Escola Bíblica Dominical - Acreditas que é Salvo?
Domingo
24 de fevereiro de 2013
Acreditas que és Salvo?
As
religiões buscam demonstrar que o homem é pecador através de questões morais e
legais, mas a bíblia demonstra que todos se tornaram pecadores por causa de uma
única ofensa "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da
justiça e do juízo" ( João
16:08 ).
M
uitos cristãos não sabem se são salvos,
insegurança que advém de certos posicionamentos doutrinários, ou por não
compreender alguns versos da bíblia.
Versos que contêm advertência quanto aos
cuidados com a salvação parecem suplantar as garantias contidas no evangelho, e
muitos duvidam se realmente são salvos.
Como compreender a advertência contida no seguinte verso: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus,
mas aquele que faz a vontade
de meu Pai, que está nos céus” ( Mateus 07:21 ).
Diante deste verso, muitos duvidam de sua salvação e questiona-se
sobre a possibilidade de estarem enganados por acreditarem que são salvos. Além
da dúvida, ainda encontram os pseudomestres do cristianismo que se utilizam do
versículo somente para incutir medo nas pessoas, mas que também não compreendem
a verdade ali contida.
Quando Jesus disse: ‘Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor!’, estava
falando a uma multidão demonstrando que, não basta chamá-lo de Senhor, antes, é
necessário fazer a vontade de Deus para poderem entrar no céu.
Jesus esclareceu os seus ouvintes sobre o que é necessário fazer
para ter garantia da salvação quando demonstrou aos seus ouvintes que dizer
‘Senhor, Senhor’, não garante salvação. A garantia de salvação está em fazer a
vontade do Pai celestial. Jesus não demonstrou somente o que não garante
salvação e deixou por conta do homem decidir por si mesmo qual é a vontade de
Deus. Não! Jesus veio ao mundo fazer a vontade do Pai e declarar ao homem qual
é a vontade de Deus a ser realizada pelo homem para alcançar a salvação.
Qual é a vontade de Deus que, se o homem realizar, garante entrada
nos céus?
Alguns pregadores, de posse deste verso arrematam dizendo que tais
palavras têm por alvo aqueles que ‘professam’ publicamente com os lábios que
crê em Cristo, mas que nunca se converteram genuinamente, alegando que
confessar que creu em Cristo não redunda em salvação se o penitente não
obedecer a Deus fazendo a sua vontade, o que gera confusão, pois não esclarecem
qual é a vontade de Deus, ou pior, alegam que conformar-se com comportamentos
estabelecidos pela sociedade como correto é realizar a vontade de Deus.
Uma coisa é certa: só entrará nos céus quem nascer de novo! Só
entrará nos céus quem tiver obra superior a dos escribas e fariseus! Só entrará
nos céus quem faz a vontade Deus! Ora, a vontade de Deus é especifica: que
creiam em Cristo.
A obra de Deus, ou o mandamento de Deus, ou a
vontade de Deus resume-se na seguinte frase: “E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus
Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento” ( 1ªJoão
03:23 ; João 06:29 ).
Ora, se a vontade de Deus é que os homens
creiam em Cristo, quando Jesus disse que não basta dizer: -‘Senhor, Senhor’,
mas que é necessário realizar a obra de Deus - a essência da mensagem de Cristo
é que cressem n’Ele “Jesus respondeu, e disse-lhes: A
obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou” (
João 06:29 ).
Fazer a vontade de Deus resulta em salvação, nunca o contrário, que a salvação
resulta em fazer a vontade de Deus. Chavões como: ‘Tu não fazes a vontade de Deus para que sejas
salvo, mas farás a vontade de Deus se és verdadeiramente salvo’,
possui um equivoco tremendo.
Muitas vezes o pecador ouve que é pecador por
ter sido gerado de Adão e que necessita de Cristo para ser salvo, e após o
pecador crer que Jesus é o Filho de Deus que tira o pecado do mundo, tem a sua
confiança desconstruída em função do argumento de que ‘o verdadeiro fruto da
salvação é fazer a vontade de Deus’. Está é uma das artimanhas de Satanás que
está ao derredor buscando a quem possa tragar. Este é um engano de perdição,
pois crer em Cristo é a vontade de Deus, condição essencial para entrar no
reino dos céus, quando o crente passa a estar em Cristo e Cristo no crente “E aquele que guarda os seus
mandamentos nele está, e ele
nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem
dado” (
1ªJoão 03:25 ).
