LIÇÃO EBI - JÓ - 3ª PARTE – VER A DEUS
Domingo 21 de outubro de 2012
LIÇÃO EBI - JÓ - 3ª PARTE – VER A DEUS
Você ouviu falar de alguém famoso? E você conhece alguém famoso de perto? Qual a diferença entre ouvir sobre alguém e conhecer alguém?
1. Jó teve um grande privilégio: vamos ler juntos Jó 38:01-03 e descobrir qual era este privilégio: __________________________
Deus começa a fazer perguntas a Jó. Mesmo em meio ao sofrimento, Jó tinha sua mente voltada para seu relacionamento com Deus, e estava espiritualmente aberto para receber a mensagem divina.
2. Deus se revela a Jó:
a. Jó 38.05-06 – como __________________
b. Jó 40:02 – como ________________
c. Jó 41:11 – como _______________
3. Leia Jó 40:03-05 – diante da revelação da grandeza de Deus Jó:
( ) se exalta (orgulha) ( ) cala-se ( ) faz novas perguntas
4. Leia Jó 42:02-06 e anote V para as frases verdadeiras e F para as falsas:
a. ( ) Deus tem limites
b. ( ) Jó se orgulhou de seus pensamentos
c. ( ) Agora ele via a Deus na sua vida
d. ( ) Ele entendeu que Deus é muito maior que seus pensamentos, conceitos ou raciocínios
Jó teve uma nova compreensão de Deus e Seu poder! Agora Deus não era um desconhecido, “alguém lá do alto”, mas um Deus pessoal e que se interessa por ele. E você, já experimentou uma nova vida, deixando o Espírito de Deus lhe guiar em todas as coisas?
5. Leia Jó 42:07-09 e anote o que Deus ordenou a Elifaz:
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6. Leia Jó 42:10-17 e anote Verdadeiro (V) ou Falso (F):
a. ( ) Jó ficou com raiva de seus amigos
b. ( ) Ele ganhou presentes de sua esposa
c. ( ) O Senhor abençoou Jó em dobro
d. ( ) Ele teve 7 filhas e 3 filhos
e. ( ) As filhas de Jó eram as mais bonitas daquela terra
f. ( ) Jó morreu das doenças que sofreu
Versículo para decorar: “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram” – Jó 42:05
Respostas aos exercícios: JÓ - 2ª PARTE – EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE
Professor, Papai ou Mamãe: os exercícios são uma forma de o aluno concentrar-se no texto bíblico, buscando respostas e entendendo os acontecimentos e ensinos. Dê o devido tempo para cada questão. Imprima os exercícios ou anote-os no quadro ou num cartaz, para que os alunos, ou filhos, individualmente, busquem as respostas. É importante que cada aluno tenha sua bíblia. Dê a resposta correta somente após todos terem completado o mesmo. Comente a resposta – é uma forma de enriquecer o ensino.
1. Linguagem de pecado (mentiras) exigia penhores, tirava as roupas dos pobres, não deu água e comida ao que precisavam, não ajudou as viúvas e órfãos.
2.
a. que suas palavras fossem registradas – v. 23
b. na morte – v. 26
3.
a. F (Eliú, v. 2)
b. V (versos 2 e 3)
c. V (v. 4)
d. F (vem do Todo-poderoso – v.8)
4. F
5. F
6. F (ele confiava em seu Redentor – Jó 19.25)
7. V
8. V (talvez possamos pensar que Jó estava se exaltando, ao se declarar justo, mas o sentido da palavra não é “perfeito”, e sim, “correto” – o próprio Deus o declarou justo!)
Pense nisso!
Do seu Amigo, Irmão Samuel;
A graça do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,
E o amor de Deus,
E as doces comunhão e consolações do Espírito Santo,
Sejam com todos vós,
Desde agora e para todo Sempre,
Amém.
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