inspiradas. O ponto mais alto da sua revelação é visualizado em Jesus Cristo,
tornando-se ser humano – o que os teólogos chamam de "encarnação".
O autor da carta aos
Hebreus escreveu: Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de
muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo
Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o
universo. Hebreus 1.1,2.
Embora a Bíblia fale das
"diversas maneiras" em que Deus se revela, distinguimos entre dois
tipos principais de revelação – a geral e a especial.
A revelação geral é chamada assim por duas razões: (1) ela é geral no conteúdo e (2) é revelada para uma audiência geral.
Conteúdo
Geral
A revelação geral nos
proporciona o conhecimento de que Deus existe. "Os céus proclamam a glória
de Deus", diz o salmista. A glória de Deus é manifesta nas obras das suas
mãos. Essa manifestação é tão clara e visível que nenhuma criatura pode deixar
de percebê-la. Ela revela o poder eterno de Deus e sua divindade (Rm.1.18-23).
A revelação na natureza, porém, não proporciona uma revelação plena de Deus.
Não nos dá informações sobre o Deus Redentor que encontramos na Bíblia. O Deus
que se revela na natureza, entretanto, é o mesmo Deus que se revela na Bíblia.
Público
Geral
Nem todas as pessoas no
mundo já leram a Bíblia ou ouviram a proclamação do Evangelho. A luz da
natureza, porém, brilha sobre todos, em todos os lugarem em todo o tempo. A
revelação geral de Deus acontece diariamente. Deus nunca fica sem um testemunho
de si mesmo. O mundo visível é como um espelho que reflete a glória do seu
Criador.
O mundo é um palco para Deus. Ele é o ator principal, que aparece em primeiro plano e no centro. Nenhuma cortina pode fechar-se para obscurecer sua presença. Basta um olhar de relance na criação para se perceber que a natureza não é sua própria mãe. Não existe a tal "Mãe Natureza". A natureza em si mesma não tem poderes para produzir qualquer tipo de vida. A natureza, em si é estéril. O poder de produzir a vida reside no Autor da natureza – Deus. Colocar a natureza como a fonte de vida é confundir a criatura com o Criador. Todas as formas de adoração da natureza, portanto, são atos de idolatria e são abomináveis para Deus.
``A luz da força da revelação geral, todo ser humano sabe que Deus existe. O ateísmo envolve a negação total de algo que é reconhecido como verdadeiro. Por isso a Bíblia diz: "Diz o insensato no seu coração: Não há Deus." (Sl. 14.1). Quando as Escrituras tratam tão severamente o ateu, chamando-o de "insensato", elas estão fazendo um julgamento moral dele. Ser insensato, em termos bíblicos, não significa Ter pouco entendimento ou falta de inteligência; é ser imoral. Como o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, assim a negação de Deus é o máximo da loucura.
O mundo é um palco para Deus. Ele é o ator principal, que aparece em primeiro plano e no centro. Nenhuma cortina pode fechar-se para obscurecer sua presença. Basta um olhar de relance na criação para se perceber que a natureza não é sua própria mãe. Não existe a tal "Mãe Natureza". A natureza em si mesma não tem poderes para produzir qualquer tipo de vida. A natureza, em si é estéril. O poder de produzir a vida reside no Autor da natureza – Deus. Colocar a natureza como a fonte de vida é confundir a criatura com o Criador. Todas as formas de adoração da natureza, portanto, são atos de idolatria e são abomináveis para Deus.
``A luz da força da revelação geral, todo ser humano sabe que Deus existe. O ateísmo envolve a negação total de algo que é reconhecido como verdadeiro. Por isso a Bíblia diz: "Diz o insensato no seu coração: Não há Deus." (Sl. 14.1). Quando as Escrituras tratam tão severamente o ateu, chamando-o de "insensato", elas estão fazendo um julgamento moral dele. Ser insensato, em termos bíblicos, não significa Ter pouco entendimento ou falta de inteligência; é ser imoral. Como o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, assim a negação de Deus é o máximo da loucura.
Semelhantemente o
agnóstico nega a validade da revelação geral. O agnóstico, porém, é menos
berrante que o ateu. Ele não nega terminantemente a existência de Deus. Pelo
contrário, ele declara que as evidências são insuficientes para se decidir de
uma maneira ou de outra quanto à existência de Deus. Prefere suspender seu
julgamento, deixando o tema da existência de Deus uma questão em aberto. À luz
da clareza da revelação geral, entretanto, a posição do agnosticismo não é
menos abominável para Deus do que a do ateísta militante.
Para qualquer pessoa,
porém, cuja mente e coração estão abertos, a glória de Deus é maravilhosa de se
ver – desde os bilhões de universos no firmamento, até as partículas
subatômicas que formam a menor das moléculas. Que Deus incrível nós servimos!
Sumário
1. O cristianismo é uma
religião revelada.
2. A revelação de Deus é
uma auto-manifestação. Ele remove o véu que nos impede de conhecê-lo.
3. Não podemos conhecer
a Deus por meio de especulação.
4. Deus se revelou de
várias maneiras ao longo da História
5. A revelação geral é
comunicada a todos os seres humanos.
6. O ateísmo e o
agnosticismo são baseados na negação daquilo que as pessoas sabem ser a
verdade.
7. A insensatez tem por
fundamento a negação de Deus.
8. A sabedoria tem por
fundamento o temor de Deus.
Pense nisso!
Do seu Pastor: Samuel José dos
Santos Filho
A graça do Nosso Senhor e Salvador Jesus
Cristo,
E o amor de Deus,
E as doces comunhão e consolações do
Espírito Santo,
Sejam com todos vós,
E com todo povo de Deus espalhados
sobre a face da terra,
Desde agora e para todo Sempre,
Amém.
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