EBD - LIÇÃO 5 – O TEMOR DO SENHOR (2ª parte)


CURSO BÍBLICO TEMOR A DEUS E INTIMIDADE

LIÇÃO 5 – O TEMOR DO SENHOR  (2ª parte) 

Texto: “Portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação”
 (1ª Pedro 03:15-17) “antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós; tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, fiquem confundidos os que vituperam o vosso bom procedimento em Cristo.Porque melhor é sofrerdes fazendo o bem, se a vontade de Deus assim o quer, do que fazendo o mal”.

[1]          Introdução
a.      Temer a Deus não é: obediência por medo do castigo de Deus; não é medo irracional, mas sentido de responsabilidade e de fidelidade a Deus. (Salmos 69:13Eu, porém, faço a minha oração a ti, ó Senhor, em tempo aceitável; ouve-me, ó Deus, segundo a grandeza da tua benignidade, segundo a fidelidade da tua salvação”. 
b.      Temer a Deus é: resultado da redenção que se expressa necessariamente por amor, obediência, adoração e serviço. (2ª Reis 13:23O Senhor, porém, teve misericórdia deles, e se compadeceu deles, e se tornou para eles, por amor do seu pacto com Abraão, Isaque e Jacó; e não os quis destruir nem lançá-los da sua presença” 
c.      Resumo: Reconhecer a Deus como único, amando-O acima de tudo e prestando-Lhe obediência e adoração é o começo e a parte principal de todo saber.

[2]          Temor a Deus — nossa parte na aliança
a.      Direitos: reconciliação com Deus; Cristo tomou para Si as obrigações decorrentes da desobediência do homem (morte, Romanos 06:23) Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor”.para nos reconciliar com Deus.
b.      Deveres: o temor do Senhor é nossa parte da aliança; o temor nos mantém no caminho de Deus e nos capacita a obedecê-lo e evitar o mal. (Salmos 25:12Qual é o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher”. 
               I.Obediência: atitude essencial do verdadeiro temor a Deus; não temer é rebelião (1ª Samuel 15:22-23); “Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei”. A obediência é fruto direto do novo nascimento (Ezequiel 36:26-27) “Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis”.

             II. Juízo: (Romanos 01:21) “porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu”; (Romanos 03:18) “não há temor de Deus diante de seus olhos”.

           III.Resumo: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Eclesiastes  12:07) “e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu”.
[3]          Temor a Deus — santificação
a.      Aspecto negativo: evitar o mal; confiança viva e vigilante;
               I.    Temer ao Senhor é odiar o mal  (Provérbios 08:13) “O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio”.

             II.    Temer ao Senhor é aparta-te do mal (Provérbios 03:07) “Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal”.

           III.     [Jó] “era... homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal” (Jó 01:01,08) “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal. Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal”?

            IV.     Noé: justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus (Genesis 06:09) “Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus”.
              V.     José: Como, pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? (Genesis 39:09) ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto és sua mulher. Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus”?

            VI.     O temor do Senhor é a sabedoria... apartar-se do mal é inteligência (Jó 28:28). “E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento”.
          VII.      “O sábio teme, e desvia-se do mal, mas o tolo se encoleriza, e dá-se por seguro... O temor do Senhor é fonte de vida...” (Provérbio 14:16,26, 27) O sábio teme e desvia-se do mal, mas o tolo é arrogante e dá-se por seguro. No temor do Senhor há firme confiança; e os seus filhos terão um lugar de refúgio. O temor do Senhor é uma fonte de vida, para o homem se desviar dos laços da morte”.

         VIII.    Pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado (Provérbios 16:06,17). “Pela misericórdia e pela verdade expia-se a iniqüidade; e pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal. A estrada dos retos desvia-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua vida”.

            IX.   O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade  (2ª Timóteo 02:19) “Todavia o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os seus, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nome do Senhor”.

              X.    Aparte-se do mal, e faça o bem (Salmos 34:14;37:17) “Aparta-te do mal, e faze o bem: busca a paz, e segue-a. Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas o Senhor sustém os justos”; (1ª Pedro 03:11) “aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a”.

b.      Aspecto positivo: amar o bem (Romanos 12:09) “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem”; desenvolver a salvação com temor e tremor (Filipenses 02:12); “De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor”;  aperfeiçoar a santidade no temor do Senhor (2ª Coríntios 07:01) “Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus”.
               I.     Processo: o temor a Deus é o guia no processo de santidade e contra o pecado.
             II.     Base: o temor a Deus é a base de uma vida de verdadeira santidade e pureza.
           III.     Meio: o temor a Deus é o meio para viver a vida cristã exemplar; boa reputação;
       IV.     Caráter: o caráter cristão se manifesta à luz do temor a Deus e permite o desenvolvimento das boas relações humanas (1ªPedro 02:17) “Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei”.
c.      Levar Deus a sério: ...que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor teu Deus, andes em todos os seus caminhos, e que o ames. (Deuteronômio 10:13) “Que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno para o teu bem?
[4]          Temor a Deus — amor e adoração
a.      Amar a Deus: não há conflito entre amar e temer; quem ama a Deus e o teme, obedece à sua Palavra e não precisa ter medo de Deus;
               I. Se me amaisguardai os meus mandamentos” (João 14:15,21,23,24). “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou”.

