Escola Bíblica Dominical - “NICODEMOS E O NOVO NASCIMENTO”

Domingo 21 de julho de 2013

“NICODEMOS E O NOVO NASCIMENTO”
  Texto João 03:01-21
Texto Áureo: João 03:07

  Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?  Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto? Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testemunhamos o que temos visto; e não aceitais o nosso testemunho! Se vos falei de coisas terrestres, e não credes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem. E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más.  Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus”.

            - Nicodemos queria ter a certeza de quem era Jesus e então o Mestre mostrou que ele não conhecia nem a si mesmo.
- Ele queria uma resposta e o fato de ter ido até o Mestre, fez com que ele recebesse respostas para questões mais profundas.
- Quem busca respostas em Jesus sempre achará mais do que
procura, achará o Filho de Deus e achará a Deus.

1. A ILUSTRE VISITA DE NICODEMOS
- Nicodemos se tornou um discípulo de Cristo em secreto.

1.1. O Príncipe dos fariseus
“Evangelhos sinóticos”, são os três primeiros evangelhos que
recebem essa designação por serem semelhantes.   

“Sinédrio”, era um tribunal composto dos líderes religiosos e tinha o objetivo de julgar as questões religiosas. O Sinédrio não tinha o poder de condenar ninguém a morte, por isso eles levaram Jesus ao procurador Romano (Pilatos).

1.2. Um visitante discreto
- Nicodemos nos mostra que a qualquer momento pode ocorrer uma oportunidade de falar do amor de Cristo, e talvez possa ser uma autoridade. É preciso estar preparado.

“respeitar a discrição”, é não expor a pessoa além do que ela permita, alguns irmãos perdem grandes oportunidades de evangelizar devido a sua inconveniência, falando alto, não guardando segredo do que foi dito. Outros falam em excesso, não deixando a pessoa falar, às vezes tentam impor um dogma ao invés de anunciar a Cristo.

1.3. As revelações de Jesus a Nicodemos
- O que levou Nicodemos a ir até Jesus, foi o desejo de conhecer mais profundamente a verdade, pois ele sabia que aquele homem era da parte de Deus.

- Devemos estar preparados para falar também com pessoas eruditas e autoridades, sabendo se expressar, não usando de gírias,  nem termos chulos. Você pode lembrar de Paulo, que a vida toda se dedicou aos estudos e no momento certo foi escolhido por Deus para levar o evangelho aos gentios e às autoridades.

2. O DIÁLOGO COM JESUS
            
            2.1. As palavras elogiosas
            - Entendemos que os fariseus ao elogiar Jesus faziam com intenção de armar ciladas, mas Jesus percebia a malícia nos seus corações. No caso de Nicodemos o Senhor Jesus viu o coração sincero dele, por isso recebeu-o. Assim Jesus recebe a todos que o buscam com o coração sincero.

- Nicodemos deu atenção para a obra de Jesus, enquanto os outros ignoravam, ele buscou o Mestre com humildade, somente para confirmar aquilo que ele já sabia pelo conhecimento do poder de Deus, não para testar o Mestre. Quem busca o Mestre nessas condições certamente receberá algo especial de sua mão.

2.2. A admiração de Nicodemos

- “físico e imediato”, os judeus esperavam que o Reino de Deus fosse assim:

 físico: eles esperavam um rei com exército, armas, carros e cavalos.

imediato: eles achavam que quando o Messias viesse ele derrotaria rapidamente os romanos.

- Jesus mostrou para Nicodemos que o Reino de Deus não é físico, mas espiritual e não é imediato, pois era necessário passar no processo de nascer de novo.

“sendo velho”, com essas palavras Nicodemos deixou claro que visão ele tinha do Reino de Deus, ainda era totalmente materialista.

3. JESUS SURPREENDEU NICODEMOS
“evangelismo pessoal”, é o tipo de evangelismo onde uma pessoa alcança outra pelo exemplo e pelo aconselhamento pessoal, não é ostensivo.

3.1. Jesus não se impressionou com Nicodemos
- “preciosas oportunidades”, há situações em que temos a chance
de falar do amor de Cristo não podemos perde-las.

“pregação clássica”, é aquela feita nos púlpitos das igrejas, aqui está sendo dito que certas oportunidades podem ser melhores do que pregar nos púlpitos.

“interlocutor à vontade”, interlocutor é o que interage no diálogo.
É preciso deixá-lo à vontade pra falar, alguns irmãos começam a
falar e não param e o assunto se torna enfadonho.

3.2. Jesus o surpreendeu com um fato novo
- Veja que Jesus aproveitou a oportunidade a partir de algo que seu interlocutor disse, Jesus então trouxe um conceito novo e deixou que ele fizesse as indagações.
- Note que tudo se passa num diálogo, Jesus não falou sozinho.
- Veja a linda explicação da revista sobre esse novo nascimento, acrescente aos alunos esse deve ser o caráter da evangelização, em que se apresenta primeiro a obra regeneradora do Espírito depois se fala das bençãos.
“regeneração”, é a ação do Espírito Santo, em que uma pessoa é transformada retornando a ser alguém de confiança, digno, trabalhador honesto e honrado.

3.3. Jesus fez a revelações profundas
- Quando queremos evangelizar alguém inevitavelmente falaremos
da cruz do Senhor.
- Interessante como Cristo fala da sua morte de maneira bem criativa.

- Sobre a serpente que Moisés levantou no deserto, você pode explicar que, o objetivo dela era para que quando alguém fosse picado por alguma víbora do deserto, deveria então olhar para ela e assim o efeito do veneno passaria. A cruz de Cristo tem o efeito espiritual, todo aquele, for envenenado pela serpente (Satanás) do deserto (mundo), então pode olhar para aquele que foi levantado no madeiro.

“soteriologia barata”, soteriologia é a doutrina da salvação, aqui o comentarista afirma que está fazendo alusão a teologia da prosperidade que faz comércio da fé.

-“discipulado radical”, foi isso que Jesus fez com Nicodemos, discipulou radicalmente, falou a verdade sem rodeios e nem acréscimos.


CONCLUSÃO
- O Reino de Deus começa a ser vivido aqui por isso devemos manifestar a mudança agora, para que o mundo veja a mudança em nós e queiram essa mudança.

Pense nisso!
Do seu Pastor: Samuel José dos Santos Filho
A graça do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,
E o amor de Deus,
E as doces comunhão e consolações do Espírito Santo,
Sejam com todos vós,
 E com todo povo de Deus espalhados sobre a face da terra,
Desde agora e para todo Sempre,
Amém. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras para EBI

Manancial - O SANGUE CARMESIM

Escola Bíblica – QUEM ERAM NEEMIAS, SAMBALATE, TOBIAS E GESÉM- Domingo 05 de Outubro de 2014