VIVER POR PRINCÍPIOS ATRAI A PROSPERIDADE
Deuteronômio 6:1-6: “Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o
SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que
passais a possuir;
Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.
Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.
Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”.
Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.
Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.
Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.
Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”.
Introdução:
Quando estudamos sobre Moisés e Josué percebemos
que ambos compartilhavam do mesmo entendimento. Que princípios eram para ser
ensinados e seguidos. E que através destes princípios o povo prosperaria ou e
ficaria travado por conta da desobediência.O povo de Israel passou por diversas fases de deserto e cativeiros por conta da falta de obediência. Então o entendimento que fica é que não basta apenas o conhecimento da Palavra, mas a vivência da mesma determina a nossa prosperidade. Princípios não são apenas para serem aprendidos, mas para serem vividos.
Esdras começou a questionar: “Se somos povo escolhido por Deus porque estamos vivendo nesta situação?” Veja se esta não é a crise de muitos hoje em dia.
1º. Começou a estudar os princípios contidos na palavra de Deus.
2º. Após estuda-los começou aplica-los em sua vida. Os princípios começaram a fazer parte do seu dia a dia, tomaram a sua alma. O humanismo começou a sair e Deus começou a agir.
3º. E depois passou a ensina-los ao povo. Em resumo ele buscou primeiro libertação para ele. E depois para o povo que estava cego por causa do principiado da Babilônia
Quais os princípios que precisamos viver para que a prosperidade nos alcance?
1º. PRINCIPIO DE MORDOMIA
O principio da mordomia não é ensinar sobre administração. O mordomo cuida com zelo de tudo que o seu Senhor possui. Os bens, o ministério, os dons, os talentos, as finanças e tudo que Deus nos deu. Devemos administrar sabiamente.
1.1. Zelosos para com o corpo
1ª Coríntios 12:25"Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros".
Malaquias 02:15"E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade".
1.2. Zelosos com alma
Provérbios 19:2 "Assim como não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés".
1.3. Zelosos com a família
Efésios:02:19 "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus";
Gálatas 06:10"Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé".
1.4. Zelosos com ministério
Números 3:8"E tenham cuidado de todos os utensílios da tenda da congregação, e da guarda dos filhos de Israel, para administrar o ministério do tabernáculo".
Números 8:26"Porém com os seus irmãos servirão na tenda da congregação, para terem cuidado da guarda; mas o ministério não exercerão; assim farás com os levitas quanto aos seus deveres".
Números 3:31"E a sua guarda será a arca, e a mesa, e o candelabro, e os altares, e os utensílios do santuário com que ministram, e o véu com todo o seu serviço".
Números 4:26"E as cortinas do pátio, e a cortina da porta do pátio, que está junto ao tabernáculo, e junto ao altar em redor, e as suas cordas, e todos os instrumentos do seu ministério, com tudo o que diz respeito a eles, para que sirvam".
Neemias 9:30"Porém estendeste a tua benignidade sobre eles por muitos anos, e testificaste contra eles pelo teu Espírito, pelo ministério dos teus profetas; porém eles não deram ouvidos; por isso os entregaste nas mãos dos povos das terras".
1.5. Zelosos com os líderes espirituais
1 Crônicas 13:1"E Davi tomou conselho com os capitães dos milhares, e das centenas, e com todos os líderes".
Mateus 28:12"E, congregados eles com os anciãos, e tomando conselho entre si, deram muito dinheiro aos soldados",2º. Princípio da semeadura
O que semeamos hoje determinará o nosso futuro. As sementes plantadas podem atrair a maldição ou a bênção. A nossa escolha é fundamental. Que tipo de semente você anda platando.
2.1. A semente da excelência
1ª Crônicas 22:5 "Porque dizia Davi: Salomão, meu filho, ainda é moço e tenro, e a casa que se há de edificar para o Senhor deve ser magnífica em excelência, de renome e glória em todas as terras; eu, pois, agora lhe farei os preparativos. Assim fez Davi grandes preparativos antes da sua morte".
2.2. A semente da hospitalidade
Hebreus 13:2 "Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, hospedaram anjos". Romanos 12:13 "acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade";
1ª Timóteo 5:10"aprovada com testemunho de boas obras, se criou filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os atribulados, se praticou toda sorte de boas obras".
2.3. A semente da obediência
Hebreus 5:8-9 "ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu; e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem", Tiago 1:22 "E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos".
2.4. As sementes do serviço, amor, lealdade, fidelidade, finanças, bondade e paciência precisam fazer parte do nosso celeiro.
Números 7:5 "Recebe-os deles, para serem utilizados no serviço da tenda da revelação; e os darás aos levitas, a cada qual segundo o seu serviço":
3º. Princípio da Soberania divina
A vontade de Deus deve ser soberana em nós (Salmo 24:1) “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam”.
4º. Princípio da Aliança (Genesis17:7)
Fidelidade “E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti”.
O nosso Deus é
um Deus de aliança e de pactos eternos. A aliança traz com ela uma unção de
multiplicação e de prosperidade.
“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, A Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da de Cristo Jesus, Senhor nosso.
Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia; Desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo; Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.
Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos”.
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz.
Do seu Amigo e Irmão: Samuel.
Comentários
Postar um comentário