Crer em Cristo como o Cristo de Deus que havia de vir ao mundo é o
mesmo que estar em Cristo, portanto, quem crê torna-se nova criatura, pois
basta crer em Cristo para o homem cumpra o mandamento de Deus.
Quando o carcereiro de Filipo perguntou ao
apóstolo Paulo e a Silas o que deveria fazer para se salvar, a resposta foi
especifica e categórica: creia no Senhor Jesus! “E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu
faça para me salvar? E eles disseram: Crê
no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (
Atos 16:30 -31).
Quem crê que Jesus é o Filho de Deus vence o
mundo "Quem
é que vence o mundo, senão aquele que crê
que Jesus é o Filho de Deus?" (
1ªJoão 05:05 ). Em admitir que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que Deus o
ressuscitou dentre os mortos está a salvação "A saber: Se com a tua boca
confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou
dentre os mortos, serás salvo" ( Romanos 10:09 ).
Quando se crê em Cristo, ou seja, quando se faz
a vontade de Deus, o homem passa a estar ligado à videira verdadeira. Por ser
uma vara ligada à videira é impossível não dar fruto “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar
fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito
fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (
João 15:04 -05; 1ªJoão 03:25 ).
Quando Jesus diz: ‘Estai em mim e eu em vós’, estava dizendo: -
“Façam a vontade do Pai”; - “Creiam que Eu sou o enviado de Deus”; - “Realizem
a obra de Deus”, pois qualquer que crê em Cristo passa a estar em Cristo e
Cristo no crente. Para estar em Cristo basta crer em Cristo ( João 14:01 ),
pois este é o mandamento de Deus que resulta em salvação, uma vez que Cristo
foi enviado por Deus para que todo aquele
que nele crê não pereça, antes tenha a vida eterna ( João 03:16 ).
O fruto que o crente produz é professar o nome
de Jesus como salvador do mundo “Portanto, ofereçamos sempre
por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o
seu nome” ( Hebreus 15:13 ). Fazer a vontade de
Deus é crer em Cristo, e o fruto daquele que crê consiste em professar a
Cristo, o fruto dos lábios, que não é o mesmo que ‘fruto da salvação’.
O mandamento é crer em Cristo, o fruto é anunciar as boas novas do
evangelho, pois no fruto está a semente que produz vida. É um equivoco grotesco
confundir o fruto dos lábios com o mandamento de Deus.
A evidência da salvação está em que Deus ressuscitou o Seu Filho
dentre os mortos, e que todo o que obedece a Deus crendo em Cristo é salvo,
pois o seu mandamento é crer em Cristo.
Se o Cristão crê que Jesus é o salvador do
mundo, o Filho de Deus nascido na casa de Davi, que viveu sem pecado, foi morto
e ressurgiu dentre os mortos e está assentado à destra do Pai nas alturas, está
salvo, como se lê: “O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras,
Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,
Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela
ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor” ( Romanos
01:02 -04).
Não deixe que outra pessoa examine a autenticidade da tua salvação,
antes prove, analise a si mesmo se permaneceis crendo em Cristo, pois Ele é a
fé que havia de se manifestar e que nos foi manifesta ( Gálatas 03:23 ). Se o
crente permanece crendo que Jesus é o Cristo conforme diz as Escrituras, é
aprovado diante de Deus.
Se alguém tentar por em dúvida a salvação de
quem creu em Cristo, basta fazer o recomendado pelo apóstolo Paulo aos cristãos
de Corintos: “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não
sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já
estais reprovados” (
2º Corintios 13:05 ).
É por este motivo que o crente deve se
interirar do que alcançou após ouvir o evangelho e crer em Cristo “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra
da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo
nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” ( Efésios
01:13 ).
Agora, se o cristão desconhece que está em
Cristo e que Cristo está nele; se desconhece que é nova criatura por estar em
Cristo; se desconhece que é templo, habitação do Espírito de Deus; se
desconhece que é o corpo de Cristo; se desconhece que é luz no Senhor; se
desconhece que é filho de Deus; se desconhecer que foi batizado na morte de
Cristo; se desconhece que já ressurgiu com Cristo dentre os mortos; se
desconhece que o Pai e o Filho vieram e fizeram nele morada, qualquer questão
proveniente do anticristo demoverá tal cristão da sua fé e será achado
reprovado “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós
mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já
estais reprovados” ( 2º Corintios 13:05 ).
