EBD-LIÇÃO 7 – INTIMIDADE COM DEUS


CURSO BÍBLICO TEMOR A DEUS E INTIMIDADE

LIÇÃO 7 – INTIMIDADE COM DEUS
Parábola do semeador 

Textos bíblicos: (Mateus 13:1-23; Marcos 04:01-20; Lucas 08:05-14) 
No mesmo dia, tendo Jesus saído de casa, sentou-se à beira do mar; e reuniram-se a ele grandes multidões, de modo que entrou num barco, e se sentou; e todo o povo estava em pé na praia. E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. e quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram. E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se. E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram. Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um. Quem tem ouvidos, ouça. E chegando-se a ele os discípulos, perguntaram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; pois ao que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e ouvindo, não ouvem nem entendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, e de maneira alguma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira alguma percebereis. Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure. Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Pois, em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram. Ouvi, pois, vós a parábola do semeador. A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho. E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

[1]          Objetivos:
a.             Verificar quais são as condições interiores para a plena ação da Palavra de Deus.
b.             Verificar quais são os inimigos da ação da Palavra de Deus no coração? 
c.             Verificar qual a nossa responsabilidade de manter um ambiente espiritual interior saudável e sujeito ao Espírito Santo. 

[2]          Semeador
a.              Sentido: em sentido amplo, toda exposição da Palavra de Deus é uma semeadura. Enquanto houver pregação e ensino da Bíblia, haverá semeadura.

b.             Oportunidade: pregar “quer seja oportuno quer não” (2ª Timoteo 04:02) “prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino”. (Eclesiastes 11:04) “Quem observa o vento, não semeará, e o que atenta para as nuvens não segará”.

c.             Dependência: o trabalho do semeador é semear; Deus produz vida na semente; “O espírito é o que vivifica” (João 06:63) “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”. Deus dá o crescimento” (1ª Coríntios 03:07) “De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.

[3]          Semente — a Palavra de Deus 
a.             Sentido: latim semen, significa semente, germe, causa, princípio (Dic. Houaiss);

b.             Sentido bíblico: figura usada para se referir à Palavra de Deus (Marcos 04:14); O semeador semeia a palavra”. (Lucas 08:11) “É, pois, esta a parábola: A semente é a palavra de Deus”.
I.“pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1ªPedro 01:23) “tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece”..

II. “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente;” (1ªJoão 03:09) “Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus”. (Jeremias 02:21) “Todavia eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada, de vida estranha”?, semente boa, fruto ruim).

c.             Tipos de semente: uma só — a Palavra de Deus.

d.             Poder da semente: é viva e eficaz (Hebreus 04:12) “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. Espírito e vida (João 06:63) “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”. Jamais passará (Marcos 13:31) “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”.  Não voltará vazia, mas cumprirá o seu propósito (Isaias 55:11) “assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”.

e.             Reflexão: a semente não é uma árvore, mas contém todo o código genético para, sob cuidados específicos, para produzir uma árvore madura e frutífera.

f.               Solos: representa o coração, o íntimo, o ser interior, a condição espiritual do ser; 

[4]          Tipos de solos:

a.             solos
comentários
inimigos
solução
I.
Beira do caminho
local impróprio para cultivo, não preparado, pisoteado, endurecido.
aves do céu
arar
adubar
II.
Terreno pedregoso
local impróprio, não permite que as raízes se desenvolvam; não oferece nutrientes.
pedras, sujeiras.
limpar o terreno
III.
Entre espinhos
local impróprio, não recebe a luz do sol

espinhos, pragas
arrancar espinhos
iv.
Boa terra
local apropriado; bem cuidado;
nunca é encontrado naturalmente; também pode produzir espinhos.
descuido
manter os cuidados

b.      Reflexões:
I.              a parábola não trata de quatro tipos de pessoas, mas de quatro atitudes de coração para com a palavra de Deus.

II.           Ninguém é sempre duro, pedregoso, espinhento ou fértil, mas pode apresentar características diferentes em certos momentos ou em certas áreas da vida.

III.                   III. Não há solo bom e fértil natural e não há solo que Deus não possa recuperar. 

[5]          Solo à beira do caminho:
a.             Dureza: não entende; não aceita; não crê; mágoas, decepções; incredulidade;

I.“Porque o coração deste povo está endurecido” (Mateus 13:15) “Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure”.   
     
II.“Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hebreus 03:08) “Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto”, (Salmos 95:08) “Não endureçais o vosso coração como em Meribá, como no dia de Massá no deserto”, pecado: “dureza de seu coração” (Efésios 04:18) “entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração”;

b.             Exortação:
I.“Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade, que vos afaste do Deus vivo” (Hebreus 03:13-14) “antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial”;

II. (Deuteronômio 10:16) “Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz”

c.             Responsável: quem endurece o coração de quem? Deus endurece meu coração? Eu endureço meu coração?
I. Deus concede graça aos humildes para que se arrependam e retira a sua graça dos soberbos e rebeldes para que não se arrependam.

II. (Salmos 18:25,26) “Para com o benigno te mostras benigno, e para com o homem perfeito te mostras perfeito. Para com o puro te mostras puro, e para com o perverso te mostras contrário”; (Isaias 55:07) “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar”.

III. (Provérbios 29:01) “O homem que, muitas vezes repreendido, endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio”.

d.             Ver também: 2ªReis 17:04; 2ª Crônicas 30:08; Neemias 09:16; Provérbios  28:14; Jeremias 07:26; 13:10; 17:23; 19:15; 23:17; Marcos 06:25;08:17;16:14; Atos 19:9; 2ª Coríntios 03:14. 

