Escola Bíblica Dominical - A Humildade - Domingo 23 de fevereiro de 2014
Domingo 23 de fevereiro de 2014
A Humildade
A palavra
"humildade" e as suas formas (humilhado, humilhação, humildemente,
humilha, etc.) é usada mais que 70 vezes pela Bíblia. O uso numeroso desta
palavra pela Bíblia nos dá uma idéia da sua importância para nós.
Pode ser que a humildade
signifique qualidades diferente para pessoas diferentes. Olhando no dicionário
entendemos que essa virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza (Aurélio)
é uma qualidade boa na vida de qualquer pessoa. O humilde é comparado a uma
pessoa respeitosa, reverente e submissa. Como uma pessoa pobre não pode se
gloriar de grandes posses, uma pessoa humilde não se gloria de grandes
qualidades.
O que significa essa palavra na
Bíblia?
Examinando quais palavras são
usadas por Deus na inspiração da Sua Bíblia para expressar essa qualidade de
humildade, podemos aprender muito. Queremos examinar as palavras usadas tanto
no Velho Testamento quanto no Novo Testamento. Assim podemos tirar as nossas
próprias conclusões.
Quando essa palavra está usada
no Velho Testamento pode significar:
Sentir-se menos em mente, ser
brando; ou em circunstancia, pobre ou piedoso ! subjetivo - #6035, Strongs.
Esse significado é a raiz de 6038 e 6031.
condescendência
("humildade" - Prov. 15:33; 18:12; 22:4), que é de ceder
voluntariamente. Se um homem faz isto é chamado modéstia. Se o divino faz isto
é chamado clemência (#6038, Strongs) .
Rebaixamento voluntário ou
forçado, submissão ("humilhar-te" ! Êx. 10:3; Deut 8:2,3, 16;
"humilhado" ! Deut 21:14; "humilhou" ! Deut 22:24,29;
Ezequiel 22:11; "humilhai-as" Juízes 19:24; "humilhava" !
Sal. 35:13; "humilharam" ! Ezequiel 22:10; - #6031, Strongs)
Dobrar o joelho, conquistar
("se humilhar" ! Lev 26:41; II Cron. 7:14; "se humilha" ! I
Reis 21:29; "te humilhaste" ! II Reis 22:19; "se
humilharam" ! II Cron.12:6; 30:11; "se humilhavam" ! II Cron.
12:7; "humilhando-se" ! II Cron. 12:12; "se humilhou" II
Cron. 32:26; 33:12,23; 36:12; "se humilhasse" ! II Cron. 33:19;
"se humilhara" II Cron. 33:23; "te humilhaste" ! II Cron.
34:27 ! #3665, Strongs).
Aquele que sente-se menos em
mente, ou em circunstancia ! objetivo - ("aflitos" ! Sal. 9:12;
"humildes" ! Sal. 10:12; "mansos" ! Sal. 10:17; 34:2 !
#6041, Strongs).
Ser rebaixado, ser degradado !
( "se inclina"- Sal. 113:6; "ser humilde" ! Prov. 16:19;
"se abate"- Isaías 2:9; "te abaterem" ! Jó 22:29;
"humilhai-vos" ! Jer. 13:18 - #8213, Strongs).
Se rebaixar
("humilhaste"- Daniel 5:22, # 8214, Strongs).
Baixeza ("humilde"-
Jó 22:29 - #7807, Strongs).
Quebrado, contristado ("se
humilharam"- Jer. 44:10 - #1792, Strongs)
Prostrar-se, adorar ("me
inclino" ! II Sam 16:4 - #7812)
Ser modesto
("humildemente" ! Miquéias 6:8 - #6800)
Si pisar
("humilha-te" ! Prov. 6:4, #7511, Strongs)
Se diminuir ("se
abate" ! Lam 3:20, #7743, Strongs)
Se agachar
("abaixa-se"- Sal. 10:10, #7817, Strongs)
Quando essa palavra é usada no
Novo Testamento, pode significar:
As palavras em grego usadas
para descrever a virtude de humildade são todas relacionadas umas com as
outras. Examinaremos em detalhe somente duas destas palavras gregas. Os demais
versículos das outras palavras gregas dariam sentido quase igual com essas
palavras e, portanto, somente daremos um resumido espaço a elas.
