Direito do Consumidor - Direito ao Arrependimento
Você já deve ter sentido aquele
arrependimento quando você compra um produto que não é necessário naquele
momento, não é verdade? Ou percebeu que o produto anunciado pelo site não
chegava perto do que foi oferecido, pensando que o produto era de outra forma.
Levantada todas essas dúvidas, será que
poderemos devolver o produto e receber o dinheiro que gastou?
A resposta para tal indagação está no
Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Nota-se que o art. 49, caput do CDC,
esclarece que você poderá se arrepender da compra:
Art. 49 - O consumidor pode desistir do
contrato, no prazo de 7 dias a contar
de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a
contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do
estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
No entanto é possível que o consumidor
se arrependa da compra, porém existem regras a serem seguidas, como quando o
contrato ou compra forem realizadas por telefone, no domicilio ou on-line.
Dessa forma, ao comprar por telefone ou
pela internet o consumidor não tem contato com o produto adquirido e acredita
no anúncio que o leva facilmente a engano. Sendo a venda no domicílio, o
vendedor se prevalece do ambiente de tranquilidade do cliente para convence-lo
a efetuar q compra que acaba sendo por impulso.
Porém devemos prestar atenção! Quando nos
dirigimos à uma loja física e efetuamos uma compra, o consumidor não terá
direito a arrependimento.
Ademais, nesse caso, a de ser presumido que
o consumidor estava ciente do que iria comprar e obteve contato com o produto
adquirido.
Assim sendo você terá direito a devolução
total dos valores que desembolsou atualizados, e também os custos que teve com
a aquisição do produto.
Dessa forma a empresa que vendeu o produto
não poderá cobrar os valores referentes à logística reversa para devolução do
produto.
Por fim resta salientar que após decorrer o
prazo ou mesmo se você não tiver direito ao arrependimento, terá direito ao
cancelamento o a revisão da compra, podendo ser ressarcido quando comprovado práticas
abusivas legalmente proibidas por parte das empresas ou fornecedores de
serviço.
Lembre-se que você terá 07 dias para se
arrepender da compra a partir da data do recebimento do produto.
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