O cristão que não compreende que a vontade de
Deus é crer em Cristo, ou que não compreende que crer em Cristo é suficiente
para redundar em salvação, é comparável à semente caída à beira do caminho,
suscetível de o maligno vir e arrebatar a semente, conforme lemos na parábola
do semeador: "Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o
maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado
ao pé do caminho" ( Mat eus 13:19 ).
Se o crente crê que:
a. Era pecador porque era descendente de Adão, porque foi gerados em
pecado ( Romanos 03:23 );
b. Jesus foi enviado ao mundo para salvar a humanidade porque todos
estavam alienados de Deus por causa da ofensa de Adão ( João 03:16 );
c. Jesus é o Verbo eterno que no princípio estava com Deus ( João 01:01
-02), e sendo Deus, esvaziou-se do seu poder e glória e tornou-se homem ( Filipenses
02:07 );
d. Jesus foi introduzido no mundo como o Unigênito Filho de Deus
gerado no ventre de Maria pelo Espírito de Deus ( João 01:18 ; Mateus 01:18 );
e. Jesus viveu entre os homens, foi participante de todas as
aflições, porém, sem pecado ( Hebreus 02:17 );
f. Jesus foi crucificado, morreu, foi sepultado e ressurgiu ao
terceiro dia e está assentado à destra de Deus nas alturas ( Romanos 01:03 -04),
significa que se arrependeu, ou seja, que a sua concepção foi mudada,
transformada pela mensagem do evangelho e efetivamente salvo.
Há uma má leitura acerca do que é o
arrependimento genuíno que também turva o entendimento de muitos cristãos.
Arrependimento segundo a bíblia diz de mudança de concepção, de entendimento.
Quando Jesus diz ao Fariseus: "... se não vos
arrependerdes, todos de igual modo perecereis" ( Lucas
13:05 ), estava demonstrando que, apesar de pensarem que estava em condição
privilegiada diante de Deus por serem descendentes de Abraão, na realidade, se
não mudassem a concepção que tinham, pereceriam do mesmo modo que aqueles
gentios que os fariseus haviam acabado de emitir um julgamento.
Arrependimento não é confessar erros e crimes comentidos.
Arrependimento não é ir a um confessionário. Arrependimento não é
penitenciar-se. Arrependimento não é remorso. Arrependimento, ‘metanoia’ no
grego, é deixar de ter um conceito para abraçar uma nova compreensão.
Os fariseus acreditavam que era salvos por
serem descendentes de Abraão, porém, se um fariseu se arrependesse, deveria
substituir a concepção de que era salvo por ser descendente de Abraão pela
concepção de que a salvação se dá em Cristo, o descendente prometido a Abraão.
É por isso que João Batista disse aos escribas e fariseus: - “Arrependei-vos.
Ou seja, mudem a concepção de vocês, pois para ser salvo não basta pensar que
tendes por pai a Abraão, pois das pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão”; - “Mude a concepção de vocês, pois o reino de
Deus está entre vós”.
Dizer: - ‘Senhor, Senhor’, é portar-se como
alguns judeus que diziam crer em Cristo ( João 08:31 ), mas que ao serem
questionados, apresentaram a sua real crença: “Somos descendência de Abraão,
e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?” ( João 08:33
).
Apesar de muitos judeus crerem em Cristo, criam ao seu modo, pois
entendiam que Cristo era um dos profetas, ou que era somente um dos filhos de
José e Maria. Eles não criam em Cristo como
o descendente prometido a Davi; não criam que Cristo é superior a Abraão; não
criam que Cristo existia antes de Abraão; não criam que Jesus é o Eu Sou ( João
08:53 ).
Os judeus criam em Deus, porém, não queriam
obedecê-Lo, por isso Jesus disse aos seus discípulos: “Crede em Deus, crede também em mim” (
João 14:01 ). O protesto de Tiago quanto ao posicionamento dos judeus é claro: "Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o
creem, e estremecem"( Tiago 02:19 ). Mas, por que
Tiago protestou deste modo? Porque o mandamento de Deus é que os homens creiam
em Cristo, e quem, na verdade, crê em Deus, deve crer em Cristo "E Jesus clamou, e disse:
Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou"( João 12:44 ). Se não crer em Cristo, na verdade não
crê em Deus "Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não
honra o Filho, não honra o Pai que o enviou" (
João 05:23 ).