#5011 (Strongs) Ser deprimido
(abatido, enfraquecido) em circunstancias (pobreza) ou em disposição (atitude).
Os seus usos pelo Novo Testamento:
Cristo é nosso exemplo
primário:
Mat. 11: 29, "que sou
manso e humilde de coração" (de atitude) ! Isaías 53:2,3, "Era
desprezado, e o mais rejeitado entre os homens"; 42:3 "A cana
trilhado não quebrará, nem apagará o pavio que fumega;" (Mat. 12:20)
Lucas 1 :52, "elevou os
humildes" (pobres) como Maria. Apesar de sua baixa estimação pela
sociedade (Luc. 1:48), Deus a usou como um maravilhoso instrumento para operar
a Sua vontade para toda a humanidade que crê. Assim Deus opera ainda hoje (I
Cor. 1:26-29, "não são muitos os sábios , ... poderosos, ... nobres que
são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as
sábias; ... as coisas fracas para confundir as fortes; ... as coisas vis e
desprezíveis, e que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne
glorie perante Ele.")
Humildade É O Nosso Dever
Romanos 12:16,
"Sede unânimes entre
vós;" - não é o ecumenismo que está sendo ensinado neste versículo. O que
está sendo ensinado é aquela atitude demonstrada por Jesus e os demais santos
bíblicos. Jesus mesmo disse: "Portanto, tudo o que vós quereis que os
homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas"
(Mateus 7:12). A mesma verdade aprendemos com Tiago quando disse:
"Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu
próximo como a ti mesmo, bem fazeis" (Tiago 2:8). Perante os olhos de Deus
todos somos igualmente pecadores, e todos precisam se arrepender de seus
pecados crendo pela fé em Cristo.
Em vista disso a Bíblia diz:
"...não ambicioneis coisas altas..." Romanos 12:7. Ainda em Gálatas
6:2 Paulo diz: "Levai as cargas uns dos outros ..." Em Tiago 1:27
podemos ler: "Visitar os órfãos e as viúvas na suas tribulações ...".
Aprendemos então que não devemos ter pretensões superiores sobre os nossos
semelhantes.
Podemos notar registrado em
Mateus as preciosas lições de humildade ensinadas por Jesus aos seus
discípulos: "Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis
que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem
autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser
entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser
ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser
servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos" (Mateus
20:25-28).
"...mas acomodai-vos às
humildes..." (Romanos 12:16). Também devemos gostar da companhia dos
pobres e dos que são despojados de quaisquer qualificações, Tiago 2:1-5. Em
Provérbios. 3:7 podemos observar o sábio conselho de Salomão: "Não sejas
sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal".
Humildade É A Obra de Deus
Em II Cor. 7:6 diz: "Mas
Deus, que consola os abatidos..." Os cristãos que têm tribulações,
pobreza e sentimentos de fraqueza, sem dúvida alguma usufrui da companhia do poderoso
Consolador, o próprio Deus.
O sábio tem a sua sabedoria
para lhe consolar.
O forte tem a sua força para
lhe consolar.
O rico tem a sua riqueza para
lhe consolar.
Porém, os fracos podem conhecer
a beneficência, juízo e justiça do próprio Deus. Este é o consolo que o abatido
pode gloriar-se (Jer. 9:23,24). Porém, não se glorie de sua pobreza, mas em
Deus. A pobreza pode ser um fator convincente da sua necessidade de Deus, mas a
glória deve ser dada a Deus.
Em Tiago 4:6 e em I Pedro 5:5
lemos: "Deus dá graça aos humildes" . Deus ampara os
desamparados e os humildes. Os que se julgam auto-suficiente, não precisam
de amparo. Deus dá ajuda em tempo oportuno aos humildes. Os que se julgam
poderosos, não precisam de graça. A graça de Deus sempre está ao lado dos
espiritualmente fracos e necessitados. Veja o que Jesus disse a respeito disso
em Marcos 2:17 e também em Lucas 5:32 Aos que se julgam perfeitos não
precisam de misericórdia. Jesus Cristo está pronto para salvar todos aqueles
que estão conscientes de sua falência espiritual. Veja esta grande verdade em
Hebreus 4:15,16. Quando o pecador chega a conclusão da sua precária condição
espiritual diante de Deus, então só resta chegar ao trono da graça para obter a
misericórdia divina. Reconhecer a sua necessidade espiritual é dadiva de Deus.
