EB - OS 17 MANDAMENTOS DO DIABO, SATANÁS, LÚCIFER.
Obras da Carne e Frutos do Espírito
Podemos observar que em todo
mundo existem Constituição, leis, Estatutos, Cargos, Posições Sociais, Reis,
Rainhas, Príncipes, Princesas, Presidentes, Governadores, Ministros entre
outros, no mundo espiritual não é diferente, também existem reinos, reinos das
Trevas e Reino dos Céus.
(Gálatas 05:19-23) “Ora, as obras da carne
são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a
idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções,
as dissensões, os partidos, as invejas,
as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos
previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não
herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do
Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a
fidelidade. a mansidão, o domínio
próprio; contra estas coisas não há lei”.
Nenhum trecho da Bíblia apresenta um mais nítido contraste entre o modo
de vida do crente cheio do espírito e aquele controlado pela natureza humana
pecaminosa do que em (Gálatas 05:16-23) “Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a
cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a
carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se
sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.Ora, as obras da carne
são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as
contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as
invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais
vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não
herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a
longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. a mansidão, o domínio
próprio; contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus
crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.Se vivemos pelo
Espírito, andemos também pelo Espírito. Não nos tornemos vangloriosos,
provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros”. Paulo não
somente examina a diferença geral do modo de vida desses dois tipos de crentes,
ao enfatizar que o Espírito e a carne estão sempre em conflitos entre si, mas
também inclui uma lista especifica tanto das obras da carne, como do fruto do
Espírito.
Obras da Carne
“Carne” (Gr.sax) é a natureza pecaminosa
com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão,
sendo seu inimigo mortal (Romanos 08:06-09, 13) “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do
Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus,
pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na
carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no
Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o
Espírito de Cristo, esse tal não é dele. porque se viverdes segundo a carne,
haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo,
vivereis”. Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o Reino de Deus
(Gálatas 05: 17, 21 ) “Porque a carne luta contra o
Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que
não façais o que quereis. as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas
semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni,
que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus”. Por isso
essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e modificada numa guerra
espiritual continua, que o crente trava através do poder do Espírito Santo (
Romanos 08:04-14) “para que a justa exigência da lei
se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o
Espírito.Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne;
mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a
inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à
lei de Deus, nem em verdade o pode ser;
e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais
na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se
alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na
verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da
justiça. E, se o Espírito daquele que
dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou
a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu
Espírito que em vós habita. Portanto,
irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de
morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito
de Deus, esses são filhos de Deus”.
As Obras da Carne incluem (Gálatas 05:19-21) “Ora, as obras da carne são manifestas, as
quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria,
as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os
partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas,
contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas
praticam não herdarão o reino de Deus”.
OS 17 MANDAMENTOS DO DIABO, SATANÁS, LÚCIFER.
(1) “Prostituição” (gr. Poméia), i.e., imoralidade sexual de todas
as formas. Isto inclui, também, gostar de quadros, filmes ou publicações
pornográficos (Mateus 05:32) “Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a
não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a
repudiada, comete adultério”.
(Mateus 19:09) “Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem
chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu”. (Atos
15:20,29) “mas escrever-lhes que se abstenham das
contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. Que
vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne
sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos
vá. (Romanos 07:18-20) “Porque eu sei que em
mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem
está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal
que não quero, esse pratico. Ora, se eu
faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim”. (Atos
21:25) Todavia, quanto aos gentios que têm crido já
escrevemos, dando o parecer que se abstenham do que é sacrificado aos ídolos,
do sangue, do sufocado e da prostituição”. (1ª Coríntios 05:01) “Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade,
imoralidade que nem mesmo entre os gentios se vê, a ponto de haver quem vive
com a mulher de seu pai”. Os termos moichéia e porméia são traduzidos
por um só em português: prostituição.
(2) “Impureza” (gr. Akatharzia), i.e., pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios,
inclusive maus pensamentos e desejo no coração; (Colossenses 03:05) “Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a
prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é
idolatria”;
(4) “Lascivia” ( gr.
aselgeia), i.e., sensualidade. É a pessoa seguir sua próprias paixões e maus
desejos a ponto de perder a vergonha e a decência. (2ª Corintios 12:21) “e que, quando for
outra vez, o meu Deus me humilhe perante vós, e chore eu sobre muitos daqueles
que dantes pecaram, e ainda não se arrependeram da impureza, prostituição e
lascívia que cometeram”.
