Estudo Bíblico - Temor ao Senhor

Domingo 24 de novembro de 2013
Temor ao Senhor
Texto Bíblico: Provérbios 1.17

Introdução
Temer ao Senhor não significa ter medo de Deus, mas respeitá-lo como um filho honrado respeita seus pais terrenos. Assim como este respeito agrada aos pais, o filho de Deus que teme ao Pai muito o alegra.
O temor do Senhor é reverência, é obediência aos preceitos divinos e observância da sua palavra;é o caminho que conduz à vida e à segurança; é certeza de estar sempre na presença de Deus. Por isso mesmo, o filho de Deus que teme ao Senhor rende-lhe culto com o seu viver e éconstantemente grato pela sua graça e misericórdia. Ele glorifica a Deus com a sua fé. Crê no Senhor e na sua Palavra; é submisso a ela e a coloca em prática.
Aquele que teme ao Senhor busca ter um relacionamento de intimidade com Ele semelhante o filho com seus pais aqui na terra (3.32). Temer ao Senhor éconhece-lo na sua essência e proclamar o seu santo nome de forma torná-lo conhecido aos homens.

1. O temor do Senhor encaminha para a vida
Quando o bebê começa a perceber as coisas e pessoas à sua volta, a balbuciar as primeiras palavras, tem início o processo de encaminhamento para a vida. Nessa fase os pais começam a se preocupar com o futuro do seu filho, em qual escola ele irá estudar, que carreira irá seguir e assim por diante.
Poderíamos chamar Provérbios 22.6de um micromanual que ensina como encaminhar o homem para a vida: Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, atéquando envelhecer, não se desviará dele.Esse caminho é o temor do Senhor, que encaminha para a vida (19.23).
Encaminhar é mostrar o caminho, pôr no bom caminho, aconselhar para o bem. É também conduzir, dirigir e guiar pela palavra de Deus. Não temer ao Senhor é loucura, é descaminho; é perder-se ao longo da vida. Pior que isto, é cair nos laços da morte (14.12,27; 16.25).
Por intermédio da sua palavra, Deus tem mostrado o caminho que conduz o homem à vida: Jesus. Provérbios 8 revela a Sabedoria personificada no Filho de Deus. Lendo João 1.1-18 e 14.6 entendemos que este é o caminho para a vida eterna.
O modo de o Pai falar com seus filhos – eu e você – é: “Filho meu”. A orientação do Pai é esta: se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,
para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus (2.1-5). O bom encaminhamento para a vida depende da aceitação, obediência e prática dos mandamentos do Senhor. Em suma, do cumprimento da sua Palavra.

2. Permaneça no temor do Senhor todo dia
Você já teve a oportunidade de conhecer alguma pessoa que andou certinha boa parte da sua vida. Mas, chega um dia em que você toma conhecimento de que essa mesma pessoa “virou a cabeça”. Mudou repentinamente seu comportamento de “certinha” e passou para “o lado errado”. No sentido figurado é o que significa virar a cabeça.
Por causa do pecado, todo homem está sujeito a cair, a desviar-se para o mal. Mas você pode evitar que isto aconteça com a sua vida: O teu coração não inveje os pecadores.Não queira fazer o que eles fazem. Pode haver prazer no que eles fazem, mas é insensato e não há esperança para o seu fim (24.20). Porém a orientação é manter o temor do Senhor no coração continuamente. Literalmente, o dia inteiro, todos os dias: antes permanece no temor do Senhor todo dia(23.17). O homem que assim procede será bem-aventurado (28.14);alcançará a felicidade ao extremo e será bem sucedido.
Qualquer que seja o convite, qualquer que seja a proposta para o mal esteja certo: não acabará bem (1.10-19,26,32). Se escolher o temor do Senhor você viverá bem por muitos dias. Você será muito feliz (10.27; 28.14). Provérbios chama de galardão o resultado da vida que o homem alcançar. Se proceder bem, será coroado. Se proceder mal o galardão – o prêmio, o resultado, as consequências – serão a desgraça, a perdição (24.14; 10.27, 29; 13.13; 15.9).