É aconselhável que os humildes
conheçam a importância desta ajuda: não há virtude na qualidade de ser pobre e
fraco. Essas condições porém revelam a necessidade da ajuda divina. Certamente
que a ajuda divina vem quando o pecador em qualquer circunstância chega ao
trono da graça. Diante do trono da graça os humildes e miseráveis,
espiritualmente falando, devem lançar sobre Ele as suas ansiedades (I Pedro
5:7-9); aproveitar dos sábios conselhos da Palavra de Deus (Sal. 19:9-11); ser
mais obediente à Palavra do Senhor com determinação e fé (Fil. 4:6-9). Essa é a
ajuda que todos recebem de Deus quando O procuram.
O Exemplo de Paulo nos Ensina
Em II Cor. 10:1 encontramos o
apóstolo Paulo dizendo: "...quando presente ... sou humilde". Em
nenhuma ocasião Paulo se achava um bonitão ou um auto-suficiente. Depois de sua
conversão a Cristo, Paulo despiu-se de todo orgulho carnal e de todas vantagens
que tinha em sua vida religiosa. Antes de aceitar Cristo, Paulo usufruía de
muitas vantagens e prestígios em sua vida religiosa. Veja o que ele mesmo
disse: "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na
verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do
conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas
estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E
seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela
fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé..." (Gálatas
3:7-9). Depois de convertido Paulo tinha as provações e sofrimentos que eram
marcas de um discípulo sincero que fez ele sentir as suas fraquezas (II Cor.
11:23-30; Gal. 6:17).
Conforme acabamos de ver, o
apóstolo Paulo poderia confiar muito na carne. Vantagens não lhe faltava. Ele
era circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamin,
hebreu de hebreus; segundo a lei, foi fariseu; segundo o zelo, perseguidor da
igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível (Fil. 3:4-6). Todavia,
no seu ministério, ele não usou sublimidade de palavras ou de sabedoria, mas,
sentiu-se em fraqueza, e em temor e em grande tremor. A sua palavra, e a sua
pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em
demonstração de Espírito e de poder (I Cor. 2:1-5). Paulo se considerava
crucificado com Cristo (Gal. 2:20). A sua glória era na cruz de Nosso Senhor
Jesus Cristo, pelo qual o mundo estava crucificado para ele e ele para o mundo
(Gal. 6:14; I Cor. 2:2, "Porque nada me propus saber entre vós, senão a
Jesus Cristo, e Este crucificado."). Paulo sentia-se humilde para consigo
mesmo, mas ousado com a verdade (II Cor. 10:1, "ousado para
convosco").
A atitude de Paulo para com as
fraquezas, as injurias, as perseguições e as angustias, é uma lição para o
Cristão. Se essas fraquezas ensinam o convertido em Cristo a se aperfeiçoar no
poder de Deus mediante a fé no Senhor Jesus, então ele pode sentir prazer nelas
(II Cor. 12:5-10). Também o Cristão é ensinado pelo exemplo de Paulo, que, por
mais usado seja no ministério, a glória toda pertence a Deus.
Temos Um Consolo
Tiago 1:9, "glorie-se o
irmão abatido" (Tiago 5:6).
Por que este deve gloriar-se?
Porque quando nos humilhamos somos exaltado por Deus. Vamos examinar o que
Pedro disse: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que
a seu tempo vos exalte" (I Pedro 5:6). Quando chegamos no auge de nossa
falência espiritual, sentindo a falta de prestígio social e desprezo dos
homens, então deixamos de confiar plenamente na carne e voltamos a buscar as
infinitas misericórdias do bondoso Deus.
Por que o humilde é exaltado?
Porque ele tem a sabedoria, o amparo, a graça e a misericórdia de Deus! Esses
são atributos que os orgulhosos e os auto-suficientes nunca podem conhecer.