(5) “Idolatria” (gr. eidololatria), i.e., a adoração de espíritos, pessoas ou ídolos, e
também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse
autoridade igual ou maior que Deus e sua Palavra. (Colossenses 03:05) “Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a
prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é
idolatria”;
(6) “Feitiçarias” (gr. phamakeia), i.e., espiritismo, magia negra, adoração de demônios e
o uso de drogas e outros materiais, na prática da feitiçaria. (Êxodo 07:11) “Faraó também mandou vir os sábios e encantadores; e eles,
os magos do Egito, também fizeram o mesmo com os seus encantamentos”.
Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, assim que estes homens também
se opõem à verdade, os homens de espírito corrupto e fé falsa, mas não vai
muito longe, pois sua loucura será claro para todos, como era de que aqueles
dois homens." (2ª Timóteo 03:08-09 RSV) Janes e Jambres são mencionados
apenas uma vez em A Bíblia , pelo apóstolo Paulo na
segunda carta a Timóteo . Embora eles não são
identificados pelo nome no Antigo Testamento, a tradição rabínica afirma que
Janes e Jambres eram, ou estavam entre, os magos que se opuseram a Moisés e Arão na época do Êxodo. A
tradição seria certamente válido, caso contrário, Paulo, ao escrever sob a
inspiração do Espírito Santo, não teria feito uma parte do registro do Novo
Testamento. Janes e Jambres, obviamente, tinha poderes "milagrosos", mas
ao contrário de Moisés e Arão, que foram autorizados por Deus, os mágicos do
Faraó eram fraudulentos e / ou satânicos.
(Apocalipse
09:21) “Também não
se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua
prostituição, nem dos seus furtos”.
Jovens ouçam isso! (Levítico 19:28) “Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no
vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor”. (Romanos
06:06-11) “sabendo isto, que o nosso homem velho foi
crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não
servirmos mais ao pecado.Pois quem está morto está justificado do pecado. Ora,
se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, sabendo que,
tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais
tem domínio sobre ele. Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu
para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós
considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.
(7) “Inimizades” (gr. Echthra), i.e., intenções e ações fortemente hostis; antipatia e
inimizades extremas.
(8) “Porfias” (gr. eris),
i.e. brigas, oposição, luta por superioridade (Romanos 01:29) “estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça,
maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade”; (1ª
Coríntios 01:11) “Pois a respeito de vós, irmãos meus,
fui informado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós”.
Ouçam! Isso é muito sério! Você irmão, é você
mesmo que quer ser mais do que seu irmão, quer derrubar a reputação dele para
tomar o seu lugar, è você que esta se levantando contra o Ministério do seu
irmão, querendo ser melhor que ele, inveja o Ministério do seu irmão e não da
ouvido ao Espírito Santo para criar o seu, você que quer ficar no lugar do seu
Pastor abrindo uma congregação em rebeldia, tomem muito cuidado, o Senhor não
esta nesse negocio.
(9)
“Emulações” (gr. zelos), i.e., ressentimento, inveja amarga
do sucesso dos outros (Romanos 13:13) “Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e
bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja”. (1ª Coríntios
03:03) “porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós
inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo
os homens”?
(10)
“Iras” (gr. thumos), i.e., ira ou
fúria explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas (Colossenses 03:08)
“mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da
cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca”; (Efesios 04: 26-27) “Irai-vos, e não pequeis;
não se ponha o sol sobre a vossa ira; nem deis lugar ao Diabo”.
Quando levantamos uma
desavença ela rapidamente se transformará em Íra, em raiva em uma grande
desavença, que não sejamos meninos irmãos e rapidamente possamos lembrar que
somos movidos pelo Espírito Santos de Deus para que o diabo nosso adversário não
use essa Íra para que pequemos, tenha muito cuidado na palavra mal colocada, na
resposta muitas das vezes erradas, volte atrás irmão, temos que viver o
Ministério do arrependimento, voltar atrás é ser inteligente, voltar atrás é
ser movido e controlado pelo Espírito Santo do Senhor.
