Pastoral - A missão da igreja - o que queremos ver? Domingo 02 de fevereiro de 2014

Domingo 02 de fevereiro de 2014

A missão da igreja - o que queremos ver?

Quando comissionou sua igreja, Cristo outorgou-lhe a responsabilidade de fazer discípulos (Mt 28.19-20). Mas, antes de enviá-los ao mundo para  ensinar a respeito do Reino, Ele fez a gloriosa afirmação: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mt 28.18).
Poucas vezes nos perguntamos qual o sentido de nossa missão na terra. Até mesmo nos esquecemos de tudo o que está em jogo no que diz respeito à presença da igreja no mundo. Parece que o tempo e as preocupações da vida roubam a nossa consciência do que é ser igreja.
Acredito que algumas destas questões já estavam presentes nos dias do Evangelista Marcos. A igreja, perseguida pelas forças do Império, retraiu-se e talvez tenha perdido o foco do seu propósito como mensageira do Reino. O testemunho da vida de Jesus, o Evangelho, serviria para recobrar no coração dos filhos de Deus o seu senso de dever e urgência.
No capítulo 2, Marcos nos conta a história de um homem paralítico que fora carregado por seus amigos para ver Jesus. O drama deste encontro é reforçado pelo fato de que os seus amigos içaram o acamado pelo telhado para que pudesse se aproximar de Cristo (Mc 2.4). No instante em que Jesus percebeu aquela ação, imediatamente declarou: “Filho, os teus pecados estão perdoados” (Mc 2.5).
Os que estavam presentes pensavam ser um absurdo Jesus declarar o perdão de pecados. Diante desta reação, Jesus disse: “O que é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: levanta-te, toma o teu leito e anda? (Mc 2.9).
Todos se maravilhavam dos milagres de Jesus, mas não haviam entendido sua verdadeira missão: trazer o perdão ao mundo (Mc 2.10). Da mesma forma, nós não podemos nos esquecer de que nossa missão neste mundo vai muito além das expectativas que os homens podem ter com a utilidade de uma igreja.
A Igreja de Cristo é chamada a anunciar o perdão de Deus. Caso venhamos nos envolver com qualquer outra causa (educação, solidariedade, saúde etc.) não podemos nos esquecer do fato de que o homem, culto, sadio, socialmente estruturado, se estiver sem Cristo está perdido.
O que a Igreja precisa fazer é se inserir em todos os lugares deste mundo ensinando aos homens que “O Filho do Homem tem autoridade para perdoar pecados” (Mc 2.10)O resultado dessa missão? “A glória de Deus”. Somente homens perdoados podem ver a Deus e a sua glória (Mc 2.12). Isso é o que queremos ver!

Pense nisso!
Do seu Pastor: Samuel José dos Santos Filho
A graça do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,
E o amor de Deus,
E as doces comunhão e consolações do Espírito Santo,
Sejam com todos vós,
 E com todo povo de Deus espalhados sobre a face da terra,
Desde agora e para todo Sempre,
Amém. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras para EBI

Manancial - O SANGUE CARMESIM

Escola Bíblica – QUEM ERAM NEEMIAS, SAMBALATE, TOBIAS E GESÉM- Domingo 05 de Outubro de 2014