Aprendemos então que há grandes
bênçãos em nossas fraquezas e limitações. Sem dúvida alguma que há grandes
vantagens ao conscientizar-nos de nossas limitações diante de Deus. O apóstolo
Paulo disse: "...me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite
o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas
necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando
estou fraco então sou forte" (II Coríntios 12:9-10). Quando os crentes
sentem em si mesmos "lixos" espirituais então recorrem ao trono
da graça, e o Senhor os exaltam com consolo e sabedoria que jamais a força
humana poderia atingir.
Como está a sua atitude de si
mesmo? Necessita do amparo divino? O que Ele oferece é um maior conhecimento de
Si mesmo. Isso basta?
Uma outro palavra grega que
queremos estudar é:
Baixeza de mente, modéstia -
#5012, Strongs. Os seus usos pelo Novo Testamento:
Humilde Como Paulo
Atos 20:19, "Servindo ao
Senhor com toda a humildade". Exemplos de uma vida humilde na vida do
apóstolo Paulo:
Atos 13:6-12 - confronto com
Elimas, o mágico em Chipre
Atos 13:45-47, 50-52 -
confronto com judeus invejosos - Antioquia
Atos 14:2-7 - confronto com
judeus invejosos ! Icônio
Atos 14:19,20 - confronto com
judeus invejosos ! Listra Paulo não se exaltou, mas teve a ousadia em obedecer
a Palavra de Deus e cumprir a sua vocação fielmente. Aprendemos que
"servindo ao Senhor com toda a humildade" não significa que é errado
apontar e confrontar o erro. A humildade nunca deve ser confundida com a
frouxidão. O servo de Deus que serve "ao Senhor com toda a humildade"
pode expor o erro. Paulo corajosamente confrontou o erro e exemplificou grande
ousadia em seu ministério, mas, mesmo assim testemunhou-se serviu "ao
Senhor com toda a humildade
Os servos de Deus vivem nos
dias de hoje com este grande dilema. Muitos confundem humildade com a falta de
coragem de expor publicamente o erro da humanidade. Há até mesmo nos dias de
hoje pastores light Os membros das igrejas exigem dos pregadores pregações
light. Light, segundo o dicionário Aurélio, significa moderado, não radical.
Porém o Senhor Jesus numa calorosa pregação, Ele repetidas vezes chamou os
fariseus e os escribas de hipócritas. Veja o capítulo 23 de Mateus. Jesus não
foi light em suas pregações. E ninguém pode negar que Jesus era humilde e manso
de coração, Mateus 11:29.
Humildade É O Dever do Cristão
Efés. 4:1,2 ! "Andar digno
da vocação ... com toda a humildade". A nossa vocação, tanto a sua chamada
quanto o seu desempenho, não é pelas qualidades superiores do homem ou pelas
espertezas da sabedoria humana (I Cor. 2:4,5, "A minha palavra, e a minha
pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana"; II
Cor. 3:5, "a nossa capacidade vem de Deus; Efés. 3:7, "dom da graça
de Deus ... segundo a operação do Seu poder"; II Cor. 4:4-6,
"não nos pregamos a nós mesmos"). Devemos usar tudo que Deus nos dá
para a sua glória lembrando-nos no mesmo instante que sempre temos pecado e
fraquezas (Romanos 7:24; Col. 2:6).
Para andar com modéstia, não é
necessário negar nossos talentos ou nossos dons. A humildade não deve negar a
existência de uma capacidade nem o seu uso. Modéstia não pode transformar a timidez
em uma virtude. Devemos ser obedientes de alma e de todo o coração! Todavia um
dos segredos da humildade é reconhecer os talentos e dons nos outros, Fil.
2:1-8. Mesmo obedecendo a Palavra de Deus, usando as qualidades que Deus tem
nos dado, não faz que somos mais do que os outros, I Pedro 3:8,
"afáveis"; 5:5.