Crer é suficiente e crer é o exigido para a salvação da alma. Quando
alguém alega que ser salvo ‘não é apensas crer, antes que há um crer
específico’ somente trás entrave à compreensão.
Qual é o tipo de crença que é para a salvação da alma?
Ora, crer que Jesus veio em carne é o tipo de
crença que é para salvação da alma, mas crer que Jesus não veio em carne é uma
crença de perdição fomentada pelo anticristo "Porque já muitos
enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em
carne. Este tal é o enganador e o anticristo" ( 2ªJoão
01:07 ; 1ªJoão 04:02 ).
Crer que Jesus foi crucificado, morreu e ressurgiu dentre os mortos
é o tipo de crença que redunda em salvação da alma, mas crer que Jesus
não morreu ou que não ressuscitou dentre os mortos, é o tipo de crença que não
livra da condenação ( 1ª Crintioso 15:03 -04).
Crer que o Jesus de Nazaré é o Cristo, o Filho de Deus, é o tipo de
crença que é para salvação, mas negar que Jesus é o Cristo é o tipo de crença
que não redunda em salvação.
Crer que Jesus é o Eterno, o mesmo ontem hoje e eternamente, é o
tipo de crença para salvação, mas crer que Jesus é um anjo ou arcanjo, não
redunda em salvação.
Confessar, admitir que Jesus seja o Filho de Deus é o tipo de crença
que redunda em salvação, mas crer que Jesus nasceu de Maria e José é o tipo de
crença que não é conforme a verdade do evangelho, portanto, não redunda em
salvação.
Crer que Jesus faz milagres, que é um dos
profetas, o maior mestre que já existiu que é o maior psicólogo, o homem mais
bondoso que já passou pela terra, que resolve problemas mil, etc., não é o tipo
de crença que redunda em salvação, antes é salvo aquele que crê que Jesus é o
Filho de Deus que tem palavras de vida eterna "Na verdade, na verdade
vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida
eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" (
João 05:24 ).
Os judeus tropeçaram na pedra de tropeço porque
não reconheceram que Jesus era o filho de Davi, portanto, o Filho de Deus, o
cerne da confissão cristã "E Simão Pedro,
respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" ( Mateus
16:16 ). Se admitisse que Jesus era o Filho que Deus prometeu a Davi,
concomitantemente teriam que admitir, segundo as Escrituras que Jesus era o
Filho de Deus ( 2ª Samuel 07:13 -14; Salmo 02:07 ). A confissão da irmã de
Lázaro, Marta, estava em consonância com a declaração do apóstolo Pedro: "Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio
que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia
de vir ao mundo" ( Jo 11:27 ).
A conversão do homem decorre da pregação da mensagem do evangelho,
semelhante ao que se deu com os habitantes de Nínive que, ao ouvirem a mensagem
do profeta Jonas, se converteram ( Lucas 11:32 ). A conversação não possui
relação com o tipo de programa que o cristão assiste na televisão; com o traje
do homem ou da mulher; com a aparência física; com o cabelo, se curto ou longo;
com enfeites, brincos, perfumes, etc., antes a conversão está atrelada à
confissão do evangelho.
Outro equivoco decorrente de uma má leitura das Escrituras é a ideia
de que uma pessoa só pode crer verdadeiramente quando se ‘arrepender’ sentido
pesar, remorso, tristeza pelos erros de condutas comentidos. Ora,
‘arrepender-se’ é o mesmo que crer na verdade do evangelho, pois o crer em
Cristo para salvação só é possível quando o homem abandona (metanoia) os seus
próprios conceitos quanto à salvação.
Por exemplo: Quando o evangelista Mateus narra
a parábola dos dois filhos contada por Jesus aos fariseus, foi demonstrado que
os publicanos e as meretrizes creram na mensagem de João Batista, mas os
religiosos, apesar de ver tamanha maravilha, os pecadores crendo, não mudaram a
concepção para crer na mensagem de João Batista "... nem depois vos arrependestes para o crer" ( Mateus
21:32 ).
Uma evidencia de que os fariseus não creram na palavra de João
Batista é que eles não mudaram a confissão, pois apesar de ouvirem que o reino
de Deus estava próximo, continuavam dizendo que eram descendentes de Abraão. Se
houvessem arrependimento, deixariam de fazer alusão a Abraão e passariam a
confessar que Jesus é o Cristo.
