Escola Bíblica Dominical -A Importância do aprimoramento - Domingo 21 de Junho de 2015

Domingo 21 de Junho de 2015

A Importância do aprimoramento

O professor de ED que deseja desenvolver sua tarefa com excelência deve constantemente buscar aprimoramento. Em outras palavras, deve buscar as frentes que vão proporcionar continuidade à sua formação. Tal esforço traz em si um alto nível de importância:

Para revelar Deus - Um Deus único, pessoal, criador, auto-existente, autossuficiente, onipotente, onisciente, onipresente, imanente e transcendente na mesma proporção e que subsiste em três pessoas distintas, Pai, Filho e Espírito Santo.

 Para revelar Jesus Cristo - Jesus é o fato histórico da revelação divina, não é um mito. Ele não poderia ter desenvolvido a sua missão se antes não tivesse nascido. A encarnação refere-se à união da divindade e humanidade na pessoa de Jesus Cristo.

Para revelar o Espírito Santo - "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo", Jo 16.8. O Espírito Santo ensina. "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito", Jo 14.26. Para revelar o homem - A Bíblia declara que o homem e toda forma de existência no universo foram criados por Deus. O homem, porém, foi constituído de personalidade, racionalidade, moralidade, espiritualidade, sociabilidade etc.

Para revelar o pecado - O homem foi criado por Deus para viver em estado de pureza. Mas, ele desobedeceu ao Senhor e dessa forma o pecado entrou no mundo. "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus", Rm 3.23. O pecado gerou no ser humano o desejo de transgredir, cometer excessos e infrações, quebrar as leis e as ordenanças de Deus e até apostatar. Daí, as manifestações do pecado, tais como imoralidade, violência, mentira, vícios, fome, miséria e morte.

Para revelar a ação maligna - A ação de satanás se opõe frontalmente ao plano de Deus para a redenção da humanidade. Ele acusa Deus diante dos homens e acusa os homens diante de Deus. Ele também procura destruir a igreja com a introdução de falsos ensinos. "Porque não temos que lutar contra a carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais", Ef 6.12.

Para revelar a salvação - A Bíblia é o único livro que mostra a solução para o pecado da humanidade. "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam", Jo 5.39. Competências e Habilidades na Formação Continuada O ensino da Palavra de Deus é um ministério divino por ser o manejar da Verdade revelada pelo Espírito, e por ser a operação do Espírito na vida dos alunos. O ensino bíblico, vinculado à convicção e à regeneração da parte do Espírito Santo, resulta em nova vida. Por isso, o propósito deste ministério é o desenvolvimento espiritual de cada cristão, até Cristo ser formado em cada coração. "Meus filhinhos, por quem de novo sofro as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós", G14.19.0 apóstolo Paulo considerou o ministério do ensino como algo em destaque e importante nos planos de Deus. Ele afirmou ser constituído pregador, apóstolo e mestre (2Tm 1.11). Não basta apenas conhecer a pedagogia bíblica, ter um sentido na vocação divina e sentir a urgência da tarefa de ensinar. O professor deve revestir-se para a tarefa que enfrenta, deve ter como alvo um ministério de ensino eficiente e dinâmico.

Pense nisso!
Do seu Pastor: Samuel José dos Santos Filho
A graça do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,
E o amor de Deus,
E as doces comunhão e consolações do Espírito Santo,
Sejam com todos vós,
 E com todo povo de Deus espalhados sobre a face da terra,
Desde agora e para todo Sempre,

Amém. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras para EBI

Manancial - O SANGUE CARMESIM

Escola Bíblica – QUEM ERAM NEEMIAS, SAMBALATE, TOBIAS E GESÉM- Domingo 05 de Outubro de 2014