Na realidade, somente podemos
ser obedientes com uma atitude correta para com as nossas capacidades e as dos
outros, se somos guiados pelo Espírito Santo (Col. 3:12-13). Será observado que
essas qualidades com quais devemos andar dignos da nossa vocação, com toda a
humildade, são aquelas qualidades listadas em Gálatas 5:22, ou seja, o fruto do
Espírito Santo.
A humildade verdadeira não é
uma atitude produzida pela filosofia humana, mas pela influência do Espírito
Santo na vida Cristã. Portanto não procure ter as qualidades do Espírito Santo
sem ter o próprio Espírito. É necessário conhecer Cristo como seu Salvador para
conhecer o Espírito Santo na sua vida. Se conhece Cristo, já tem o Espírito Santo
(Romanos 8:9). Se já conhece Cristo, cresce na graça e verá que as qualidades
de Cristo serão manifestas na sua vida, inclusive essa qualidade de modéstia.
Se não conhece Cristo, roga a Deus que Ele seja misericordioso para salvar mais
um pecador.
Existem Cuidados sobre O
Assunto
Colossenses 2:8-23 ! v. 18,
"pretexto de humildade". Existe uma humildade que não é verdadeira,
que é usada para fins não lícitos. Essa falsa humildade é fruto das filosofias
e vãs sutilezas segundo os rudimentos do mundo. Os pretextos da falsa humildade
procuram melhorar o homem para que ele possa merecer a salvação ou possa
melhorar a sua posição diante de Deus. A humildade falsa segue as regras do
homem ou da religião e não Cristo (v. 8). A intenção dessa humildade
voluntária, ou seja, aquela filosofia que tem a sua origem na vontade do homem,
é de fazer aparecer os atributos de Cristo sem ter o próprio Cristo. Os
pretextos de humildade têm o propósito de impressionar Deus. Os pretextos de
humildade não levam ninguém a ser salvo pois podem faltar o principal: a nova
natureza ou a genuína conversão em Cristo. Se tiver a nova natureza, já não é
necessário melhorar a posição em Cristo, pois, para com Deus, estar em Cristo
basta. Verdadeiramente, os pretextos de humildade são somente para a satisfação
da própria glória do homem (v. 18, "carnal compreensão"; v. 23,
"satisfação da carne").
Uns exemplos de como os
pretextos são somente da carnal compreensão ou a satisfação da carne, são as
vidas austeras dedicadas às privações nos mosteiros e nos conventos, a severa
auto flagelação durante a páscoa nas ilhas Filipinas, as duras penitências dos
católicos, as proibições de usar cores vivas na vestimenta, abstinência de
eletricidade nos lares, privações de motores e máquinas na vida dos Amish, e as
longas listas de várias regras e rígidas proibições do neo-pentecostalismo,
etc. Nenhumas dessas atividades, por mais sinceras que sejam, jamais levam
alguém a ser mais como Cristo na obediência das Escrituras.
É necessário ter Cristo para
ser salvo e para agradar Deus na adoração verdadeira. Em Cristo habita
corporalmente toda a plenitude da divindade e não nas filosofias segundo os
homem (v. 9). O pecador é salvo por Cristo, e assim, não falta nada para
agradar Deus. Portanto os salvos não precisam das vãs sutilezas do homem (v.
10). É desnecessário toda e qualquer obra do homem para a salvação. A obra
vicária de Cristo basta para a salvação e também para a vida cristã. Portanto,
não necessitamos qualquer obra oriunda da tradição dos homens para estes fins
(v. 11). O poder de Deus transforma a vida dos salvos para ser o que deve ser
pública e espiritualmente sem a adição de qualquer melhora que a compreensão do
homem possa sugerir (v. 12,13).
O necessário é Cristo. Foi
Cristo quem riscou a cédula (nota promissória), na qual constava toda a dívida
do pecador descrita pela lei de Moisés. Moisés pela lei descreveu a imensa
dívida que o pecador tinha para com Deus. O homem conspurcado ou enlameado em
seus pecados jamais poderia saldar esta dívida. Jesus Cristo anulou este
documento que constava a dívida do homem, (v. 14). Cristo, sozinho, e somente
Ele, despojou todos os principados e potestades e deles triunfou pelo Seu
próprio poder, não necessitando alguma ajuda do homem para completar a vitória
(v. 15). Deus fica plenamente satisfeito pelos que estão em Cristo; e
as filosofias, as tradições, as cerimônias, os rituais e as privações segundo
os rudimentos do mundo em nada podem melhorar o que já é perfeito.