3. Não confie no seu conhecimento
Não importa de onde o homem adquira seu conhecimento. Se na melhor universidade do mundo, se num laboratório científico, ou mesmo na Palavra de Deus. É preciso ser humilde e reconhecer que toda a sabedoria e conhecimento provêm de Deus: então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento” (2.5-6). Deus é insondável e o homem nada poderia saber a Seu respeito se Ele mesmo não nos revelasse o necessário em Sua palavra. Na Palavra de Deus o homem achará o que de Deus se pode saber com segurança. E nesta mesma Palavra o homem chega ao conhecimento e entendimento de Deus. A ciência e os livros não podem revelar Deus ao homem.
Ao ingressar na universidade, alguns jovens ou mesmo pessoas já amadurecidas são seduzidos pelo conhecimento, e acabam entrando pelo caminho da incredulidade no saber divino. Depois de alguns anos de estudo, pensam que todo o conhecimento que agora possuem foi adquirido por si mesmos. Por esta vaidade acabam distanciando-se de Deus e desviando-se dos Seus caminhos. Abandonam o temor do Senhor. Enredam-se em conhecimento e sabedoria humanos.
O homem, por si só, não pode dirigir os próprios passos. O conhecimento que vem de Deus é uma dádiva para o homem que busca a verdadeira sabedoria. E o temor do Senhor é o seu começo (1.7).

4. Viva em segurança
Aquele que se recusa a crescer no conhecimento de Deus, a aprender a sua palavra, torna-se presa fácil do pecado. Acabará em ruína (10.29), será apanhado pelos laços da morte (14.27) e cairá no mal (28.14).
Estamos vivendo os últimos dias e os tempos difíceis (2Tm. 3.1), os quais têm sido marcados pela insegurança abrangendo todas as áreas da vida humana. O homem que não teme a Deus vive assustado pelas calamidades, pelos perigos, pela violência, pela possibilidade de qualquer coisa ruim lhe acontecer. Falta-lhe paz interior.
Alguns depositam sua confiança nos bens que possuem, fazendo deles a sua segurança. Mas a morte põe um fim em tudo (11.4,7,28).
O homem que teme ao Senhor adquiriu a sabedoria divina. Esta sabedoria faz com que ele habite em segurança.Estará livre do temor do mal (1.33; 19.23). O caminho do Senhor é, ao mesmo tempo, fortaleza e refúgio para seus filhos (10.29 e 14.26).

5. Receba elogios de Deus
No poema que descreve a mulher virtuosa (31.10-31) beleza e a formosura são citadas como virtudes externas e passageiras. Por isso, de pouco ou nenhum valor.
O contexto em que vivemos revela a valorização equivocada da beleza física masculina e feminina. Padrões consagrados pela mídia são transformados em alvos a serem conquistados a qualquer custo. Essa busca tem custado vidas, nas diversas cirurgias plásticas, dietas exageradas, ingestão de produtos objetivando a modelação do corpo, entre outros procedimentos.
Homem e mulher que possuem a sabedoria de Deus serão elogiados tanto pelos homens quanto pelo Senhor. Provérbios 31.30 revela onde está o verdadeiro valor: o temor do Senhor.

Para pensar e agir
Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido. O homem de bem alcançará o favor do Senhor, mas o homem de perversas imaginações ele condenará (12.1 e 2).
Qualquer explicação para os erros do homem será mera desculpa diante do Senhor. Só existem duas formas de viver: com sabedoria ou com estupidez. Ser sábio é temer a Deus. O estúpido rejeita Deus e a sua Palavra. Usa sua mente para o mal. Por isso mesmo recebe de Deus a condenação. No seu fim é de todo destruído.
O bom encaminhamento para a vida e a solução para os problemas do homem estão nestas palavras: temer ao Senhor. Você precisa conhecer a Deus. Deus se revela na sua palavra. Se você conhece a Deus sabe que deve viver longe do mal e afastar-se dos caminhos tortuosos e do homem mau. Não trilhá-los é agir com sabedoria. Não buscar, nem andar em má companhia é prudência.
Você precisa ler a bíblia para aprender a palavra de Deus. Em aprendendo, deve colocá-la em prática. Há uma linda canção, interpretada pelo saudoso irmão Sérgio Pimenta, que já está na glória, cuja letra é o texto de João 14.21 – Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele queme ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Escolha, pois, viver com sabedoria, temendo ao Senhor.

Leituras Diárias:
segunda-feira
Provérbios 2.1-5
terça-feira
Provérbios 8.13;9.10
quarta-feira
Provérbios 10.27-29
quinta-feira
Provérbios 14.2,26,27
sexta-feira
Provérbios 15.9,16,33
sábado
Provérbios 16.6,7;1.23;22.4
domingo
Provérbios 24.21;2814;31.30

Pense nisso!
Do seu Pastor: Samuel José dos Santos Filho
A graça do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,
E o amor de Deus,
E as doces comunhão e consolações do Espírito Santo,
Sejam com todos vós,
 E com todo povo de Deus espalhados sobre a face da terra,
Desde agora e para todo Sempre,

Amém. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras para EBI

Manancial - O SANGUE CARMESIM

Escola Bíblica – QUEM ERAM NEEMIAS, SAMBALATE, TOBIAS E GESÉM- Domingo 05 de Outubro de 2014