(11) “Pelejas” (gr. eritheia), i.e., ambição egoísta e a cobiça do poder (2ª Coríntios 12:20) “Porque temo que, quando chegar, não vos ache quais eu vos quero, e que eu seja achado por vós qual não me quereis; que de algum modo haja contendas, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos”; (Filipenses 01:16-17) “estes por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho;mas aqueles por contenda anunciam a Cristo, não sinceramente, julgando suscitar aflição às minhas prisões”.
(11) “Pelejas” (gr. eritheia), i.e., ambição egoísta e a cobiça do poder (2ª Coríntios 12:20) “Porque temo que, quando chegar, não vos ache quais eu vos quero, e que eu seja achado por vós qual não me quereis; que de algum modo haja contendas, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos”; (Filipenses 01:16-17) “estes por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho;mas aqueles por contenda anunciam a Cristo, não sinceramente, julgando suscitar aflição às minhas prisões”.
(12) “Dissensões” (gr. dichostasia), i.e., introduzir ensinos cismáticos na congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus (Romanos 16:17) “Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles”.
(13) “Heresias” (gr. hairesis), i.e., grupos divididos dentro da congregação, formando conluios egoístas que destroem a unidade da igreja (1ª Coríntios 11:19) “E até importa que haja entre vós facções, para que os aprovados se tornem manifestos entre vós”.
(14) “Invejas” (gr. fthonos), i.e., antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos. (Galatas 05:26) “Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros”.
(15) “Homicídios” (gr. phonos), i.e., matar o próximo por perversidade. A tradução do termo phonos na Bíblia de Almeida está embutida na tradução de methe, a seguir, por tratar-se de práticas conexas. (Romanos 01:29) “estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade”;
(16) “Bebedices” (gr. methe), i.e., descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante. (1ª Pedro 04:03) “Porque é bastante que no tempo passado tenhais cumprido a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias”. Essa é para aquele irmão que gosta de tomar um vinho e vive dizendo que não te nada a ver e usa logo aquela passagem de (João 02:07-10) “Ordenou-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. Então lhes disse: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E eles o fizeram. Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre-sala ao noivo e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho”.
(17) “Glutonarias” (gr. komos), i.e., diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes.
As palavras finais de Paulo sobre as obras da carne são severas e enérgicas: quem se diz crente em Jesus Cristo e participa dessas atividades iníquas exclui-se do reino de Deus, i.e., não terá salvação (Gálatas 05.19-21) “Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus”.
(1ª Coríntios 06:09). “Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não
vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os
efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos,
nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”.
Que possamos
entender que tudo nos é licito, mas nem tudo nos convém fazer, as coisas nos
são lícitas mais não podemos ser dominados por elas, nosso corpo não é para
prostituição, mais para o Senhor nosso Deus, pois aquele que se une ao Senhor é
um com Ele, saibamos então desviarmos dessas maldições e caminhemos unidos com
Cristo Jesus Nosso Senhor.
OS FRUTOS DO ESPÍRITO.
Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama “o fruto do Espírito”. Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus ( Romanos 08:5-14) “Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”. Prestem atenção nos versículos de 08:14. ( 2ª Coríntios 06:06) “na pureza, na ciência, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido”, (Efésios 04:02-03) “com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.” ; (Efésios 05:09) “pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade)”; (Colossenses 03:12-15) “Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.; (2ª Pedro 01:04-09) pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, vendo somente o que está perto, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama “o fruto do Espírito”. Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus ( Romanos 08:5-14) “Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”. Prestem atenção nos versículos de 08:14. ( 2ª Coríntios 06:06) “na pureza, na ciência, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido”, (Efésios 04:02-03) “com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.” ; (Efésios 05:09) “pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade)”; (Colossenses 03:12-15) “Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.; (2ª Pedro 01:04-09) pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, vendo somente o que está perto, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
Os Frutos do Espírito inclui:
(1) “Caridade” (amor) (gr. agape), i.e., o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca (Romanos 05:05); “e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. (1ª Coríntios 13); “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor”. (Efésios 05:02); “e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”. (Colossenses 03:14) “E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição”.
(1) “Caridade” (amor) (gr. agape), i.e., o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca (Romanos 05:05); “e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. (1ª Coríntios 13); “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor”. (Efésios 05:02); “e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”. (Colossenses 03:14) “E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição”.