Não é por comer ou deixar de
comer; por beber ou deixar beber; por participar ou deixar de participar de uma
festa especial; por cultuar ou deixar de cultuar a lua nova ou por guardar ou
não o sábado que faz o cristão ter os atributos corretos (v. 16). O essencial é
estar em Cristo para agradar a Deus. Quando o cristão está em Cristo o Espírito
Santo o transforma à Sua imagem (Col. 3:10). Sendo assim, o crente não precisa
de nenhuma regra como: não toques, não proves, não manuseias (Col. 2:21).
Se o homem depende das obras de
humildade para ser salvo ou para agradar a Deus, certamente é um grande
ignorante que está seguindo a sua carnal compreensão e não está ligado à
Cristo. Cristo é O único cabeça pelo qual o pecador chega a Deus (Col. 2:18-19;
João 14:6).
É muito mais fácil praticar
pretextos de humildade, elaborar doutrinas e preceitos dos homens (v. 22), do
que submeter-se a Cristo para a salvação e para servi-lo com uma adoração
pública e sincera. Para ser salvo é necessário conhecer Cristo mediante o arrependimento
e fé nele. Para agradar Deus na adoração correta é preciso conhecer bem as
doutrinas da Palavra de Deus. É necessário ser ligado à cabeça e crescer nEle.
Só assim crescerá em aumento de Deus (v. 19; Efésios 4:11-16). Sem esse
crescimento, só haverá no homem as aparências de sabedoria que agradam apenas a
carne.
O cristão não será julgado
pelos seus pretextos de humildade, mas pela própria Palavra de Deus. O pecador
deve conhecer Cristo como Salvador e Senhor para agradar Deus e assim terá a Sua
salvação. Certamente Deus se agradará do pecador que entrega totalmente a sua
vida a Cristo, fazendo uma renúncia completa e irrestrita de tudo o que tem.
Jesus mesmo disse: "Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo
quanto tem, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:33).
Você está em Cristo? A
humildade é importante na vida cristã, mas de nenhuma maneira nos salva. A
humildade somente manifesta as qualidades de Cristo naqueles que já estão nEle
e que estão sendo transformados mais e mais à sua imagem. A humildade é o resultado de
estar em Cristo e não a causa da salvação ou crescimento na
santificação. Em outras palavras, quando se está em Cristo como Único e
Exclusivo Salvador, então inevitalmente a humildade e santificação serão as
suas marcas.
Vamos examinar brevemente as
outras palavras gregas usadas para ensinar sobre o humildade no Novo
Testamento.
Baixeza de condições
(capacidades) e coração (atitude de si) - #5013. Os seus usos pelo Novo
Testamento:
Mat. 18:4, "humilde";
23:8-12, "humilhado" Aprendemos que as regras do reino de Deus é
diferente das regras do mundo (I João 2:16) ;
Luc. 3:5, "se
aplanarão". Deus pode abaixar o que se exalta (Daniel 4:37);
Luc. 14:11,
"humilhado"; 18:14, "humilhado". Aprendemos que o regimento
no reino de Deus é diferente do que o do mundo, I João 2:16;
II Cor. 11:7,
"humilhando-me a mim mesmo". Aprendemos que trabalhar sem salário é
humilhante. A igreja tem obrigação de fazer o que é digno, até em dobro, para
com aquele chamado que trabalha entre ela (I Tim 5:17). O servo de Deus é
pronto para humilhar-se (trabalhar sem receber), mas a posição dos que são
ensinados por ele, não devem permitir que isso aconteça (Gal. 6:6);
II Cor. 12:21, "me
humilhe". O fruto da obra é o gozo e a coroa do obreiro (Fil. 4:1). O
obreiro se entristeça por não ter o fruto esperado;
Em Filipenses 2:8 a Bíblia diz
que Jesus "humilhou-Se". Em Atos 8:33 Lucas cita o profeta Isaías
53:8 onde diz que Jesus foi tirado da terra. Isto é, Jesus foi morto pelos
homens maus. Jesus se humilhou como nenhum outro ser no universo. Ele, como o
Jeová Todo-Poderoso, se cansou, João 4:6; Jesus sendo o Onipotente Deus não
sabia o dia de sua volta aqui na terra, Marcos 13:32; Jesus Cristo sendo o
Onipresente Deus, João 3:13 não estava presente na morte de Lázaro; o Divino
conheceu fome, sede, choro e morte. Se o supremo Jesus, sendo o próprio Deus
Divino se fez pecado por nós, então nós devemos agüentar resignadamente as
fraquezas dos irmãos (Efés 4:32)!;
Fil. 4:12, "abatido".