[6]          Solo pedregoso:
a.             Pedras: tribulação ou perseguição (Mateus 13:21) “mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza”. ; angústia (Marcos 04:17) “mas não têm raiz em si mesmos, antes são de pouca duração; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam”.; provação (Lucas 12:13) “Disse-lhe alguém dentre a multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparte comigo a herança”.; superficial; endurecimento íntimo, mais refinado; fortalezas contra Deus (2ª Coríntios 10:04); pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas”; argumentos, raciocínios, falácias;

b.             Coração: de pedra x de carne
I. (Ezequiel 11:19-20) “Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos” ( Ezequiel 18:31) Lançai de vós todas as vossas transgressões que cometestes contra mim; e criai em vós um coração novo e um espírito novo; pois, por que morrereis, ó casa de Israel”, (Ezequiel 36:26) “Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne”.

II. (Jeremias 24:07) E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, que eu sou o Senhor; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; pois se voltarão para mim de todo o seu coração.— expectativa de Deus.

c.             Perseguições: seguir a Cristo implica em rompimento com o mundo e o resultado envolve perseguição, aflição e sofrimento;

I. “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 05:10-12) “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós”.

II.“ninguém que tenha deixado... por amor de mim... que não receba, já no presente,... com perseguições; e no mundo porvir a vida eterna” (Marcos 10:29-31) “Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no mundo vindouro a vida eterna. Mas muitos que são primeiros serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros”.

III.“Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo” (Filipenses 01:29) “pois vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente o crer nele, mas também o padecer por ele”,

IV.“me regozijo nos meus sofrimentos... preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja” (Colossenses 01:24) “Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja”.

V.“querem viver piedosamente em Cristo Jesus, serão perseguidos” (2ª Timóteo 03:12) “E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições”.

VI. (Romanos 08:18) “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não são para comparar com a glória por vir a ser revelada em nós”.

VII. (Romanos 08:18,35).Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada. quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

d.             Ver também: (João 15:20; 16:33; Atos 14:22; Romanos 05:03; 12:12; 2 ª Coríntios 01:05-07; 04:08,09,17; 12:10; Filipenses 03:10; 2ª Timóteo 01:08; 02:03; 04:5; 1ªPedro 04:13; 05:09).
e.             Paciência: do latim passio, paixão, sofrer; capacidade de persistir numa atividade difícil, suportando incômodos e dificuldades; constância, perseverança (Dic Houaiss); sinal de maturidade; fruto do Espírito (Gálatas 05:22-23) “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei”.

I.“a tribulação produz perseverança”(Romanos 05:03) “E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança”,  

II, (Romanos 12.12) “regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação”

III. “tendes necessidade de perseverança” (Hebreus 10:32-39) “Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições; pois por um lado fostes feitos espetáculo tanto por vitupérios como por tribulações, e por outro vos tornastes companheiros dos que assim foram tratados. Pois não só vos compadecestes dos que estavam nas prisões, mas também com gozo aceitastes a espoliação dos vossos bens, sabendo que vós tendes uma possessão melhor e permanente. Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará. Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma”.

f.               Ver também: (João 15:18,19; 17:14; Romanos 08:25; 15:04-05; 1ª Tessalonicenses 01:03; 1ª Timóteo  06:11; 2ª Timóteo 03:10; Hebreus 06:11-12,15; 12:01; Tiago 01:03-04; 05:7-11; 2ª Pedro 01:06; Apocalipse 01:09; 03:10). 

[7]          Para refletir:
a.             Sondagem: permita que o Espírito Santo sonde o interior do seu coração.

b.             Confissão: se ele mostrar que há incredulidade e superficialidade em relação a fé cristã, confesse e peça que o Espírito de Deus paire (Genesis 01:02) A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”, sobre o seu coração para gerar vida.

c.  Promessas: Ele pode transformar o deserto em mananciais, o solo árido (Salmos 107:35) Converte o deserto em lagos, e a terra seca em nascentes”.; (Isaias 32:15) até que se derrame sobre nós o espírito lá do alto, e o deserto se torne em campo fértil, e o campo fértil seja reputado por um bosque”. (Isaias 35:06) Então o coxo saltará como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo”; (Isaias 41:18,19) “Abrirei rios nos altos desnudados, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto num lago d'água, e a terra seca em mananciais. Plantarei no deserto o cedro, a acácia, a murta, e a oliveira; e porei no ermo juntamente a faia, o olmeiro e o buxo”; (Isaias 43:20) “Os animais do campo me honrarão, os chacais e os avestruzes; porque porei águas no deserto, e rios no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu escolhido”; (Isaias 51:03) Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Edem e a sua solidão como o jardim do Senhor; gozo e alegria se acharão nela, ação de graças, e voz de cântico”. ; (Isaias 58:11) O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham”, a Palavra de Deus pode destruir a dureza dos corações (Jeremias 23:29)  “Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra”?.

A graça do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,
E o amor de Deus,
E as doces comunhão e consolações do Espírito Santo,
Sejam com todos vós,
Desde agora e para todo Sempre,
Amém. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras para EBI

Manancial - O SANGUE CARMESIM

Escola Bíblica – QUEM ERAM NEEMIAS, SAMBALATE, TOBIAS E GESÉM- Domingo 05 de Outubro de 2014