(2) “Gozo” (gr. chara), i.e., a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Jesus Cristo (Salmos 119:16) “Deleitar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra”. ; (2ª Coríntios 06:10); “como entristecidos, mas sempre nos alegrando; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, mas possuindo tudo”. (2ª Coríntios 12:09); “e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo”. (1ª Pedro 01:08); “a quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória”, (Filipenses 01:14) “também a maior parte dos irmãos no Senhor, animados pelas minhas prisões, são muito mais corajosos para falar sem temor a palavra de Deus”.
(3) “Paz” (gr. eirene), i.e., a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Romanos 15:33); “ E o Deus de paz seja com todos vós. Amém”. (Filipenses 04:07); “e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. (1ª Tessalonicenses 05:23); “E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.Hebreus 13:20). “Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do pacto eterno tornou a trazer dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, grande pastor das ovelhas”,
(4) “Longanimidade” (gr. makrothumia), i.e., perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Efésios 04:02); “com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor”, (2ª Timóteo 03:10); “Tu, porém, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança”, ( Hebreus 12:01). “Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta”,
(5) “Benignidade” (gr. chrestotes), i.e., não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Efésios 04:32); “Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. (Colossenses 03:12); “Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade”, (1ª Pedro 02:03) “se é que já provastes que o Senhor é bom”;
(6) “Bondade” (gr. agathosune), i.e., zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lucas 07:37-50) “E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com bálsamo; e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo. Mas, ao ver isso, o fariseu que o convidara falava consigo, dizendo: Se este homem fosse profeta, saberia quem e de que qualidade é essa mulher que o toca, pois é uma pecadora. E respondendo Jesus, disse-lhe: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Respondeu ele: Dize-a, Mestre. Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denários, e outro cinquenta. Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais? Respondeu Simão: Suponho que é aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem.E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com seus cabelos os enxugou. Não me deste ósculo; ela, porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés.Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta com bálsamo ungiu-me os pés. Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. E disse a ela: Perdoados são os teus pecados.Mas os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados? Jesus, porém, disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz”. ou na repreensão e na correção do mal (Mateus 21:12-13) “Então Jesus entrou no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores”.
(7) “Fé” (gr. pistis), i.e., lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mateus 23:23); “Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam”. (Romanos 03:03); “Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus”? (1ª Timóteo 06:12); “Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas”. (2ª Timóteo 02:02); “e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”. (2ª Timóteo 04:07); “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”. (Tito 02:10) “nem defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador”.
(8) “Mansidão” (gr. prautes), i.e., moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com equidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2ª Timóteo 02:25); “corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade”, (1ª Pedro 03:15); “antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós; para a mansidão de Jesus”, ( Mateus 11.:23 e 29) “E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o hades descerás; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas”. (Marcos 03:05) ; “E olhando em redor para eles com indignação, condoendo-se da dureza dos seus corações, disse ao homem: Estende a tua mão. Ele estendeu, e lhe foi restabelecida. a de Paulo”, (2ª Coríntios 10:01) “Ora eu mesmo, Paulo, vos rogo pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas quando ausente, ousado para convosco”; com (2ª Coríntios 10:04-06); “pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas”; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo; e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência”. (Gálatas 01:09) “Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. a de Moisés”, (Números 12:03) “Ora, Moisés era homem mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra”. com (Êxodo 32:19,20) “Chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe a ira, e ele arremessou das mãos as tábuas, e as despedaçou ao pé do monte. Então tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo; e, moendo-o até que se tornou em pó, o espargiu sobre a água, e deu-o a beber aos filhos de Israel”.
(9) “Temperança” (gr. egkrateia), i.e., o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1ªCorintios 07:09); “Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se”. (Tito 01:08); “mas hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, temperante”; (Tito 02:05) “a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada”.
O ensino final de Paulo sobre o fruto do Espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. O crente pode — e realmente deve — praticar essas virtudes continuamente. Nunca haverá uma lei que lhes impeça de viver segundo os princípios aqui descritos em frutos do Espírito Santo. Fuja das obras da Carne, pois elas são os mandamentos do nosso inimigo satanás. Viva uma vida cheia do Espírito de Deus e seja muito feliz em seu lar, trabalho, igreja e na sociedade, pense nisso e seja abençoado.
A graça do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,
E o amor de Deus,
E as doces comunhão e consolações do Espírito Santo,
Seja com todos vós,
Desde agora e para todo Sempre,
Amém.
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