EBD - Vida de Oração


Domingo 10 de Fevereiro de 2013
Vida de oração
Assim como o combustível é fundamental para o funcionamento de um veículo, a oração é o elemento fundamental que permite nossa perseverança na caminhada com Cristo.
Quando temos o primeiro encontro com Jesus, orar é muito fácil, está tudo muito aflorado, muito sensível com a experiência do amor de Deus. Então falamos de Jesus e oramos sempre, com vontade constante e crescente. Mas quando é momento de enraizar, amadurecer na caminhada, o “fogo da paixão” vai dando lugar ao amor maduro e permanente que é o nosso sustento uma vida em Cristo. No entanto, se não houver a continuidade da oração, é muito fácil esfriar na fé e dar grandes passos em marcha ré na vida cristã.
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. “ (Mateus 26:41)
Para ter uma noção da importância da oração, basta perceber que até mesmo Jesus Cristo, filho do Deus vivo, separava vários momentos para estar a sós com o Pai, antes dos momentos decisivos.
“Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava.” (Lucas 05: 16)
Em (Lucas 11:01) os discípulos pedem a Jesus para que os ensine a rezar.
“Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.”
(Lucas 11:01)
Atendendo o pedido, Jesus ensina-nos a orar a oração do Pai-Nosso, que é um roteiro perfeito para nossos momentos de oração, em que primeiro louvamos ao Senhor, depois falamos de nossas necessidades pessoais, pedimos então perdão pelas nossas falhas e por último clamamos que nos livre das tentações.
Pai Nosso que estais no céu,
santificado seja o vosso nome,
Louvor e engrandecimento do Pai

vem a nós o vosso reino,
seja feita a vossa vontade
assim na terra como no céu.


Entrega de tudo à vontade do Senhor, que nunca vai nos conduzir ao mal, mas à alegria e salvação. Deus quer nos ver bem e felizes!
O pão nosso de cada dia nos daí hoje,
perdoai-nos as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos
a quem nos tem ofendido,
Pedimos perdão ao Senhor pelos nossos pecados e nos dispomos a perdoar os que nos ofendem da mesma forma como Deus nos perdoa.

não nos deixei cair em tentação
mas livrai-nos do mal.
Pedido de proteção contra tudo que se levanta em nossa vida contra o Reino de Deus
Ainda tomando Jesus como exemplo, vemos que em alguns momentos ele se retira para orar a só, e em outros ora com seus discípulos. Uma instrução bíblica para orarmos sozinhos direcionados somente a Deus:
“Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, te recompensará.” (Mateus 06:06)
No entanto, Jesus também fala da importância de orarmos em grupos, reunidos em seu nome: 
“Porque onde dois ou mais estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18:20)
A oração pessoal é um diálogo com Deus, como dito acima, com louvor, pedido de perdão, entrega das nossas necessidades pessoais. E a oração em grupo é um momento propício para experimentar a manifestação do Senhor. Em Pentecostes, quando os discípulos receberam o Espírito Santo pela primeira vez, estavam reunidos em um grupo (Ver Atos dos Apóstolos 2). Daí a necessidade de participar de momentos de oração em grupos, seja grupos de oração, de estudo bíblico, etc.
É necessário, portanto, ter momentos individuais de oração e momentos em comunidade. Nas duas formas de oração, Deus ouve quando pedimos e louvamos em nome de Jesus, o caminho para o Pai (João 14:06). É ele quem está ao lado do Pai e intercede por nós junto a Deus.
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (1ª Timóteo 02:05)
Orai sem Cessar.
A graça do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,
E o amor de Deus,
E as doces comunhão e consolações do Espírito Santo,
Sejam com todos vós,
 E com todo povo de Deus espalhados sobre a face da terra,
Desde agora e para todo Sempre,
Amém. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras para EBI

Manancial - O SANGUE CARMESIM

Escola Bíblica – QUEM ERAM NEEMIAS, SAMBALATE, TOBIAS E GESÉM- Domingo 05 de Outubro de 2014