Paulo sofreu em sua carne a mais amarga experiência do abatimento. Ele foi
desprezado, Atos 14; tinha um espinho na carne, II Cor. 12:7-9; foi
escandalizado, II Cor. 11:29; conheceu fome, Atos 20:34.
Tiago 4:10,
"Humilhai-vos". É difícil nos humilhar, nos arrepender e ter vergonha
do erro, mas essa atitude funciona; I Pedro 5:6, "Humilhai-vos".
Baixeza em posição (baixa
estimação diante dos outros) ou em sentimento (meigo) ! #5014, Strongs. Os seus
usos pelo Novo Testamento:
Lucas 1:48, "na
baixeza"; Atos 8:33, "humilhação" ; Fil. 3:21, "corpo
abatido". Não devemos gloriar nos muito neste corpo. O pecado reside nele,
Romanos 7:18,23; Tiago 1:10, "abatimento". É uma vergonha viver uma mentira
e colocar prioridades no que é temporal, por isso, é uma glória para um rico em
bens materiais ser feito fraco.
Depois de estudar estas
palavras hebraicas e gregas que são traduzidas em humildade e as suas variadas
formas, entendemos que !humildade? trata-se de uma forma ou outra de rebaixar.
Esse rebaixamento pode ser forçado (como por exemplo, ser vencido por alguém ou
algo mais forte; ser pobre por natureza ou por falta de capacidade), ou pode
ser rebaixamento voluntário (como por exemplo, piedade, modéstia ou assumir uma
atitude de humildade). Essa condição é louvável na medida que o humilde procura
o trono da graça para aprender de Cristo. A modéstia não faz da timidez uma
virtude, mas reconhece os talentos que Deus tem dado e procura usá-los para a
glória de Deus. Essa boa condição também procura reconhecer as qualidades que
Deus tem dado aos outros. Somos avisados também que não é a humildade que nos
faz ser aceitos diante de Deus, mas o fato de estarmos em Cristo. Estando em
Cristo, teremos as qualidades necessárias que provêm Dele, incluindo a
humildade. A humildade não é fruto de filosofias do homem, mas o fruto da obra
do Espírito Santo trazendo-nos a participar em Cristo. Está em Cristo?
A Importância de Humildade
Quando somos humilde tornamo-nos
como Cristo Mateus. 11:29 registrou a revelação da humildade e mansidão de
Cristo nas seguintes palavras: "... sou manso e humilde de coração".
Também em outras partes do Novo Testamento encontramos o registro de que Jesus
era manso, submisso e humilde. Mateus. 21:5; Lucas 22:27, "Eu, porém,
entre vós sou como aquele que serve."; "todavia não se faça a minha
vontade mas a Tua.", Lucas 22:42; "...esvaziou-se a Si mesmo, tomando
a forma de servo, fazendo-se semelhante na forma de homem;" Filipenses
2:7. Cristo, como temos estudado, mesmo sendo o Onipotente, se cansou, João
4:6; mesmo sendo o Onisciente, não sabia o dia da volta do Seu Pai, Mateus.
24:36; mesmo sendo o Onipresente, não estava presente na morte de Lázaro, João
11:15; mesmo sendo o Divino, conheceu fome, Mateus. 4:2; sede, João 19:28.
Jesus chorou, João 11:35 e, Jesus, o Todo-Poderoso Deus, experimentou a morte,
João 19:30. Sabendo o que Jesus, sendo o eterno Deus se fez pecado por nós, nós
também devemos suportar as fraquezas dos nosso queridos irmãos, Efésios. 4:32!