Os fariseus não se arrependeram (metanoia) porque não creram, e não
creram porque não mudaram a concepção que aprenderam dos seus pais (não se
arrependeram). É necessário cuidado para não confundir ‘metanoia’ (arrependimento)
com a concepção católica da penitência derivada da indulgencia que ainda
permeia o significado da palavra ‘arrependimento’.
Para ser salvo é necessário que o Espírito Santo convença o homem do
pecado, da justiça e do juízo. O convencimento do pecado que o Espírito Santo
promove não decorre de questões legalista, moralista ou formalista. O
convencimento do pecado que o Espírito Santo promove é conscientização segundo
as Escrituras, de que :
- o homem é pecador por causa da desobediência de Adão; que a ofensa
de Adão trouxe juízo sobre todos os homens para condenação.
- o juízo de Deus já foi estabelecido no Éden, trazendo condenação
sobre todos os homens.
- a justiça de Deus é substituição de ato, a obediência de Cristo
pela ofensa de Adão, e não por questões comportamentais.
As religiões buscam demonstrar que o homem é
pecador através de questões morais e legais, mas a bíblia demonstra que todos
se tornaram pecadores por causa de uma única ofensa "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça
e do juízo" (
João 16:08 ).
Quando se crê em Cristo, o homem passa da morte para vida. Quando se
crê, o homem entra pela porta estreita. Quando se crê, o homem passa estar em
Cristo, o caminho estreito que conduz o homem a Deus. Basta estar em Cristo que
o homem passou a estar separado do pecado e unido a Deus.
O homem é salvo pelo evangelho, que é poder de Deus para salvação de
todo que crê.
Quando dizemos que o homem é salvo pela fé, estamos dizendo que o
homem é salvo por meio do evangelho, pois o evangelho é a fé que foi dada aos
santos, pois foi manifesta na plenitude dos tempos ( Judas 01:03 ; Gálatas 03:23
).
O homem é salvo pela pregação da fé, que é dom de Deus. Quando o
homem ouve o evangelho e crê, obedeceu a fé, o que lhe dá poder de ser feito
filho de Deus ( João 01:12 ). A crença (fé) genuína decorre da obra que Jesus
realizou no Calvário (obediência) que redundou em sua ressurreição dentre os
mortos.
Ser salvo é crer que Jesus morreu pelos pecadores para remi-los da
condenação herdada de Adão.
Entretanto, milhares, sim, talvez milhões de
religiosos, que são membros de igrejas, que dizem que invocam ao Senhor,
ficarão chocados quando forem rejeitados por Deus. Por que? Porque alguns creem
em Cristo ao seu modo, e não conforme as Escrituras “E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia
de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? E eles responderam: João o Batista; e
outros: Elias; mas outros: Um dos profetas” ( Marcos
08:27 -28). Outros porque não perseveraram crendo em Cristo conforme as
Escrituras, antes se desvaneceram em seus próprios conceitos, rejeitando a
verdade do evangelho “Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e
avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade
de Deus, possais alcançar a promessa” ( Hebreus 10:35 -36), pois a promessa
de Cristo é especifica aos que creem em seu nome: "E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna" ( 1
ªJoão 02:25 ); "A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que
nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome" (
Atos 10:43 ); "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem
feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome" (
João 01:12 ).
Crer que Jesus é o Filho de Deus é suficiente
para alcançar a salvação, porém, é necessário guardar esta confiança até o fim,
pois esta é a admoestação do apóstolo Paulo "Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo
tenho anunciado; se não é que crestes em vão" ( 1ª Coríntios 15:02 ). Depois de ter
feito a vontade de Deus, que é crer em Cristo, basta a perseverança até o fim
para alcançar a promessa: a vida eterna!
O objetivo do evangelho e das Escrituras é que
o homem creia que Jesus de Nazaré é o Cristo "Estes, porém, foram escritos para que creiais
que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu
nome" (
Jo 20:31 ).
Pense
Nisso!
A graça do
Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,
E o amor de
Deus,
E as doces
comunhão e consolações do Espírito Santo,
Sejam com
todos vós,
E com todo
povo de Deus espalhados sobre a face da terra,
Desde agora
e para todo Sempre,
Amém.
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