b.             Amar o próximo:
           I. (Provérbios 14:31) “O que oprime ao pobre insulta aquele que o criou, mas a este honra o que se compadece com o necessitado!”

         II.Sifra e Pua (parteiras egípcias), mesmo diante da ordem de matar todos os meninos judeus, temeram a Deus e não obedeceram o faraó (Êxodo 01:17) As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes ordenara, antes conservavam os meninos com vida”.

        III. Imagem de Deus: quem teme a Deus reconhece que cada ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus e por isso é digno de amor e respeito.(Gênesis 01:26) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra”. 
c.      Adoração é: cultuar; atribuir honra e glória a alguém de valor supremo; é a veneração ou devoção expressa ao Deus Trino em público ou pessoalmente.
               I. ... os verdadeiros adoradores o adorarão em espírito e em verdade... Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade  (João 04:23-24). “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.


[5]          Temor a Deus — serviço
a.      Servir com fervor:
 I.  (Josué 24:14)  “Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; deitai fora os deuses a que serviram vossos pais dalém do Rio, e no Egito, e servi ao Senhor”.

II.   (Hebreus 12:28-29) “Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim adoremos (sirvamos) a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, pois nosso ‘Deus é fogo consumidor”

   b.             Dar bom testemunho: nos negócios (Salmos 112:05) “Ditoso é o homem que se compadece, e empresta, que conduz os seus negócios com justiça”;no trabalho (Colossenses 03:22) “Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor”. e nos relacionamentos familiares (Colossenses 03:20) “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor”. 
[6]          Conclusão
a.      Aprendizado: o temor a Deus deve ser ensinado (Salmos 34:11) “Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor” ; Deuteronômio 14:23;17:19;31:13) “E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias. E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, e a guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, a fim de os cumprir; e que seus filhos que não a souberem ouçam, e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual estais passando o Jordão para possuir”.

               I. (Salmos 34:11,14). “Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor”
b. Fundamento: conhecimento de Deus (quem Ele é) e de mim(quem eu sou); 
   c. O temor do Senhor não exclui a felicidade:
               I.Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude. (Eclesiastes 11:09) “Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juízo”.

             II.Seus descendentes serão poderosos na terra e serão uma geração abençoada de homens íntegros... O justo jamais será abalado... não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor (Salmos 112:02:06-08) “pois ele nunca será abalado; o justo ficará em memória eterna. Ele não teme más notícias; o seu coração está firme, confiando no Senhor. O seu coração está bem firmado, ele não terá medo, até que veja cumprido o seu desejo sobre os seus adversários”.
d.            (Provérbios 09:10) “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria e o conhecimento do Santo é entendimento”.

[7]          Outros textos para pesquisa e meditação:
a.     (Provérbios 10:27) "O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada"
b.    (Salmos 25:12)  “Homem que teme ao Senhor, Ele o ensinará no caminho”
c.     (Salmos 31:19) “Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual na presença dos filhos dos homens preparaste para aqueles que em ti se refugiam”!

d.     (Salmos 34:09)  Temei ao Senhor, vós, seus santos, porque nada falta aos que o temem”.

e.     (Salmos 103:13)  “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem”.

f.       O Senhor agrada-Se dos que O temem (Salmos 147:11)  “O Senhor se compraz nos que o temem, nos que esperam na sua benignidade”.

g.    Para vós que temeis o Meu nome nascerá o Sol da justiça (Malaquias 04:02) “Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria”.

h.   A sua misericórdia é... sobre os que O temem (Lucas 01:50 ) “E a sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem”.

i.                    Lhe é agradável aquele que... O teme (Atos 10:35). “mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo”.

j.         “(Dá) o galardão aos teus servos e aos que temem o Teu nome“ (Apocalipse 11:18). “Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra”.

A graça do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,
E o amor de Deus,
E as doces comunhão e consolações do Espírito Santo,
Seja com todos vós,
Desde agora e para todo Sempre,
Amém. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras para EBI

Manancial - O SANGUE CARMESIM

Escola Bíblica – QUEM ERAM NEEMIAS, SAMBALATE, TOBIAS E GESÉM- Domingo 05 de Outubro de 2014