Devemos imitar a humildade de Cristo em nosso ministério. O apóstolo Paulo
disse em II Tim 2:24: "E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim,
ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;"
Paulo, o apóstolo dos gentios
humildemente disse em sua primeira carta aos Coríntios: "...quando fui ter
convosco, ... não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria"; I Cor.
2:1. Em Gálatas 6:14 ele confessou: "...o mundo está crucificado para mim
e eu para o mundo". Ainda este mesmo Paulo falou aos Efésios o seguinte:
"A mim, o mínimo de todos os santos", Efésios. 3:8. O apóstolo Pedro,
dando testemunho das santa mulheres do Antigo Testamento, disse: "...um
espírito manso e quieto ... assim se adornavam as santas mulheres que esperavam
em Deus", I Pedro 3:4-6. Compreendendo que somos "rodeados de uma tão
grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de
perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está
proposta", Hebreus 12:1.
Quando sabemos da importância
da humildade, livramo-nos daquelas tristezas que vêm por não conhecer as
obras de Deus. Ignorância é tolice. A Bíblia diz claramente que: "...não é
bom ficar a alma sem conhecimento", Provérbios. 19:2. O próprio Senhor
Jesus disse: "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de
Deus", Mateus 22:29. Tolice é resmungar por aquilo que é para nosso bem e
para a glória do nosso Senhor Jesus ("Como fala qualquer doida, falas tu;
receberemos o bem de Deus, e não receberemos o mal?", Jó 2:10). Em Romanos
8:28 está escrito: "...todas as coisas contribuem juntamente para o
bem..." Ainda em Romanos 11:36: "...para Ele são todas as coisas, glória,
pois, a Ele eternamente...". Às vezes para nossa humilhação é necessário
um "espinho na carne" (II Cor. 12:7-9), ou outras quaisquer aflições.
Sabendo que Deus é sábio em seus planos e que Ele controla todas as coisas,
então podemos nos regozijar nas tribulações (Tiago 1:2-4) ao invés de lamentar!
Quando nos tornamos humildes livramo-nos
do maldito orgulho e as desastrosas conseqüências que a falta dela traz
para alma. Sabemos que as conseqüências do pecado são muitas. Essas
conseqüências podem ser vergonha pública, conforme podemos ver em Lucas.
14:7-14; doenças graves, II Crônicas. 26:16-21; "grande ira", II
Crônicas. 32:25,26; perda de responsabilidades, Daniel 5:20-30, ou outra
espécie de contenda. Não há como ter as bênçãos de Deus pela falta de
humildade, pois "da soberba só provém a contenda", Provérbios. 13:10.
As graves conseqüências da carne são corrupção, Gal. 6:8, e nunca podem operar
a justiça de Deus, pois em Tiago lemos: "Porque a ira do homem não opera
justiça de Deus" (Tiago 1:20). Quando somos humildes, poupamo-nos de muita
vergonha, II Cor. 10:5).
Quando não somos
humildes gabamo-nos de supostas qualidades como Nabucodonosor, Daniel 4:30;
enchemo-nos de soberba como Herodes, Atos 12:22,23; exaltamo-nos como os
príncipes contra Daniel, em destruir ou tirar vidas humanas, Daniel 6:4-13, 24;
caímos na tentação de nos exaltar, Mateus 23:9-12; e inchamo-nos com a ciência,
I Cor. 8:1, "a ciência incha". Devemos entender que quando excitamos
a nossa carne, "não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e
diabólica. Porque onde há inveja e espírito falacioso aí há perturbação e toda
a obra perversa." Tiago 3:13-18. Portanto há muito proveito e vantagens
espirituais quando exercitamos a humildade.
Pense nisso!
Do seu Pastor: Samuel
José dos Santos Filho
A graça do Nosso Senhor e
Salvador Jesus Cristo,
E o amor de Deus,
E as doces comunhão e
consolações do Espírito Santo,
Sejam com todos vós,
E com todo povo de Deus
espalhados sobre a face da terra,
Desde agora e para todo
Sempre,
Amém.
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